Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Spray de pele humana cicatriza ferimentos em velocidade espantosa


Acho que nem preciso falar muito sobre a importância que a pele tem para a nossa cultura. Além de nos proteger de doenças e infecções, a pele é motivo de obsessão por grande parte da população e a presença de cicatrizes e queimaduras pode destruir a auto-estima de uma pessoa. Não é a toa que diversos filmes de ficção científica e similares volta e meia mostram sprays capazes de curar danos feitos à pele em segundos como uma das maravilhas da tecnologia do futuro.

Existe um fundo de verdade nisso pois estamos gradativamente nos aproximando dessa possibilidade, ainda mais agora com a nova tecnologia para o tratamento de queimaduras desenvolvida por uma empressa chamada Avita Medical. O ReCell é um spray que quando espirrado cobre uma área lesionada com pele do próprio paciente.

Ao sofrer algum tipo de queimadura, uma amostra de pele não danificada é retirada e cultivada. Esse cultivo dura em média uma semana onde, na presença dos nutrientes e fatores de crescimento adequados, diversos tipos de células da pele (como os fibroblastos, melanócitos e queratinócitos) se multiplicam para abastecer o ReCell. O spray então é aplicado na área atingida cicatrizando feridas com uma velocidade espantosa e minimizando ao extremo a formação de cicatrizes e problemas de pigmentação que possam surgir.

Durante muito tempo o procedimento padrão para o tratamento de queimaduras foi o enxerto de pele e ao que parece esse cenário vai mudar pois além do ReCell outros protótipos de tecnologias regenerativas para a pele tem sido bem sucedidos em humanos. Com o aperfeiçoamento dessas técnicas a tendência será também o uso cosmético desse tipo de procedimentos (que no princípio provavelmente não vai ter um preço tão acessível assim). O ReCell já está aprovado para o uso no Canadá, Europa e Australia e sendo analisado para aprovação em diversos outros países. 


A capacidade regenerativa do Wolverine talvez não seja mais motivo de inveja para os fãs já que existem planos de aperfeiçoar o spray para utilizá-lo também em outros tecidos. Possivelmente estejamos presenciando o início de uma revolução na regeneração de ferimentos humanos. 

Fonte: Transhumanismo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).