Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Erro no Facebook bloqueia contas de usuários e pede documento com foto


Alguns usuários do Facebook tiveram as contas bloqueadas na noite da última segunda-feira (28). De acordo com relatos feitos por usuários no Twitter e no Instagram, ao tentar entrar no perfil era exibida uma mensagem de erro solicitando o upload da foto de um documento de identificação como RG, carteira de motorista, certificado de reservista ou passaporte.

O objetivo da rede social era certificar se os usuários que tentavam acesso eram realmente os titulares da conta. O erro atingiu internautas de vários países, inclusive os usuários do Brasil. 

Mensagem de erro é divulgada por internauta que teve sua conta bloqueada (Foto: Reprodução/Facebook)

É uma prática comum do Facebook exigir que os usuários confirmem seus dados em caso de qualquer desconfiança da rede sobre a legitimidade da conta. Quando há suspeita de uso de informações falsas por perfis "fake", a rede solicita ao proprietário a verificação da conta através do número de celular.

Se esta não for feita, é requisitado o envio da cópia de uma identificação com foto. Segundo consta na Política de Privacidade do Facebook, após a resolução do problema o documento é excluído de forma permanente do servidor. O problema, porém, é que neste caso, esta mensagem foi pedida indevidamente para usuários sem qualquer suspeita.

O site de relacionamento se desculpou pelo erro e emitiu um comunicado sobre o problema.

“No início desta noite, foi exibida uma mensagem de verificação da conta para uma parcela muito pequena de nossos usuários desnecessariamente. Nós, prontamente, removemos as mensagens quando descobrimos o erro. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que possa ter causado”, respondeu o Facebook, em nota.

De acordo com o comunicado, o erro - que já foi resolvido e não voltou a acontecer nesta terça-feira - não se tratou de um problema de segurança. Porém, fica o receio dos usuários de que algo que aconteceu a um "grupo pequeno" possa se repetir para um número maior de pessoas.

Fonte: The Next Web
Via: Techtudo, Revellati online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).