Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Vírus que só infectava aves agora pode infectar humanos


EFE - A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta quarta-feira que o vírus H7N9, que até o momento só afetava aves, mas que já infectou várias pessoas, mutou para uma forma suscetível de infectar humanos.

"Foi detectada uma mutação no vírus que permite que os mamíferos se infectem", disse em entrevista coletiva em Genebra Gregory Hartl, porta-voz da OMS.

Indicou que "parece que a mutação aconteceu de forma que torna mais fácil que se infectem os humanos".

Segundo a agência de saúde das Nações Unidas, até o momento há sete casos confirmados de pessoas infectadas com o vírus H7N9, embora ainda hoje as autoridades chinesas elevaram este número a 9, sendo três delas vítimas mortais.

Hartl deixou claro que até o momento "não há nenhuma evidência" de que tenha havido contágio de pessoa a pessoa, por isso a fonte de infecção deve ser "ambiental".

De fato, não foi possível estabelecer qualquer relação epidemiológica entre as vítimas, já que não se determinou nenhum vínculo entre eles e provêm de uma vasta zona geográfica.

Explicou que se sabe que duas das vítimas estiveram em contato com aves e outras duas com porcos, embora não confirmou nem descartou que os suínos fossem a fonte de contágio.

O porta-voz disse que até os contágios humanos desta semana, o H7N9, que leva esse nome técnico devido à estrutura das proteínas de sua superfície, havia sido detectado exclusivamente em aves.

Finalmente, Hartl considerou de "moderada a alta" a possibilidade de que apareçam mais infectados, dado o ritmo em que foram aparecendo os casos desde que se lançou o alarme no domingo passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).