Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Terremoto gelado: raro fenômeno explicaria sons ouvidos no Canadá


Moradores de Toronto, no Canadá, relatam desde o Natal terem ouvido grandes estrondos na cidade. Como não há registros de terremotos, cientistas acreditam que o som pode ser explicado por um raro fenômeno: o "criosismo".

Também chamados de "terremotos gelados", eles ocorrem quando há uma queda muito rápida na temperatura. Com os termômetros abaixo de 0°C, a água subterrânea congela e se expande, quebrando o solo congelado e pedras ao redor, o que causa o som alto. No domingo, por exemplo, Toronto experimentava 4°C. Nas primeiras horas da segunda-feira, quando ocorreram relatos, o frio chegava a -17°C.

 

"Foi definitivamente isso", diz ao site Global Toronto David Phillips, climatologista da agência governamental Environment Canada. "Foi um tempo perfeito, a condição perfeita: não havia muita neve no chão, então o som não foi abafado; foi uma queda rápida na temperatura; o solo estava saturado com toda a umidade da semana passada, então tinha muita água e gelo no solo."

"Eu diria que, com uma queda súbita na temperatura, os terremotos gelados são uma explicação muito provável", diz Catherine Woodgold, sismologista de outra agência do governo, a Earthquakes Canada.

Algumas pessoas reportaram sons que pareciam que alguma coisa - ou alguém - havia caído em seus telhados. Segundo os cientistas, isso também pode ser resultado da queda de temperatura, que faz com que o telhado contraia e faça esse som.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).