Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

NSA guarda historico de navegação na Internet durante um ano

Sede da NSA

Alexandre Martins

Programa Marina armazena dados de milhões de pessoas durante 365 dias, independentemente de serem consideradas ou não suspeitas.

A Agência de Segurança Nacional (NSA) norte-americana guarda durante um ano informações sobre chamadas telefónicas e navegação na Internet de milhões de pessoas em todo o mundo, sem nenhum critério definido – qualquer utilizador, seja ou não considerado uma "pessoa de interesse" para os serviços secretos, pode ficar com o seu historial armazenado nas bases de dados da NSA.

Os pormenores deste programa, conhecido como "Marina", estão incluídos na série de documentos recolhidos pelo antigo analista informático Edward Snowden e foram divulgados nesta segunda-feira pelo jornal britânico The Guardian.

O objectivo é permitir que os serviços secretos tenham acesso ao padrão de comportamento online de milhões de pessoas, através do registo de metainformação (dados como o historial de navegação na Internet, pesquisas em mapas, duração e localização de chamadas telefónicas – quase tudo, excepto o suporte áudio das conversas e o conteúdo dos emails).

As autoridades dos EUA têm repetido em várias ocasiões que apenas é guardada informação sobre pessoas consideradas suspeitas, mas o Programa Marina indica o contrário. Num documento distribuído aos agentes da NSA, lê-se que "a aplicação de metainformação do Marina rastreia a utilização dos browsers, recolhe informação de contactos/conteúdos e produz resumos sobre um alvo.

Esta ferramenta oferece a capacidade de exportar dados numa variedade de formatos, bem como criar gráficos que contribuem para o estabelecimento de um padrão de vida".

A ideia é conseguir olhar para trás no tempo, a partir do momento em que alguém passa para a lista de pessoas suspeitas de envolvimento em acções terroristas ou outras actividades criminosas. A principal questão é que, em muitos casos, os dados são registados e armazenados quando as pessoas não são suspeitas, nem as suas actividades despertam qualquer interesse aos serviços secretos norte-americanos.

"Uma das características mais distintivas do Marina é a capacidade para olhar para trás sobre os últimos 365 dias de metainformação observada pelo sistema de recolha de dados Sigint, independentemente de [esses dados] terem ou não sido objecto de um pedido de recolha", lê-se no documento, citado pelo The Guardian.

Contactada pelo jornal britânico, a NSA não se referiu directamente à questão do armazenamento de metainformação de cidadãos sobre os quais não existem suspeitas de qualquer actividade criminosa.

Em resposta, a agência norte-americana repete o que já tinha sido afirmado em várias ocasiões, inclusivamente pelo Presidente dos EUA, Barack Obama, e que é uma questão diferente: "Sabemos que existe uma percepção errada de que a NSA ouve conversas telefónicas e lê os emails de americanos comuns, com o objectivo de monitorizar ilegalmente cidadãos dos EUA.

Mas isso não é verdade. (…) As actividades de recolha de informação no estrangeiro são conduzidas de acordo com os procedimentos aprovados pelo procurador-geral dos EUA e pelo secretário da Defesa e, nos casos em que isso seja necessário, com a autorização do tribunal de vigilância [Foreign Intelligence Surveillance Court – FISA]."

Fonte: Público
Via: Revellati online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).