Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Operadoras brasileiras são acusadas de ajudar espionagem americana


Em depoimento no Congresso Nacional nessa terça-feira, 6, o jornalista britânico do The Guardian Gleen Greenwald, responsável por publicar os documentos que revelam a espionagem americana, disse que operadoras brasileiras trabalham com uma empresa que repassa informações à Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, em inglês).

“Eles têm acordos com empresas de telecomunicações brasileiras grandes, e com esses acordos eles têm acessos ao sistema, e a empresa americana está coletando os dados e dando para a NSA. A questão para os brasileiros é quais empresas brasileiras estão trabalhando com essas empresas”, afirmou Greenwald segundo a Agência Brasil.

A denúncia de cooperação contraria o posicionamento do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), segundo o qual as empresas do setor só quebram o sigilo dos usuários mediante a ordem judicial prevista na lei brasileira.

Segundo a Agência Brasil, as comissões de Relações Exteriores do Senado e da Câmara vão chamar as teles para prestar esclarecimentos acerca da denúncia. “Nós estamos convidando, e quero crer que é uma oportunidade que essas empresas não estarão perdendo, sobretudo em razão da transparência e da credibilidade”, analisou o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Os requerimentos foram aprovados para ouvir empresas que operam com internet e telecomunicações, especialmente as que têm parceria com companhias norte-americanas. Foram citadas as gigantes Facebook, Google, Twitter e Microsoft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).