As indústrias de comida processada e de biotecnologia, como as DuPont, Syngenta e Monsanto, não poupam dinheiro e esforço em propaganda enganosa sobre os OGMs.
Daí que a Natural News destaca sete formas específicas de como os transgênicos podem causar danos aos animais, às plantas e ao solo, enfim, a todos nós.
1) Os transgênicos alteram o sistema digestivo
Os fornecedores de transgênicos afirmam que o corpo humano não é capaz de diferenciar alimentos transgênicos de alimentos naturais. Entretanto um estudo de 2004, publicado pela revista Nature Biotechnology, constatou que o DNA transgênico de fato persiste no trato gastrointestinal humano.
De acordo com esse estudo, que seria o mais próximo de um ensaio clínico humano jamais realizado com OGMs, o material genético dos OGMs na verdade se transfere para o DNA das bactérias do intestino, e ali se reproduz indefinidamente.
2) Transgênicos são cancerígenos
Estudo mais recente, objetivando relacionar o consumo de OGMs e a formação de cancro, o chamado Estudo Seralini, fornece provas sólidas de que os OGMs são processados por mamíferos de forma bem diferente da digestão dos alimentos naturais.
Provam que os ratos alimentados continuamente de transgênicos pulverizados com o herbicida tóxico RoundUp (glifosato) desenvolveram tumores graves que lhes invadiram todo o corpo.
Já um estudo anterior, publicado no Jornal Internacional de Ciências Biológicas chegou a resultados semelhantes, com a adição de falência de órgãos entre os sintomas do consumo de OGMs.
3) Transgênicos aumentam o uso de agrotóxicos
Ao contrário do que alega a indústria, os transgênicos não reduziram a necessidade de insumos químicos, mas o expandiram bem mais.
De longa revisão (de 16 anos) de uso de produtos químicos em conjunto com o advento dos transgênicos em 1996, pesquisadores do centro de pesquisa da Universidade do Estado de Washington para Agricultura e Recursos Naturais Sustentáveis, descobriram que o uso de herbicidas vem aumentado em 240 toneladas do que costumava desde que os transgênicos foram introduzidos no mercado de alimentos.
E mais. Descobriu-se que o RoundUp, produto químico escolhido para muitos cultivos transgênicos, persiste nos solos, em canais de água e em outros cantos escondidos, e, às vezes, contaminam até o abastecimento de água.
4) Transgênicos causam danos às espécies nativas
Atribui-se aos transgênicos a capacidade de contaminar com suas características maléficas as culturas nativas orgânicas e as não-transgênicas e para outras plantas, destruindo-lhes a integridade com muita eficiência.
Centenas de agricultores foram, pasme, processados pela Monsanto e outras gigantes dos transgênicos ao longo dos anos depois que suas colheitas foram inadvertidamente contaminadas por transgênicos.
Os transgênicos também são responsáveis por matar abelhas, morcegos, borboletas e outros polenizadores, cujos corpos são incapazes de resistir ao ataque de DNA alterado e aos produtos químicos característicos das tecnologias transgênicas.
5) Transgênicos poluem o meio ambiente
Cientistas vendidos e porta-vozes da indústria muitas vezes tripudiam sobre os supostos malefícios ambientais causados pelos transgênicos. A verdade é que os transgênicos e os produtos químicos utilizados para cultivá-los são uma enorme forma de poluição ambiental.
Um estudo de 2011 publicado na revista Proceedings da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos descobriu que o bacilo thuriengensis (Bt), uma bactéria projetada para o milho transgênico da Monsanto, agora é encontrado em centenas de córregos e cursos d’água em todo o Centro-Oeste dos Estados Unidos.
E a revista Química Analítica e Bioanalítica (Analytical and Bioanalytical Chemistry) revelou que o herbicida RoundUp também está presente em muitos canais e fontes de águas subterrâneas dos EUA.
6) Os transgênicos esgotam os minerais do solo e destroem as bactérias benéficas
A presença do RoundUp, da bactéria Bt e de outros derivados de transgênicos na água e no solo não seria tão ruim assim se tais toxinas somente persistissem no solo como poluentes inócuos.
No entanto, estudos têm mostrado que esses produtos químicos degradam e empobrecem os minerais vitais do solo e suas bactérias benéficas, que protegem os cultivos de parasitas, vírus e de outras ameaças.
O glifosato, componente ativo no pesticida RoundUp, também não é biodegradável, o que significa que continuamente se acumula no meio ambiente sem restrições, perpetuamente alterando a composição do solo e contaminando os recursos naturais.
7) Transgênicos levam a mutação de “super ervas daninhas” e “superbactérias”
A ideia de que os transgênicos, por serem resistentes a certos químicos e a pragas, venham a permitir que culturas projetadas artificialmente com resistência a determinados produtos químicos e a níveis de exposição prejudiciais melhorem a produtividade, não procede.
Contudo, esta “resistência construída” tem levado os agricultores a pulverizar indiscriminadamente produtos químicos como o RoundUp em suas lavouras, expondo seus consumidores e a si próprios. Referido sistema agora vem se fragilizando porque as ervas daninhas e pragas, alvos de tecnologias transgênicas, vêm sofrendo mutação e desenvolvendo resistência aos produtos químicos agrícolas e a toxina Bt.
Como resultado, pestes e doenças estão em plena ascensão devido aos transgênicos, o que aumenta as chances de um desastre eventual na oferta de alimentos.
Para saber mais sobre os perigos dos OGM visite o Instituto de Tecnologia Responsável: Responsible technology
Fonte: Natural news
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:
1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.
2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.
Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.