Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Diclin: A pílula que pode provocar feminização de fetos masculinos


Como se já não bastasse todas as contraindicações, reações adversas, riscos de saúde temporários ou permanentes; por esta, muitos não esperavam. Anticoncepcional comercializado no Brasil pode gerar bebês masculinos com traços de feminilidade. E isso é descrito na própria bula. Por isso, a importância de se ler tudo sobre o medicamento que nosso médico indica.

Um dos principais fatores que podem implicar na saúde do feto é a competição do hormônio estrogênico (da pílula) com a testosterona que vai ser produzida pelo feto. Já se é conhecido pelos profissionais da saúde que o anticoncepcional não impede a gravidez, ele na verdade impede a nidação. Isso significa que a vida é gerada quando o óvulo (gameta feminino) encontra o espermatozóide (gameta masculino) e este bebê em formação não consegue se implantar no útero por falta do ambiente propício (endométrio formado).

Esta ausência de ambiente é provocada pela pílula e é assim que a mulher aborta sem mesmo saber do que está ocorrendo consigo. Nesta fase, o feto é ainda de tamanho muito pequeno. Um óvulo maduro, por exemplo, tem aproximadamente o tamanho da cabeça de um alfinete. O aborto seria então imperceptível. Este bebezinho expelido cairia no ambiente externo morrendo por falta de nutrição e local ideal para sobreviver.

A diminuição da testosterona produzida pelo feto, como o próprio fabricante indica, seria uma consequência da supressão por conta das dosagens do estrogênio contidas na pílula. Este déficit de testosterona poderia estar ocorrendo desde a fase embrionária, o que ocasionaria problemas graves futuramente.

Fica difícil se especificar que tipos de problemas poderiam ser gerados na vida adulta do rapaz. É necessário que haja estudos sobre isso. Mas paro para pensar em algo pior: qual a quantidade de mulheres já se utilizaram deste anticoncepcional durante estes anos e mesmo assim engravidaram? É preciso deixar claro que os hormônios sintéticos da pílula muitas vezes não impedem a gravidez. Quantos já não conheceram mulheres que engravidaram utilizando-se deste fármaco?

É justamente nestes casos que o Diclin poderiam estar atuando, ou seja, em fetos masculinos de gravidez indesejada. Alguns podem imaginar que os casos dos hermafroditas poderiam se adequar a esta situação. Mas é mais provável que ocorra algumas alterações na psiquê do bebê. É como se ele estivesse recebendo altas dosagens do hormônio feminino durante sua fase embrionária e seus hormônios masculinos estivessem sendo pouco produzidos. Naturalmente isso ocorre.

Qual o papel da igreja frente a esta nova problemática? Sabemos que muitos homossexuais podem se valer disso para sua auto-afirmação. Tomemos cuidado com esta linha tênue entre o físico e o espiritual frente a isso. O amor e o poder de Deus podem transformar qualquer situação, basta crer, basta separar-se/ santificar-se. Precisamos alertar o maior número possível de mulheres sobre isso. Outras bulas podem não registrar tal efeito medicamentoso. Fiquem alertas!

Descrições da bula:

Diclin: Etinilestradiol + acetato de ciproterona (Merck) M.S: 1. 0089.0247

Caso o medicamento tenha sido usado durante a gravidez, deve-se observar atentamente os fetos masculinos devido à possibilidade de feminização dos mesmos pela supressão androgênica.

Este medicamento causa malformação ao bebê durante a gravidez.

Reações adversas: Em casos isolados o tratamento pode causar cefaléia, distúrbios gástricos, náuseas, tensão mamária, variações de peso, alterações de libido e do humor. Após tratamentos prolongados aparecem , às vezes, mulheres predispostas, pigmentações (cloasma), no rosto, que ficam mais visíveis após exposição ao sol. Por isso recomenda-se a mulheres predispostas que não se exponham durante muito tempo aos raios solares. Em casos isolados, observou-se uma diminuição da tolerância a lentes de contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).