Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O Google está destruindo sua capacidade de recordar?


A conexão constante à internet proporcionada por smartphones e poderosos mecanismos de busca como o Google nos permitem acessar uma infinidade de informações em poucos segundos.

Porém, essa constante verificação de fatos pode nos tornar mais esquecidos. Conforme começamos a contar com computadores como uma extensão de nossos próprios cérebros, negligenciamos nossa própria memória.

Pesquisadores descobriram em testes que as pessoas eram mais propensas a serem capazes de se lembrar de fatos mostrados a eles em um computador se achassem que a informação foi imediatamente apagada. Aqueles que acreditavam que a informação tinha sido armazenada seguramente eram mais propensos a esquecê-la, baseando-se no fato de que eles poderiam simplesmente recuperá-la depois.

Estes resultados vieram depois de ambos os grupos terem sido orientados a se lembrar ativamente do que tinham visto. Daniel Wegner, professor de psicologia da Universidade de Harvard (EUA), e Adrian Ward, um associado de pesquisa sênior da Universidade de Colorado Boulder (EUA), escreveu em um artigo publicado na revista “Scientific American”:

Usar o Google dá às pessoas a sensação de que a internet tornou-se parte de seu próprio conjunto de ferramentas cognitivas. Nós descarregamos memórias na ‘nuvem’ tão facilmente como faríamos com um membro da família, amigo ou amante.

Os cientistas também realizaram um teste onde as pessoas foram convidadas a responder uma série de perguntas triviais, sendo que um grupo tivesse acesso a um mecanismo de busca e outro grupo dependesse apenas de seu próprio conhecimento. O grupo que pôde procurar as respostas mostrou ter uma opinião mais elevada de sua própria inteligência após os testes que o outro conjunto de participantes.

Isso mostra que o primeiro grupo chegou a pensar no Google como uma extensão do seu próprio cérebro ao invés de uma entidade separada pela qual eles não poderiam reivindicar o crédito

Fonte: Os Illuminati, Hypescience
Via: Revellati online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).