Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Americano indenizado por "doença das pipocas de microondas"


Wayne Watson vai receber 7,2 milhões de dólares, algo como 5,5 milhões de euros, por ter contraído uma doença pulmonar após inalar, regularmente, o vapor da manteiga artificial de pipocas feitas no microondas.

Um tribunal do Colorado, nos Estados Unidos, deu razão de causa a Wayne Watson, portador de uma doença pulmonar grave e incurável alegadamente relacionada com a inalação de diacetil, um dos ingredientes utilizados para conferir o sabor a manteiga nas pipocas de microondas. O norte-americano vai receber uma indemnização milionária, revela a BBC. 

O fabricante de pipocas Gilster-Mary Lee Corp. e o supermercado que as vendeu foram condenados a pagar uma indemnização de 7,2 milhões de dólares (5,5 milhões de euros) a Watson, e a empresa deverá, ainda, incluir um aviso nas embalagens das pipocas, advertindo para os perigos da inalação do vapor quando as mesmas ainda estão quentes. 
Os jurados concluíram que a fábrica é responsável por 80% da indemnização, e a rede de supermercados  Kroger Co. pelos outros 20%.
Watson já havia feito um acordo com a fabricante de aromatizantes FONA International Inc.

"Pulmão de pipocas"


De acordo com a BBC, os advogados da empresa argumentaram que os problemas de saúde de Watson foram provocados por anos de trabalho com produtos químicos na limpeza de carpetes.  Mas o tribunal confirmou que o norte-americano desenvolveu problemas respiratórios em 2007 depois de passar um ano a comer, regularmente, pipocas de microondas. Watson entrou com a ação na justiça em 2008.
O veredito contra a Gilster-Mary Lee Corp. é o mais recente de uma série de casos de processos judiciais de funcionários de fábricas de pipocas que ficaram doentes.
A doença conhecida como "pulmão de pipoca", irreversível, está relacionada com a inalação de químicos utilizados em aromatizantes e condimentos, que constringe os bronquíolos, dificultando a passagem do ar.
Para a decisão favorável do tribunal do Colorado muito contribuiu o testemunho da médica que fez o diagnóstico da doença em Watson.
Cecile Rose foi consultora para a indústria de aromatizantes, tendo verificado que vários trabalhadores  expostos ao mesmo produto químico haviam contraído o "pulmão de pipocas".
Fonte: Tempos Difíceis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).