Pesquisar este blog

sábado, 25 de maio de 2013

Físicos dos EUA inventam máquina que oculta objetos no tempo


Londres — Físicos apoiados pelo Pentágono anunciaram nesta quarta-feira que desenvolveram um sistema de “invisibilidade temporal” capaz de tornar um acontecimento indetectável durante uma ínfima fração de segundo.

Este dispositivo experimental se inspirou nas pesquisas sobre a famosa “capa de invisibilidade” popularizada por Harry Potter. Mas ao invés de esconder um objeto no espaço, o esconde no tempo, segundo estudo publicado pela revista britânica Nature.

“Nossos resultados representam um passo significativo para a obtenção de uma capa espaço-temporal completa”, destaca o estudo, dirigido por Moti Fridman, da Universidade Cornell de Nova York.

O avanço dos físicos explora o fato de que as frequências da luz se movem a velocidades ligeiramente diferentes.

Essa capa de invisibilidade temporal começa com a difusão de um raio de luz verde por um cabo de fibra óptica. Este raio atravessa uma lente que o divide em duas frequências distintas: uma luz azul que se propaga um pouco mais rápido que o raio verde original e outra vermelha, ligeiramente mais lenta.

A minúscula diferença da velocidade entre os dois raios obtidos é aumentada pela interposição de um obstáculo transparente.

É criada, assim, uma espécie de “lacuna temporal” entre os raios vermelho e azul que viajam pela fibra ótica.

Um intervalo pequeno, de apenas 50 milésimos de nanosegundos, é suficiente para intercalar uma descarga de laser de frequência diferente da luz que passa pela fibra ótica.

Depois dessa descarga, os raios vermelhos e azuis sofrem um tratamento inverso: um novo obstáculo acelera o vermelho e desacelera o azul e uma lente reconstitui os dois feixes para produzir um único raio verde.

Esse feixe de laser, de 40 milésimos de nanosegundos, não faz parte do fluxo de fótons da luz reconstituída e por isso é indetectável.

O experimento se assemelha a uma passagem de nível que corta uma estrada muito movimentada, comentaram Robert Boyd e Zhimi Shi, engenheiros ópticos da também nova-iorquina Universidade de Rochester.

Quando chega um trem, os carros param, o que provoca um “buraco” no fluxo de tráfego. Quando o trem passa, os veículos aceleram até alcançar os que os antecedem. Para um observador, o fluxo de circulação parece normal já que não há nenhuma prova da passagem do trem pelo cruzamento.

A próxima etapa para os pesquisadores é ampliar este intervalo temporal que esconde o acontecimento, destacaram Boyd e Shi.

Mas consideram que esta invisibilidade temporal poderia ter aplicações imediatas para garantir as comunicações porque o procedimento permite fracionar os sinais ópticos e fazê-los viajar a velocidades diferentes antes de reuni-las, o que dificulta muito a interceptação de dados.

A pesquisa é financiada em parte pela DARPA, uma agência do Departamento de Defesa americano dedicada a desenvolver tecnologias futuristas que podem ter usos militares.

Entre suas realizações está um sistema de transmissão de dados entre computadores criado no final dos anos 60 e considerado um predecessor da internet.

Fonte: AFP
Indicação: Tiles experts

7 comentários:

  1. Essa técnica é dos Ets, que trabalham já faz tempo para EUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. As tecnologias são desenvolvidas por milênios antes de ser apresentada as pessoas!

      Excluir
  2. Ótimo blog! Ótimas informações!
    Vocês estão na minha lista de Blogs.
    Paz de Cristo!
    http://imparcialidadebiblica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que trabalho maravilhoso, acredito que será muito útil e espero que seja usado para fins pacíficos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! é essa a intenção mesmo... um abraço fique na paz de Deus!

      Excluir

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).