Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Celular não é brinquedo


Frente ao conforto em matéria de comunicação, aproximando os entes queridos e facilitando a vida de uma forma geral, o telefone celular é um mal necessário. Porém, já não mais se discutem as evidências de que a ondas eletromagnéticas emitidas pelo aparelho são altamente nocivas à saúde humana. Mesmo assim a maioria das pessoas não se dá conta de que deve manter o aparelho afastado do corpo o máximo possível: Passam o dia todo com um ou mais aparelhos junto ao corpo e à noite, o levam junto ao banheiro e dormem com ele, até mesmo ao lado do travesseiro. Alguns acreditam que, se não estiver em uso, o aparelho é inofensivo. Contudo, mesmo quando não se encontram em uso, eles emitem uma fonte de campos eletromagnéticos que expõe diretamente o cérebro. Basta estarem ligados. Vários estudos têm sido concluídos ao longo da última década, confirmando que o uso do telefone celular aumenta a incidência de tumores cerebrais e neuromas acústicos. Outros efeitos adversos para a saúde incluem: evidência de leucemia, câncer de mama e outros cânceres, alterações neurológicas e do sistema nervoso e incidência de tumores nas glândulas salivares. Paralelamente, várias outras doenças estão associadas ao uso do aparelho celular, devido à destruição da Barreira Hematoencefálica (BHE). Essa é uma estrutura membranácea que atua principalmente para proteger o sistema nervoso central de substâncias químicas presentes no sangue, permitindo ao mesmo tempo a função metabólica normal do cérebro. É composto de células endoteliais, que são agrupadas muito unidas nos capilares cerebrais. Esta densidade aumentada restringe muito a passagem de substâncias a partir da corrente sanguínea, muito mais do que as células endoteliais presentes em qualquer lugar do corpo. As ondas eletromagnéticas podem quebrar a BHE, expondo o Sistema Nervoso Central (SNC) à ação de todas as impurezas no sangue, tais como toxinas, antibióticos e agentes patogênicos. Se houver ainda mal funcionamento renal, as complicações podem ser fatais. Já o hormônio melatonina é segregado durante a noite pela glândula pineal e pode diminuir seus níveis com base à exposição a campos eletromagnéticos. A melatonina é um hormônio protetor contra o câncer que pode se ver alterada a partir de doses tão reduzidas como 0,02 uW/cm2. A diminuição da segregação noturna deste importante hormônio favorece a ação nefasta dos radicais livres e a o aparecimento de tumores, provavelmente devido a uma menor atividade do gene antitumoral.

Ameaça a fertilidade

Um estudo da Universidade Médica de Graz, Áustria, mostrou que o uso de telefone celular afeta negativamente a qualidade do esperma nos homens, enquanto que, nas mulheres, causa danos ao aparelho reprodutivo podendo causar má formação congênita e até abortos devido à produção de ácido perfuorooctanóico.

Não é brinquedo

Muitos pais, por absoluta ignorância, permitem que crianças e até mesmo bebês, de mais tenra idade, brinquem com aparelhos de telefone celular como se fossem inofensivos. O que eles não sabem é que a radiação penetra cerca de 8 a 10 vezes mais no cérebro da criança do que no adulto. Isso ocorre devido ao fato de que os ossos da caixa craniana da criança ainda não estão completamente solidificados. Com a proteção reduzida, o cérebro fica mais exposto às micro-ondas. Não bastasse isso, há ainda o problema neurológico pois, na medida em que o sistema neural ainda está se formando, está muito mais suscetível a danos de fonte externa. Existem ainda casos associados de autismo, epilepsia, dislexia, alteração do funcionamento de glândulas e da composição do sangue - mudança nos níveis de hemoglobina, colesterol e linfócitos.

Considerando que o corpo humano é uma complexa máquina que funciona por impulsos elétricos, ainda existem inúmeros estudos sobre os efeitos das micro-ondas sobre todo o complexo biológico humano, já conclusivos os que constatam transtornos como alteração do sono, cefaléia, perda transitória da memória, redução significativa de capacidade de aprendizado, alterações cardiovasculares e formação de tumores. Portanto, telefone celular e criança, definitivamente não combinam. Causa espanto que muitas empresas fabricantes mascarem aparelhos de inúmeros atrativos para crianças sem sequer informar, seja no manual, seja na embalagem, sobre os danos decorrentes do uso inadequado.

Indicação: Mirantesul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).