Pesquisar este blog

sábado, 5 de outubro de 2013

As sete formas pelas quais a toxicidade transgênica afeta os animais, as plantas e o solo


As indústrias de comida processada e de biotecnologia, como as DuPont, Syngenta e Monsanto, não poupam dinheiro e esforço em propaganda enganosa sobre os OGMs.

Daí que a Natural News destaca sete formas específicas de como os transgênicos podem causar danos aos animais, às plantas e ao solo, enfim, a todos nós.

1) Os transgênicos alteram o sistema digestivo

Os fornecedores de transgênicos afirmam que o corpo humano não é capaz de diferenciar alimentos transgênicos de alimentos naturais. Entretanto um estudo de 2004, publicado pela revista Nature Biotechnology, constatou que o DNA transgênico de fato persiste no trato gastrointestinal humano.

De acordo com esse estudo, que seria o mais próximo de um ensaio clínico humano jamais realizado com OGMs, o material genético dos OGMs na verdade se transfere para o DNA das bactérias do intestino, e ali se reproduz indefinidamente.

2) Transgênicos são cancerígenos

Estudo mais recente, objetivando relacionar o consumo de OGMs e a formação de cancro, o chamado Estudo Seralini, fornece provas sólidas de que os OGMs são processados ​​por mamíferos de forma bem diferente da digestão dos alimentos naturais.

Provam que os ratos alimentados continuamente de transgênicos pulverizados com o herbicida tóxico RoundUp (glifosato) desenvolveram tumores graves que lhes invadiram todo o corpo.

Já um estudo anterior, publicado no Jornal Internacional de Ciências Biológicas chegou a resultados semelhantes, com a adição de falência de órgãos entre os sintomas do consumo de OGMs.

3) Transgênicos aumentam o uso de agrotóxicos

Ao contrário do que alega a indústria, os transgênicos não reduziram a necessidade de insumos químicos, mas o expandiram bem mais.

De longa revisão (de 16 anos) de uso de produtos químicos em conjunto com o advento dos transgênicos em 1996, pesquisadores do centro de pesquisa da Universidade do Estado de Washington para Agricultura e Recursos Naturais Sustentáveis, descobriram que o uso de herbicidas vem aumentado em 240 toneladas do que costumava desde que os transgênicos foram introduzidos no mercado de alimentos.

E mais. Descobriu-se que o RoundUp, produto químico escolhido para muitos cultivos transgênicos, persiste nos solos, em canais de água e em outros cantos escondidos, e, às vezes, contaminam até o abastecimento de água.

4) Transgênicos causam danos às espécies nativas

Atribui-se aos transgênicos a capacidade de contaminar com suas características maléficas as culturas nativas orgânicas e as não-transgênicas e para outras plantas, destruindo-lhes a integridade com muita eficiência.

Centenas de agricultores foram, pasme, processados pela Monsanto e outras gigantes dos transgênicos ao longo dos anos depois que suas colheitas foram inadvertidamente contaminadas por transgênicos.

Os transgênicos também são responsáveis ​​por matar abelhas, morcegos, borboletas e outros polenizadores, cujos corpos são incapazes de resistir ao ataque de DNA alterado e aos produtos químicos característicos das tecnologias transgênicas.

5) Transgênicos poluem o meio ambiente

Cientistas vendidos e porta-vozes da indústria muitas vezes tripudiam sobre os supostos malefícios ambientais causados pelos transgênicos. A verdade é que os transgênicos e os produtos químicos utilizados para cultivá-los são uma enorme forma de poluição ambiental.

Um estudo de 2011 publicado na revista Proceedings da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos descobriu que o bacilo thuriengensis (Bt), uma bactéria projetada para o milho transgênico da Monsanto, agora é encontrado em centenas de córregos e cursos d’água em todo o Centro-Oeste dos Estados Unidos.

E a revista Química Analítica e Bioanalítica (Analytical and Bioanalytical Chemistry) revelou que o herbicida RoundUp também está presente em muitos canais e fontes de águas subterrâneas dos EUA.

6) Os transgênicos esgotam os minerais do solo e destroem as bactérias benéficas

A presença do RoundUp, da bactéria Bt e de outros derivados de transgênicos na água e no solo não seria tão ruim assim se tais toxinas somente persistissem no solo como poluentes inócuos.

No entanto, estudos têm mostrado que esses produtos químicos degradam e empobrecem os minerais vitais do solo e suas bactérias benéficas, que protegem os cultivos de parasitas, vírus e de outras ameaças.

O glifosato, componente ativo no pesticida RoundUp, também não é biodegradável, o que significa que continuamente se acumula no meio ambiente sem restrições, perpetuamente alterando a composição do solo e contaminando os recursos naturais.

7) Transgênicos levam a mutação de “super ervas daninhas” e “superbactérias”

A ideia de que os transgênicos, por serem resistentes a certos químicos e a pragas, venham a permitir que culturas projetadas artificialmente com resistência a determinados produtos químicos e a níveis de exposição prejudiciais melhorem a produtividade, não procede.

Contudo, esta “resistência construída” tem levado os agricultores a pulverizar indiscriminadamente produtos químicos como o RoundUp em suas lavouras, expondo seus consumidores e a si próprios. Referido sistema agora vem se fragilizando porque as ervas daninhas e pragas, alvos de tecnologias transgênicas, vêm sofrendo mutação e desenvolvendo resistência aos produtos químicos agrícolas e a toxina Bt.

Como resultado, pestes e doenças estão em plena ascensão devido aos transgênicos, o que aumenta as chances de um desastre eventual na oferta de alimentos.

Para saber mais sobre os perigos dos OGM visite o Instituto de Tecnologia Responsável: Responsible technology

Fonte: Natural news

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).