Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Comunidades latino-americanas lutam contra Monsanto


Governos Locais da Costa Rica dizem NÃO aos transgênicos.

Em pequenos países latino-americanos, como Guatemala, Costa Rica e Nicarágua, a maioria dos agricultores não sabem os prós e contras do uso de organismos geneticamente modificados (OGM). Muitos nem sequer sabem o que significa OGM. Mas a Monsanto está mudando tudo isso com uma estratégia agressiva de expansão internacional, ameaçando muitas variedades de sementes de milho natural disponível em toda esta região.

O uso de OGM na nossa alimentação é um dos problemas de saúde mais importantes de hoje por causa do perigo potencial que representam para a nossa saúde, o fato de que eles requerem o uso e sobre-utilização de herbicidas e pesticidas patenteados, e eles estão a dando uma punhado de corporações um monopólio global de sementes e alimentos. Pessoas de todo o mundo estão aprendendo sobre os OGM, e decidem se eles vão permitir o crescimento de culturas de OGM em suas terras, e exigindo que os alimentos que contenham OGM estejam devidamente rotulados.

Apesar da crescente preocupação e perguntas do público global, a Monsanto, a maior fornecedora mundial de sementes GM e empresa agro-química, continua a expansão implacável para um oligopólio mundial de sementes. O primeiro trimestre de 2013 da Monsanto teve lucros quase triplicados devido às vendas de suas sementes de milho GM na América Latina, como relatado pela empresa.

Os bolsos fundos da Monsanto facilmente influenciam os funcionários do governo a seu favor, embora, a maioria dos funcionários não sabe nada sobre os OGM e seus perigos potenciais. Agricultores desavisados são vendidos com a promessa de que as culturas geneticamente modificadas produzem rendimentos mais elevados e repelem insetos, entretanto, os agricultores da América do Norte, onde as culturas geneticamente modificadas foram cultivadas por mais de 15 anos, estão questionando a validade de tais promessas. Por exemplo, um dos maiores problemas relatados nos EUA tem sido a resistência das sementes GM desenvolvidas por insetos, que evoluíram para sobreviver às culturas resistentes GM e agora exigem mais pesticidas do que nunca.

Os cidadãos interessados na Costa Rica, confrontados com a decisão do governo nacional para permitir a subsidiária da Monsanto, DPL Semillas, para o cultivo de milho GM no país para exportação de sementes, passaram a semana de 04-10 março ajudando a educar o público sobre a importância de proteger as sementes naturais de herança. Ao longo dos últimos dois meses, as comunidades locais foram votar sobre a questão OGM em seus governos municipais - os municípios - decidindo se irão proibir o crescimento do milho GM em seus municípios. A partir do início de março, 46 dos 81 municípios do país proibiram o crescimento do milho GM.

Devido à forte oposição dos municípios, bem como universidades, o Ministério da Cultura, escolas agrícolas, tribos indígenas e agricultores locais, a decisão nacional para que a Monsanto entrasse na Costa Rica está atualmente suspensa e aguarda um debate mais aprofundado para determinar se tal decisão é constitucional.

Fontes: Black listed, Notícias alternativas
Indicação: Nos dias de noé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).