Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

E se o supervulcão de Yellowstone entrar em erupção?


Oculto sob o Parque Nacional de Yellowstone, nos estados norte-americanos de Wyoming, Montana e Idaho, há um reservatório subterrâneo maciço de magma, tampado pela famosa caldeira do parque.

O Parque Nacional de Yellowstone fica no topo de uma caldeira vulcânica gigante. Há 640 mil anos atrás, uma super erupção abalou a região. O que aconteceria se outro evento do tipo acontecesse hoje? O geólogo Jake Lowenstern explica.

Mais de 1.000 km3 ou mais de material é ejetado de um supervulcão. Lowenstern disse que os supervulcões são muito grandes e entram em erupção por uma semana. Mas ao contrário do que muitos filmes de Hollywood apresentam, uma supererupção em Yellowstone não colocaria em risco todo o país.

Uma erupção em Yellowstone não espalharia lava por todo o continente, e sim devastaria grande parte das imediações do parque, em um raio de até 40 quilômetros. Quando um vulcão entra em erupção, segundo Lowenstern, pelo menos 1/3 da rocha líquida ejetada cai de volta para a boca do vulcão. O restante escorre para terras próximas ou vai para a atmosfera.

O maior dano de uma possível futura erupção de Yellowstone vem do material que vai para a atmosfera. Lowenstern explica que o evento causaria uma forte chuva de cinzas em um raio de mais de 800 quilômetros. Essa cinza se espalharia tanto que cobriria os carros de Nova York com uma fina camada.

O tráfego aéreo, é claro, seria suspenso, como vimos na erupção de 2010, na Islândia. O evento também contaminaria grandes regiões agrícolas com tóxicos em grande parte dos Estados Unidos.

Uma supererupção começa com um forte terremoto. “Um grande número de terremotos têm que ocorrer para quebrar as rochas e permitir que o magma chegue à superfície”, Lowenstern disse, acrescentando que alguns grandes tremores seriam sentidos semanas ou meses antes da supererupção. Isso significa que haveria muitos sinais de alerta antes de uma supererupção acontecer.


Em seguida, enormes fissuras se abririam nos arredores da caldeira, em um raio de até 10 quilômetros. Lava e gases superaquecidos iriam emergir dessas aberturas muito rapidamente, e a caldeira entraria em colapso, formando um buraco de cerca de 80 quilômetros de comprimento por 48 quilômetros de largura.

Após a erupção, é provável que veríamos um efeito global nas temperaturas. “Qualquer grande erupção provoca um resfriamento da atmosfera, especialmente com muitas cinzas”, disse Lowenstern. O resfriamento, porém, duraria somente alguns anos.

Lowenstern disse que não há razão para esperar que acontecerá uma erupção deste tamanho em pouco tempo, uma vez que a caldeira não mostra sinais de se preparar para uma supererupção.

Fonte: Mistérios do Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).