Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Transgênicos causam Câncer em Ratos


A Morte por cânceres de ratos tratados com alimentos geneticamente modificados é a prova definitiva do alarme da produção de cânceres pelo uso de alimentos geneticamente modificados.

Está a dar a volta ao mundo a imagem de uma cobaia alimentada com organismos geneticamente modificados do gigante norte-americano Monsanto.

O tumor nas glândulas mamárias do rato fêmea desencadeou o alarme.

Durante dois anos, os investigadores franceses trabalharam em segredo absoluto com 200 cobaias alimentadas de três modos diferentes: o primeiro grupo unicamente com milho geneticamente modificado, o segundo com milho modificado e tratado com Roundup (o herbicida mais utilizado do mundo) e o terceiro com milho não modificado geneticamente tratado com o mesmo herbicida.

Os resultados são aterradores: As cobaias que consomem os dois produtos morrem antes e sofrem cancro com mais frequência que as outras.

Joel Spiroux co-autor do estudo e presidente do Comité de Investigação e Informação sobre Genética:
“As provas regulamentares fazem-se em relação a três meses, mas as patologias mais graves, especialmente a morte por tumores, verifica-se ao quarto mês. Isto quer dizer que as provas regulamentares de três meses são ineficazes para determinar o impacto sobre a saúde de um tratamento geneticamente modificado ou de uma alimentação geneticamente modificada a longo prazo”.

Que vão fazer Paris e Bruxelas com este estudo? As agências sanitárias foram contactadas neste sentido. Os ecologistas não ficaram surpreendidos. Corrine Lepage, deputada europeia e presidente fundadora do Criigen – Comité Independente de Pesquisa da Engenharia Genética – não conta ficar por aqui:
Corrine Lepage:
“Fizemos uma grande asneira e espero que as coisas mudem. Também envolvi os 27 ministros dos países membros e solicitei ao senhor Dali, comissário europeu da Saúde a elaboração de estudos bienais sobre os ogm consumidos na Europa”.

A batalha entre ecologistas e anti-OGM. de um lado, e as indústrias, agricultores e autoridades europeias de outro, já dura há muitos anos e está longe de ficar por aqui.

Em 2010, no início da contenda, a Comissão Europeia propôs um compromisso: conservar o direito de autorizar a produção e importação de OGM, deixando aos Estados a decisão de os proibir.

Apenas 10 países concentram 98% da superficie mundial cultivada com OGM, com160 milhões de hectares, no total. Os Estados Unidos estão à frente, seguidos pelo Brasil.

Na Europa, só oito países dos 27 parceiros europeus produtzem OGM. A Espanha e Portugal concentram 90% das culturas. O milho geneticamente modificado também é cultivado na Romênia, Suécia, Eslováquia, Polônia, República Checa e Alemanha.

Foi instaurada uma moratória na França e em Itália.

O estudo du Criigen teve o efeito de uma bomba e vai ser esmiuçado pela Agência Europeia de Segurança Alimentar. Bruxelas prometeu tirar conclusões e debater o assunto.
Mais informação sobre OGM: As sementes da discórdia, OMG

No site da BBC Brasil: BBC.CO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).