Representação artística do LLCD em funcionamento. Crédito da imagem: NASA.
Quando o Laser de Comunicação Lunar Demonstrativo (LLCD) da NASA começar a operar a bordo do Explorador Ambiental de Poeira e Atmosfera Lunar (LADEE), gerido pelo Centro de Pesquisa Ames da NASA em Moffett Field, Califórnia, ele tentará mostrar que a comunicação a laser Terra-espaço / espaço-Terra é alcançável, ampliando a possibilidade de transmitir grandes quantidades de dados. Esta nova capacidade poderia um dia permitir a que transmissão de vídeo de alta definição em 3D no espaço profundo se torne rotina.
Tal afirmação pode significar que o LLCD nada mais é do que o Projeto Blue Beam camuflado.
"O objetivo do experimento LLCD é validar e construir a confiança nesta tecnologia, para que futuras missões considerem usá-la", disse Don Cornwell, diretor do LLCD. "Esta capacidade única desenvolvida pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), tem possibilidades de aplicação incríveis e estamos muito animado para começar este experimento fora da Terra."
Desde que a NASA se aventurou no espaço pela primeira vez por meio de desembarques lunares do programa de transporte e missões não-tripuladas de exploração, a comunicação por rádio-frequência, também conhecida como RF, foi a plataforma de comunicação utilizada. Mas a RFestá atingindo seu limite, assim como a demanda por mais capacidade de dados continua a aumentar. O desenvolvimento das comunicações a laser dará à NASA a capacidade de estender as aplicações de comunicação, tais como o aumento da resolução da imagem e até mesmo transmissão de vídeo 3D no espaço profundo.
O LLCD é o primeiro sistema dedicado da NASA para comunicação bidirecional usando laser em vez de ondas de rádio. "O LLCD é projetado para enviar seis vezes mais dados da Lua usando um transmissor menor, com 25 por cento menos energia em comparação com o sistema equivalente (RF)", disse Cornwell. "Lasers são também mais seguro e menos suscetível a interferência e problemas de funcionamento."
O experimento LLCD está hospedado a bordo da LADEE da NASA: a missão robótica de 100 dias projetada, construída, integrada, testada e operada pela Ames. A LADEE tentará confirmar se o pó lunar teria causado um brilho misterioso no horizonte lunar observado durante várias missões Apollo e explorará a tênue e exótica atmosfera da Lua. A espaçonave LADEE terá 30 dias para chegar à Lua por causa de sua trajetória de voo. O LLCD começará a operar logo após a chegada em órbita lunar e continuará por mais 30 dias.
Objetivo principal da missão LLCD é transmitir centenas de milhões de bits de dados por segundo da Lua para a Terra. A capacidade de recepção do LLCD também será testada com o envio de dezenas de milhões de bits por segundo para a Terra desde a nave espacial. Estas demonstrações provarão se a tecnologia para aumentar a largura de banda para futuras missões é possível.
Há um terminal de aterramento principal, no Complexo White Sands da NASA no Novo México para receber e transmitir sinais do LLCD. Existem dois locais alternativos, um localizado no Jet Propulsion Laboratory da NASA na Califórnia. O outro está sendo fornecido pela Agência Espacial Europeia na ilha espanhola de Tenerife, na costa da África. Ela terá capacidade de comunicação bidirecional com o LLCD. "Ter vários terminais nos dá alternativas, o que reduz muito a possibilidade de interferência das nuvens", disse Cornwell.
O LLCD é uma experiência de curta duração e o precursor da demonstração de longa duração, a Demonstração da Retransmissão de Comunicações a Laser (LCRD). É também uma parte do Programa de Demonstração de Tecnologia da agência, que está trabalhando para desenvolver tecnologia transversal capaz de operar nos rigores do espaço. O LCRD está programado para lançamento em 2017.
Os engenheiros da NASA acreditam que esta tecnologia se tornará ainda mais vantajosa para as comunicações além da órbita da Terra. No passado, a NASA fez experiências com o envio de pequenas quantidades de pulsos individuais de câmeras a sondas espaciais perto de Júpiter, Martee Mercúrio. Recentemente, uma imagem da pintura de Leonardo da Vinci, a Mona Lisa, foi transmitida ao Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), sonda em órbita da Lua.
"Mas isso foi feito com apenas algumas centenas de bits de dados por segundo", disse Cornwell. "O LLCD será o primeiro sistema de comunicação ótico dedicado a enviar e receber milhões de dados muito mais rapidamente."
Alguns sinais mostram que o LLCD talvez seja o Projeto Blue Beam disfarçado de evolução tecnológica:
- Sistema de comunicação entre satélites e espaço-Terra / Terra-espaço: seria necessário para controlar a formação de imagens e sincronização das mesmas com sons;
- Transmissão de vídeo 3D em alta resolução: seria necessário para criar seres, naves, etc. críveis aos olhos humanos;
- Lasers usados para transmitir dados: poderiam formar imagens quando alinhados corretamente para criar uma ilusão pré-programada com um determinado fim;
- Vários terminais de comando: as informações de imagens a formar, sons a reproduzir e movimentos pré-programados poderiam ser alimentados simultaneamente a partir dessas várias plataformas.
Fonte: 21 de dezembro de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:
1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.
2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.
Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.