Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Chanceler Hollande tenta convencer os EUA a atacarem a Síria


“A França não agirá sozinha”, disse Fabius em Washington, garante uma fonte do Quai d’Orsay, segundo a qual em muitos anos de experiência não encontrou um ministro com uma ideia tão fixa num conflito.“Nem mesmo quando foi do envolvimento na guerra da Líbia a disponibilidade do ministro de então para a guerra foi tão ostensiva”, acrescentou.

“Mas as circunstâncias levam-me a pensar que não é apenas o ministro, e sim quem o manteve, apesar da remodelação governamental”, disse o funcionário diplomático, deixando em aberto os intuitos belicistas do próprio presidente Hollande.

O pretexto invocado por Fabius na capital federal norte-americana foi ainda o do massacre químico de Ghouta, em 21 de Agosto do ano passado, e que o ministro francês continua a pretender atribuir ao regime de Assad, quando no mundo já ninguém acredita nisso, tanto através da apresentação de provas circunstanciais como dos desenvolvimentos posteriores.

Nem o governo Obama tem hoje dúvidas de que os autores do massacre foram “rebeldes” associados à rede Al-Qaida, os mesmos que têm em seu poder os últimos contêineres de materiais químicos que eram do Exército sírio, impedindo que sejam desmantelados através do processo internacional acordado com Damasco.

Laurent Fabius é uma figura de grande relevo no lobby israelense mundial. “Não tenho dúvida de que essa foi uma das razões pelas quais sobreviveu à remodelação governamental”, diz a mesma fonte do Ministério francês.Nos meios políticos franceses sabe-se que Fabius é igualmente partidário de uma guerra contra o Irã, tal como a administração nacionalista de Israel.

Em Paris, admite-se que o assunto tenha sido ventilado também em Washington, no contexto global envolvendo a Síria, o Irã e o alegado papel da Rússia na crise ucraniana.“Não tenho qualquer dúvida de que esta atividade intensa do ministro tem a ver com a estratégia de criar agitação em volta das eleições presidenciais sírias, tentando desvalorizá-las, porque sabe que a sua realização revela uma derrota da intervenção ocidental, em que a França se envolveu a fundo”, afirma a fonte do Quai d’Orsay.

“Mas tem também a ver com a mensagem dominante em Israel, que em muitos aspectos não coincide com a de Obama”, sublinhou.

Jornalistas sem Fronteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).