Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Acrilamida: Conheça e evite este veneno


Acrilamida

Esse assunto veio a público em 2002 depois das descobertas feitas por cientistas suecos. O assunto tem sido repetidamente abordado e existe extensa documentação a respeito, na Internet.

O texto abaixo é um resumo e adaptação do texto original, obtido no site do Dr. Mercola (http://www.mercola.com).

Mais estudos confirmam substâncias carcinogênicas em batatas fritas (incluindo as existentes embaladas).

Batatas fritas vendidas em lanchonetes e as embaladas e vendidas nos supermercados contem preocupantes altos níveis de Acrilamida, de acordo com testes de laboratório efetuados pelo Center for Science in the Public Interest (CSPI) (USA). Os testes foram efetuados pelos mesmos cientistas do governo sueco que descobriram recentemente a substância cancerígena existentes em diversos produtos ricos em hidratos de carbono que são fritos ou assados. O principio básico da formação de acrilamida reside em se submeter carbo-hidratos à altas temperaturas. O pior caso é a popular batata frita.

Os testes do CSPI dos EUA incluiram diversas marcas de "snacks" tipo "chips", tacos, batata frita e cereais para o café da manhan, baseados em cereais tostados.

"O FDA (Federal Drug Adsministration) tem sido estranhamente silencioso sobre o problema da acrilamida", disse o diretor Michael F. Jacobson. O FDA deveria prevenir consumidores para evitar os produtos mais contaminados e menos nutritivos enquanto testes mais específicos forem sendo feitos. O FDA deveria investigar intensamente formas de prevenir a formação dessas substâncias cancerígenas.

A comparação quantitativa da tabela abaixo dá uma idéia dos níveis de acrilamida. Os produtos citados são nomes e marcas conhecidos nos EUA, são produtos vendidos em supermercados e lanchonetes.

Acrylamide in Foods: Micrograms per Serving

Water, 8 oz., EPA limit

Boiled Potatoes, 4 oz.

Old El Paso Taco Shells, 3, 1.1oz.

Ore Ida French Fries (from package), 3 oz.

Ore Ida French Fries (baked), 3 oz.

Honey Nut Cheerios, 1 oz.

Cheerios, 1 oz.

Tostitos Tortilla Chips, 1 oz.

Fritos Corn Chips, 1 oz.

Pringles Potato Crisps, 1 oz.

Wendy's French Fries, Biggie, 5.5 oz.

KFC Potato Wedges, Jumbo, 6.2 oz. (est.)

Burger King French Fries, large, 5.5 oz.

McDonald's French Fries, large, 6 oz.

A quantidade de acrilamida em uma embalagem grande de batatas fritas de lanchonete contém no mínimo 300 vezes mais acrilamida do que o nível permitido pelo EPA ( Environmental Protection Agency ) permite em um copo de água. Acrilamida é algumas vezes usada em sistemas públicos de tratamento de água. (!!!)

Eu calculo que a acrilamida é a causa de vários milhares de mortes por câncer anualmente nos EUA, declarou o professor Dale Hattis da Clark University. Hattis, especialista em análise de risco, baseou suas estimativas em projeções de risco feitas pelo E.P.A. em estudos com animais e amostragem de nível de acrilamida típicos em alimentos nos EUA e Suécia.

A acrilamida se forma como resultado de reações químicas que ocorrem ao assar ou fritar. Batatas cruas ou cozidas (água) deram resultado negativo da substância. O CSPI solicitou ao FDA informar o público sobre os riscos da acrilamida em diferentes tipos de alimentos assados, tostados ou fritos, e ainda pesquisar junto à indústria alimenticia e meio acadêmico formas de entender e prevenir a formação da substância tóxica.

"Há muito tempo já existem razões para se evitar ou diminuir o consumo de batatas fritas", afirmou Jacobson. Acrilamida é uma nova razão para se consumir menos esses alimentos.

Um advogado da Califórnia acionou legalmente a rede McDonalds e Burger King para que coloquem um aviso sobre os riscos nas embalagens das porções de fritas.

A Organização Mundial de Saúde manteve uma reunião especial a portas fechadas com 23 especialistas mundiais (cancerigenologia, toxicologia, tecnologia alimentar, bioquímica e química analítica) para estudar as implicações de saúde pela descoberta da presença de acrilamida em alimentos, que foi já confirmada por cientistas do governo britânico, suíço e norueguês.

Eles chegaram à conclusão:

"Depois de analisar todos os dados disponíveis, chegamos à conclusão de que as recentes descobertas indicam um sério problema, mas nosso limitado conhecimento atual não nos permite responder à todas as dúvidas dos consumidores, órgãos regulamentadores e partes interessadas".

O FDA americano entretanto tem se mantido à margem do problema , que se tornou tema de amplo debate mundial.

"O texto acima é "parte" do texto do : Center for Science in the Public Interest June 25, 2002

publicado pelo site do Dr. Mercola e parcialmente traduzido aqui.

Partes do comentario do Dr. Mercola:

As evidencias estão se acumulando. Você teria que enterrar sua cabeça na areia, para não reconhecer que batatas fritas não são uma opção saudável, se você deseja manter sua saúde. Paes, a maioria dos cereais e batatas não são saudáveis. Não é de surpreender que ao serem submetidos a altas temperaturas coisas até piores acontecam.

Alimentos crús são a chave de sua saúde. A maioria dos alimentos perde seu valor nutritivo quando cozidos, assados e fritos. Entretanto as altas temperaturas (acima de 170 graus) causarão potencialmente a formação de substâncias cancerígenas como a acrilamida. Já foi provado que mesmo a carne que a carne ao ser grelhada produz aminas heterocíclicas por exemplo.

Eu não tenho certeza de que uma dieta totalmente crudívora é prática para a maioria das pessoas, incluindo eu mesmo, mas eu creio que aumentar a quantidade de alimentos crús em sua dieta o fará mais saudável.

Comentário nosso sobre o texto acima, o comentário do Dr. Mercola:

O Dr. Mercola, (que tem talvez o maior site de informações sobre saúde do mundo e um dos mais interessantes), assim como o famoso (recentemente falecido) Dr. Atkins, é contra o consumo de carboidratos pobres, como os existentes na batata, nos cereais refinados, refrigerantes, doces bolos etc feitos com farinhas brancas e a açúcar refinado.

Se alguém estiver se perguntando qual a desvantagem de se consumir farinha de trigo por exemplo, é só lembrar que a melhor forma de se consumir cereais é: germinado e cru! E óbviamente de plantações orgânicas, sem os "aditivos" químicos na forma de agrotóxicos usados na agricultura. Os únicos alimentos que não tem nenhuma contra indicação, por nenhuma das muitas diferentes correntes de pensamento nutricional são frutas maduras (in natura e não em forma de doces e geléias!), legumes e verduras cruas e orgânicas. Hoje em dia há muita gente no mundo todo curando uma enorme variedade de doenças, apenas mudando a alimentação radicalmente para crudivorismo vegetariano orgânico (sobre tudo isso existe uma enorme quantidade de textos, audios e videos sérios, disponíveis na Internet ).

Comentário nosso sobre o texto principal - Avrilamida:

Não existe nenhuma fritura saudável à saúde humana.

Alimentos fritos, assados e cozidos, além de pouco nutritivos podem ser perigosos, não só por causa de acrilamida, mas também pelo enorme conteúdo de radicais livres formados durante a fritura. (Existem muitas outras desvantagens e riscos nas frituras, o assunto é muito extenso e é bem explicado pela medicina Ortomolecular", infelizmente quase desconhecida pelos médicos "comuns".

Alimentos que podem ser consumidos crus terão muito mais vitaminas, enzimas etc do que os mesmos alimentos assados, cozidos ou fritos. Vale lembrar que apenas seres humanos submetem alimentos ao fogo, e somos a espécie mais doente que existe na Terra. Coincidencia?

Animais selvagens não tem nenhuma ou quase nenhuma das doenças comuns aos seres humanos. Os animais domésticos por sua vez tem a maioria das doenças humanas, incluindo algumas das psicológicas. Dá para se concluir alguma coisa.

É mil vezes mais fácil prevenir câncer do que curar. Os "remédios" sao caros, os tratamentos quimioterápicos e radioativos longos, ofensivos ao sistema imunológico, dolorosos e não tem garantia de cura. Pelo menos esse é o caso dos métodos tradicionais, atualmente usados pela medicina "convencional".

E quem quiser curar câncer de verdade, estude os sites do Dr. Rath, as teorias da Dra. Hulda Clark, Dr. Hideo Higa.

Os "lobbies" da indústria farmacêutica "influenciam", e "compram" politicos, cientistas, pesquisadores etc para não divulgar teorias ou práticas que previnam câncer. Quem está bem informado (estamos na era da super informação, via Internet) sabe como funciona o "tráfico de interesses" entre as indústrias e mundo cientifico-acadêmico e politico. Mas é preciso cuidado com a Internet, que é também a maior fonte de "desinformação" que existe.

É necessário saber separar joio do trigo e isso, infelizmente, pouca gente sabe. A diferença entre verdade e crença sempre foi uma grande dificuldade para nós seres humanos.

As indústrias mais lucrativas do planeta são a bélica, a indústria do petróleo e a farmacêutica. O "mercado" da indústria farmacêutica é o corpo humano doente. Gente sadia significa simplesmente menos "lucro" para os cartéis farmacêuticos.

Quem assistiu a trilogia "Matrix", e entendeu as muitas mensagens "psico-idealizadas" pelos irmãos Watchowski, percebe melhor o que estamos afirmando.

Estamos vivendo uma fase de acentuação das tendencias, quem tiver olhos de ver, verá, cérebro para entender, entenderá, quem nao tiver, verá cada vez menos e pior. O entendimento da realidade será cada vez mais difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).