Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Técnicas para o controle da mente

Teorias e técnicas utilizadas pela mídia de massa para o controle da mente.

A mídia é a  ferramenta mais poderosa utilizada pela classe dominante para manipular as massas. Ela molda opiniões e atitudes, e define o que é normal e aceitável. Este artigo analisa o funcionamento dos meios de comunicação através das teorias de seus maiores pensadores, a sua estrutura de poder e as técnicas que utilizam, a fim de entender o seu verdadeiro papel na sociedade.
image

Programação através da mídia


Os Meios de comunicação são formas de mídias projetadas para atingir o maior público possível. Eles incluem televisão, cinema, rádio, jornais, revistas, livros, discos, jogos de vídeo e internet. Muitos estudos foram realizados no século passado para medir os efeitos da mídia sobre a população, a fim de descobrir as melhores técnicas para influenciá-los. Desses estudos surgiu a
ciência das Comunicações, que é usada em marketing, relações públicas e na política. A comunicação de massa é uma ferramenta necessária prara garantir a funcionalidade de uma grande democracia, é também uma ferramenta necessária para uma ditadura. Tudo depende do seu uso. No prefácio de 1958, do livro ''Admirável Mundo Novo'', de Aldous Huxley pinta um retrato sombrio da sociedade. Ele acredita que é controlada por uma "força impessoal", uma elite dominante, que manipula a população, que utiliza vários métodos:

"Forças impessoais sobre as quais temos quase nenhum controle , parecem estar a empurrar-nos a todos na direção do pesadelo do Admirável mundo novo, e isso está sendo impessoal , empurrando conscientemente, e acelerados por representantes de organizações comerciais e políticas, que tenham desenvolvido uma série de novas técnicas de manipulação,do interesse de alguma minoria, sobre os pensamentos e sentimentos das massas. "
-
Aldous Huxley, Preface to A Brave New World

Sua perspectiva sombria não é, contudo, uma simples hipótese ou um delírio paranóico. É um fato documentado, presente em estudos mais importantes do mundo sobrea  mídia de massa. Aqui estão algumas delas:

Elite dos Pensadores

Walter Lippmann

image

Walter Lippmann, um intelectual norte-americano, escritor, e duas vezes vencedor do prêmio Pulitzer, trouxe um dos primeiros trabalhos sobre a utilização dos meios de comunicação de massa nos Estados Unidos. No Opinião Pública (1922), Lippmann relaçion as massas como um grande "fera" ou um "rebanho perplexo" que precisava ser guiado por uma classe governante. Ele descreveu a elite dominante como uma "classe especializada, cujos interesses vão além da localidade." Esta classe é composta por peritos, especialistas e burocratas. Segundo Lippmann, os peritos, que muitas vezes são referidos como "elite", são um mecanismo de conhecimento que contorna o defeito primário da democracia, o ideal impossível do cidadão "incompetente." E que rege o "rebanho desnorteado" tem a sua função: ser "o espectador interessado de ação", ou seja, não participantes, a participação é o direito do "homem responsável", que não é o cidadão comum.

Meios de comunicação e propaganda são, portanto, ferramentas que devem ser utilizados pela elite para dominar o público, sem coerção física. Um conceito importante apresentado por Lippmann é a
"fabricação do consentimento", que é, em suma, a manipulação da opinião pública para aceitar a agenda da elite. É opinião de Lippmann ,que o público não esteja qualificado para raciocinar e decidir sobre questões importantes. Portanto, é importante para a elite decidir "para seu próprio bem" e, em seguida, vender as decisões para as massas.
Que a fabricação de consentimento seja capaz de grandes requintes ninguém, penso eu, nega. O processo pelo qual a opinião pública surgiu certamente ,não é menos, complicado do que tem aparecido nestas páginas, e as possibilidades de manipulação aberta a qualquer pessoa que entenda o processo, é bastante clara...como resultado da pesquisa psicológica, juntamente com os meios modernos de comunicação, a prática da democracia dobrou a esquina. Uma revolução está ocorrendo, infinitamente mais importante do que qualquer deslocamento de poder econômico...Sob o impacto da propaganda, não necessariamente o significado sinistro da palavra sozinho, uma constantes antiga do nosso pensamento, tornaram-se variáveis.   Não é mais possível, por exemplo, a acreditar no dogma original da democracia, que os conhecimentos necessários para a gestão dos assuntos humanos surja espontaneamente do coração humano.   Quando agimos de acordo com essa teoria, nos expomos ao auto-engano, e às formas de persuasão que não se pode verificar.   Tem sido demonstrado que não podemos confiar na intuição, na consciência, ou nos acidentes de parecer casuais, se estamos a lidar com o mundo além do nosso alcance. "

Walter Lippmann, Public Opnion


Pode ser interessante notar-mos que Lippmann seja um dos fundadores do
Council on Foreign Relations (CFR), a política estrangeira mais influente do mundo. Esse fato deve lhe dar uma pequena dica do estado de espírito da elite sobre a utilização dos meios de comunicação.

 O poder político e econômico nos Estados Unidos está concentrada nas mãos de uma elite" que controla a maioria de nós, baseados em empresas multinacionais, principais meios de comunicação, as mais influentes fundações, as principais universidades públicas e privadas mais utilitárias.  Fundada em 1921, o Conselho de Relações Exteriores é o elo fundamental entre as grandes corporações e do governo federal.  Tem sido chamado de uma "escola de estadistas" e "chega perto de ser um órgão de que C. Wright Mills chamou de a elite do poder - um grupo de homens, com as perspectivas moldar os eventos de posições invulneráveis nos bastidores.  A criação das Nações Unidas foi um projeto do Conselho, bem como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial. "


- Steve Jacobson, controle da mente nos Estados Unidos

Alguns dos atuais membros do CFR ,incluem David Rockefeller, Dick Cheney, Barack Obama, Hilary Clinton, O pastor de mega-igrajas,  Rick Warren e os CEOs das grandes corporações, como CBS, Nike, Coca-Cola e Visa!
Carl Gustav Jung


Carl Jung é o fundador da psicologia analítica (também conhecido uma psicologia junguiana), que enfatiza a compreensão do psiquismo, explorando os sonhos, arte, mitologia, religião e filosofia. O terapeuta suíço está na origem de muitos conceitos psicológicos utilizados hoje, como o arquétipo, do Complexo, a Persona, o introvertido / extrovertido e Sincronicidade.


Um de seus mais importantes (e mal) conceito foi o Inconsciente Coletivo.


Inconsciente Coletivo, segundo o conceito de psicologia analítica criado pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, é a camada mais profunda da psiquê humana. Ele é constituído pelos materiais que foram herdados da humanidade. É nele que residem os traços funcionais, tais como imagens virtuais, que seriam comuns a todos os seres humanos.


Características


A existência do inconsciente coletivo não é derivada de experiências individuais, tal como o inconsciente pessoal, trabalhado por Freud, embora precise de experiências reais para poder se manifestar.


Tais traços funcionais do inconsciente coletivo foram chamados por Jung de arquétipos, que não seriam observáveis em si, mas apenas através das imagens que eles proporcionam.


O psicanalista Erich Fromm apresenta outra posição a respeito. É denominada de "inconsciente social", que seria a parte específica da experiência dos seres humanos que a sociedade repressiva não permite que chega à consciência dos mesmos. Já o sociólogo e filósofo Nildo Viana concebe o inconsciente coletivo como o conjunto das necessidades e potencialidades reprimidas de um conjunto de indivíduos, grupos, classes ou toda a sociedade.


O inconsciente coletivo se opõe ao inconsciente pessoal, o qual poderia se manifestar na produção de sonhos. Desta forma, enquanto alguns destes têm caráter pessoal e podem ser explicados pela própria experiência da pessoa, outros apresentam imagens impessoais e estranhas, que não se consegue associar a nada de que se tenha lembrança. Esses sonhos seriam então um produto do inconsciente coletivo, algo como um depósito de imagens e símbolos, que Jung denomina arquétipos. Seria deles também de onde se originariam os mitos.


Ele disse:


"A minha tese, então, é a seguinte: Além da nossa consciência imediata, que é de natureza pessoal e que profundamente acreditamos ser a psiqué empírica , (mesmo que alinhavado no inconsciente pessoal como um apêndice), existe um segundo sistema psíquico de uma universal e impessoal natureza coletiva, que é idêntica em todos os indivíduos. Este inconsciente coletivo não se desenvolve individualmente, mas é herdada. É constituída por formas pré-existentes, os arquétipos, que só pode tornar-se consciente e secundariamente que dão forma definitiva a determinados conteúdos psíquicos. "


- Carl Jung, o conceito de inconsciente coletivo

O inconsciente coletivo transparece através da existência de símbolos e figuras mitológicas semelhantes em diferentes civilizações. Símbolos arquetípicos parecem ser incorporado em nosso inconsciente coletivo, e, quando expostas a eles, que demonstram atração natural e fascínio. símbolos ocultistas podem, portanto, exercer um grande impacto sobre as pessoas, mesmo que muitas destas pessoas nunca se apresentou pessoalmente ao significado esotérico do símbolo. Pensadores de comunicação social, tais como Edward Bernays D., encontrou nesse conceito uma ótima maneira de manipular o inconsciente pessoal e coletivo do público.
image
1955, Time Magazine, com Carl Jung. Parece um pouco como Avatar, não é?

Edward Bernays

image

Edward Bernays é considerado o "pai das relações públicas" e dos conceitos utilizados e descobertos por seu tio Sigmund Freud para manipular o público com o subconsciente. Ele partilhou a opinião de Walter Lippmann, sobre a população em geral, considerando-o irracional e sem prejuízo do instinto gregário ". Na sua opinião, as massas precisam de ser manipuladas por um governo invisível.

"A manipulação consciente e inteligente dos hábitos organizados e opiniões das massas, é um elemento importante na sociedade democrática. Aqueles que manipulam este mecanismo oculto da sociedade , constituem um governo invisível, que é o verdadeiro poder do nosso país. Nós somos governados, nossas mentes são moldadas, nossos gostos formados, nossas idéias são, em grande parte, feita por homens que nós nunca ouvimos falar. Este é um resultado lógico da maneira pela qual nossa sociedade democrática é organizada. Um vasto número de seres humanos devem colaborar desta forma, para que possam viver juntos, para um bom funcionamento da sociedade.
Nossos governantes invisíveis , em muitos casos, desconhecem a identidade dos seus colegas no gabinete . "



- Edward Bernays, Propaganda

campanhas de marketing pioneiras de Bernay alteraramprofundamente o funcionamento da sociedade americana. Ele basicamente criou o "consumismo" por criar uma cultura onde os americanos compraram por prazer em vez de comprar para a sobrevivência, Por esse motivo, ele foi considerado pela revista Life para estar no Top 100 norte-americanos mais influentes do século 20.

Harold Lasswell

image

Em 1939-1940, a Universidade de Chicago foi a anfitriã de uma série de seminários sobre segredo das comunicações. Estes grupos de reflexão foram financiados pela Fundação Rockefeller e envolveu os pesquisadores mais proeminentes nos campos da comunicação e estudos sociológicos. Um desses estudiosos foi Harold Lasswell, um cientista político e teórico da comunicação, especializando-se na análise da propaganda. Ele também foi da opinião de que uma democracia, um governo governado pelo povo, não poderia se sustentar sem uma elite especializada moldar e moldar a opinião pública através da propaganda.

Em sua Enciclopédia das Ciências Sociais, Lasswell explica que quando as elites não têm a força necessária para obrigar a obediência, os gestores sociais devem se voltar para uma "nova técnica de todo o controle, principalmente através da propaganda". Ele acrescentou que a justificação convencional: temos de reconhecer o " ignorância e [estupidez ...] das massas e não sucumbir aos dogmatismos democráticos sobre os homens serem os melhores juizes de seus próprios interesses. "


Lasswell estudou extensivamente o campo de análise de conteúdo, a fim de compreender a eficácia de diferentes tipos de propaganda. No ensaio de Índice de sua comunicação, Lasswell explicou que, a fim de compreender o significado de uma mensagem (ou seja, um filme, um discurso, um livro , etc), deve-se levar em conta a frequência com que alguns símbolos aparecem na mensagem,, a direção na qual os símbolos tentarm convencer a opinião pública, e a intensidade dos símbolos usados.


Lasswell era famoso por seu modelo de análise de mídia com base em:


Que (dizer),o que (a) quem (nos) ,Qual Canal(com) Que efeito...

Por este modelo, Lasswell indica que, a fim de analisar corretamente um produto da mídia, é preciso olhar para quem produziu, o produto (o povo que ordenou a sua criação), que era destinada a (o público-alvo) e quais foram os efeitos desejados de este produto (informar, convencer, vender, etc) sobre a platéia.

Usando um vídeo de Rihanna, como exemplo, a análise seria a seguinte A
OMS produziu a Vivendi Universal, O QUE: artista pop Rihanna, A QUEM: os consumidores com idades entre 9 e 25, o que Oo videoclipe CANALIZA, e qual o efeito: a venda ,o artista, sua música, sua imagem e sua mensagem. A análise de vídeos e filmes aqui no APOCALINK, tem grande importância sobre  "quem está por trás" das mensagens comunicadas ao público. O termo "Illuminati" é freqüentemente usado para descrever esse pequeno grupo de elite. que secretamente toma a decisão pelo povo. Embora o termo soe bastante caricaturado e conspirador, ele descreve adequadamente a elite e suas afinidades com sociedades secretas e o conhecimento ocultista. No entanto, eu pessoalmente detesto usar o termo ''teoria da conspiração ", para descrever o que está acontecendo nos meios de comunicação de massa. Se todos os fatos sobre a natureza elitista da indústria estão prontamente disponíveis ao público, pode ainda ser considerada uma teoria da conspiração "? Na verdade é um fato indiscutível, e não uma ''teoria''.

Costumava haver uma variedade de pontos de vista, ideias e opiniões na cultura popular. A consolidação das empresas de mídia . á se perguntou por que todas as músicas recentes soa a mesma coisa e todos os filmes recentes têm a mesma aparência?, no entanto, produziu uma padronização da indústria cultural. Já se perguntou por que todas as músicas recentes soam a mesma coisa e todos os filmes recentes têm a mesma aparência? O texto seguinte é parte da resposta:

A mídia Dominada

Image and video hosting by TinyPic

Como representado no gráfico acima, o número de empresas que possuem a maioria dos
meios de comunicação nos E.U.A. foi DE 5 a 50 em menos de 20 anos. Aqui estão as
corporações evoluiram ao redor do mundo e os bens que possuem.
image

 Uma lista das propriedades controladas pela AOL, Time Warner
tem dez páginas digitadas, 
anúncio de empresas distintas e 292 filiais.
Destes, 22 são joint-ventures 
com outras grandes corporações
envolvidas em diferentes graus 
com as operações de mídia.  
Estes parceiros incluem 3Com, 
eBay, Hewlett-Packard, Citigroup, 
Ticketmaster, American Express, 
Homestore, Sony, Viva, 
Bertelsmann, Polygram, 
e Amazon.com.   Alguns sõ empresas 
familiares integralmente ,
mais propriedades da Time Warner 
Book incluem-of-the-Month 
Club, Little, Brown editores, HBO, 
com seus sete canais, CNN, sete
de língua estrangeira e canais
especializados; Road Runner, 
Warner Brothers Studios; Weight
Watchers, Popular Science e 
cinquenta e duas gravadoras diferentes. "
 Bagdikan Ben, The 
New Media Monopoly



AOL
Time Warner possui:

-64 revistas, como Time, Life, People, revista MAD e DC Comics

-Warner Bros, New Line e Fine Line Features no cinema
-de 40 gravadoras, incluindo Warner Bros Mais, Atlantic e Elektra
-Muitas redes de televisão como a WB Networks, HBO, Cinemax, TNT,
Cartoon Network e CNN
-Madonna, Sean Paul, White Stripes
image

# CBS, MTV, MTV2, UPN, VH1, Showtime, Nickelodeon, Comedy Central, TNN, a CMT e BET
# Paramount Pictures, Nickelodeon Movies, MTV Films Pictures Paramount, Nickelodeon, MTV Films
# Blockbuster Videos
# 1.800 telas nos cinemas com jogadores famosos
image

Propriedade da Disney de uma equipe de hóquei chamado The Mighty Ducks de Anaheim não começa a descrever a vastidão do reino. Hollywood ainda é o coração simbólico, com oito estúdios de produção de cinema e distribuidores: Walt Disney Pictures, Touchstone Pictures, Miramax, Buena Vista Home Video, Buena Vista Home Entertainment, Buena Vista International, Hollywood Pictures, e Caravan Pictures.

Walt Disney Company controla oito marcas de livros , Walt Disney Company Book Publishing e ABC Publishing Group; revistas para um público de  até dezessete anos, a ABC Television Network, com dez estações de propriedade e operados própria, incluindo os cinco principais mercados; trinta estações de rádio, incluindo todos os os principais mercados, canais a cabo de onze, incluindo Disney, ESPN (conjuntamente), A & E e History Channel, treze canais de difusão internacional de alongamento da Austrália para o Brasil, sete unidades de produção e de esportes em todo o mundo e sites da Internet dezessete anos, incluindo o ABC grupo, ESPN.sportszone, NFL.com, NBAZ.com e NASCAR.com

Seus cinco grupos musicais incluem o Buena Vista, Lyric Street, e Walt Disney rótulos, e produções de teatro ao vivo que cresce fora dos filmes :O Rei Leão, A Bela ea Fera e O Rei Davi "

A Walt Disney Company possui:


* ABC, Disney Channel, ESPN, A&E, History Channel ABC, Disney Channel, ESPN, A & E, History Channel

* Walt Disney Pictures, Touchstone Pictures, Hollywood Pictures, Miramax Film Corp., Dimension and Buena Vista International Walt Disney Pictures, Touchstone Pictures, Hollywood Pictures, Miramax Film Corp, dimensão e Buena Vista International
* Miley Cyrus/ Hannah Montana, Selena Gomez, Jonas Brothers Montana Miley Cyrus / Hannah, Selena Gomez, Jonas Brothers .
 VIVENDI UNIVERSAL
image

possui:

27% das vendas de música E.U., rótulos incluem: Interscope, Geffen, A & M, Island, Def Jam, MCA, Mercury, Motown e Universal


Universal Studios, Studio Canal, Filmes Polygram, Canal +


Inúmeras empresas de internet e telefone celular


Lady Gaga, The Black Eyed Peas, Lil Wayne, Rihanna, Mariah Carey, Jay-Z

image

Sony possui:

Columbia Pictures, Screen Gems, da Sony Pictures Classics


5% das vendas de músicas E.U., rótulos incluem a Columbia, Epic, Sony, Arista, Jive Records e RCA


Beyonce, Shakira, Michael Jackson, Alicia Keys, Christina Aguilera


Um número limitado de agentes da indústria cultural, uma quantidade limitada de pontos de vista e idéias que fazem sua maneira ao público em geral.


Isso também significa que uma única mensagem pode facilmente saturar todas as formas de mídia para gerar consentimento (ou seja,
"há armas de destruição em massa no Iraque").
A padronização  do pensamento humano

image

A fusão das empresas de comunicação nas últimas décadas gerou uma pequena oligarquia dos conglomerados de mídia. A TV mostra que seguimos, a música que ouvimos, os filmes que assistimos e lemos os jornais são produzidos por cinco empresas. Os proprietários desses conglomerados têm laços estreitos com a elite mundial e, em muitos aspectos, eles são a elite. Por possuir todos os canais de escoamento , e tendo potencial para atingir as massas, os conglomerados têm o poder de criar na mente das pessoas uma visão de mundo única e coesa, gerando uma padronização "do pensamento humano". Mesmo os movimentos ou estilos que são considerados marginais, são, na verdade, extensões da principal corrente de pensamento, os meios de comunicação de massa produzem seus próprios rebeldes, que definitivamente olham para o lado de fora do sistema, mas ainda são parte do poder estabelecido  e não pergunta nada, artistas, criações e idéias que não cabem na maneira dominante de pensar, são impiedosamente excluídos e esquecidos pelos conglomerados, o queos  tornam praticamente desaparecerecidos a partir da própria sociedade. No entanto, as idéias deverão ser consideradas válidas e desejáveis para serem  aceitas pela sociedade, são habilmente comercializada para as massas, a fim de torná-las uma norma auto-evidente.

Em 1928, Edward Bernays já viu o potencial imenso de filmes para padronizar o pensamento:


O cinema americano é a maior veículo transportador inconsciente de propaganda no mundo atualmente. Um grande distribuidor de idéias e opiniões.O filme pode padronizar as idéias e os hábitos de uma nação. Porque as imagens são feitas para atender às demandas do mercado, que refletem, enfatizam e até exageram as ampla tendências populares, ao invés de estimular novas idéias e opiniões. O filme aproveita apenas as idéias e fatos que estão em voga. Como o jornal pretende fornece notícia, pretendem fornercer, tambem ,entretenimento. "
Edward Bernays, Propaganda

Esses fatos foram classificados como perigos para a liberdade humana na década de 1930, pelos pensadores da escola de Frankfurt, como Theodor Adorno e Herbert Marcuse. Eles identificaram três principais problemas relacionados com a indústria cultural. A indústria pode:

1-reduzir os seres humanos ao estado de massa, impedindo o desenvolvimento dos indivíduos emancipados, que são capazes de tomar decisões racionais;


2-substituir a unidade legítima da autonomia e auto-conhecimento pela preguiça segura, conformismo e  passividade.


3-validar a idéia de que os homens realmente procuram fugir do mundo absurdo e cruel em que vivem para perder-se em um estado hipnótico de auto-satisfação.


A noção de escapismo é ainda mais relevante hoje, com o advento dos jogos de vídeo online, filmes 3D e home theaters. As massas, constantemente à procura de entretenimento estilo do "estado-da-arte'', vai recorrer as grandes produções, que só podem ser feitas pelos maiores corporações de mídia do mundo.
Estes produtos contêm mensagens cuidadosamente calculadas e símbolos que não são nada mais e nada menos do que aparentemente a ''propaganda divertida''. O público foi treinado para amar sua propaganda, na medida em que ele gasta o seu dinheiro suado para serem expostos a elas. Propaganda (usada tanto no sentido político como comercial) não é mais uma forma de comunicação coerciva ou autoritária encontrada em ditaduras: tornou-se sinônimo de diversão e prazer.

No que diz respeito à propaganda dos defensores iniciais da alfabetização universal e a liberdade de imprensa , prevista apenas duas possibilidades: a propaganda pode ser verdade, ou ela pode ser falsa. Eles não prevêem o que de fato aconteceu, sobretudo em nossas democracias ocidentais capitalistas - o desenvolvimento de uma vasta indústria de comunicação de massa, em causa propria , nem com o verdadeiro nem falso, mas com o irreal, a mais ou menos totalmente irrelevante. Em uma palavra, eles não levam em conta o homem , que tem um apetite quase infinito por distrações. "
Aldous Huxley, prefácio de A New World Brave

A única peça de mídia , que muitas vezes  não tem um efeito duradouro sobre a psique humana e nos  meios de comunicação social, no entanto, pela sua natureza onipresente, cria um ambiente de vida que evoluem em uma base diária. Ele define a norma e exclui o indesejável. Da mesma forma que os cavalos usam o cabresto , para que eles só possam ver o que está bem na frente deles, as massas só podem ver para onde eles desejam que devam ir.

É o surgimento da mídia de massa que possibilita o uso de técnicas de propaganda em escala social. A orquestração da imprensa, rádio e televisão para criar um processo contínuo, duradouro e torna o ambiente de total influência da propaganda, praticamente despercebida, precisamente, porque cria um ambiente constante . A mídia fornece a ligação essencial entre o indivíduo e as demandas da sociedade tecnológica. "
- Jacques Ellul

Uma das razões mídia de massa tenham êxito e influências da sociedade, é devida à extensa pesquisa em ciências cognitivas e da natureza humana que tem sido aplicado a ela.
Técnicas de Manipulação

"Publicidade é a tentativa deliberada de gestão pública a percepção de um sujeito. Os temas de publicidade incluem pessoas (por exemplo, políticos e artistas), bens e serviços, organizações de todos os tipos, e obras de arte ou de entretenimento. "

O esforço para vender produtos e idéias para as massas tem levado a uma quantidade sem precedentes de pesquisas sobre o comportamento humano e sobre a psiquê humana, ciências cognitivas, psicologia, sociologia, semiótica, lingüística e outras áreas afins, foram e ainda são amplamente pesquisadas, através de estudos bem financiados.

As equipes de anúncios têm de gastar bilhões anualmente, em pesquisa e testes de reações, e seus produtos são magníficas acumulações de materiais sobre a partilha de experiências e sentimentos de toda a comunidade. "
- Marshal McLuhan, The Extensions of Man -

Os resultados desses estudos são aplicados às propagandas, filmes, vídeos de música e outras mídias, a fim de torná-las tão influente quanto possível. A arte do marketing é muito calculada e científica, pois deve alcançar tanto o indivíduo quanto a consciência coletiva. No orçamento de produtos de alta cultura, um vídeo não é "apenas um vídeo," As imagens, símbolos e significados são estrategicamente colocadas de forma a gerar o efeito desejado.

"É com o conhecimento do ser humano, suas tendências, seus desejos, suas necessidades, seus mecanismos psíquicos, seus automatismos, bem como conhecimentos de psicologia social e psicologia analítica, que aprimoram suas técnicas de propaganda."
- Propagandes, Jacques Ellul (tradução livre)

A Propaganda de hoje quase nunca usa argumentos racionais ou lógicos. abre suas torneiras diretamente em cima das necessidades mais primordiais de um ser humano e nos seus instintos, a fim de gerar uma resposta emocional e irracional. Bebês e crianças são constantemente encontrados em propagandas dirigidas às mulheres, por uma razão específica: os estudos mostraram que as imagens das crianças desencadeiam uma necessidade instintiva das mulheres para a#000ntar, cuidar e proteger, levando a um viés solidário com o anúncio.
image

O sexo é onipresente nos meios de comunicação de massa,porque ele chama e mantém a atenção do espectador. Ele se conecta diretamente à nossa necessidade animal para produzir e reproduzir, e, quando acionado, este instinto pode imediatamente ofuscar qualquer outro pensamento racional em nosso cérebro.


PERCEPÇÃO SUBLIMINAR

E se as mensagens descritas acima foram capazes de atingir diretamente a mente dos telespectadores subconscientemente, sem que sequer percebeam os telespectadores, o que estará acontecendo? Esse é o objetivo da percepção subliminar, A frase de publicidade subliminar foi inventado em 1957, pelo pesquisador de mercado americano, James Vicary, que disse que ele poderia fazer os espectadores "beberem Coca-Cola" e que  "comam pipoca", piscando as mensagens na tela por um tempo tão curto que os telespectadores não percebiam.

A percepção subliminar é um processo deliberado de comunicação, criado por técnicos, para que você receba e responda às informações e instruções, sem ser consciente das instruções"
- Steve Jacobson, Mind Control in the United States

Esta técnica é freqüentemente usada em marketing e todos nós sabemos que o sexo vende:
image

image

image

Embora algumas fontes afirmam que a publicidade subliminar é ineficaz ou até mesmo um mito urbano, o uso desta técnica documentada nos meios de comunicação, mostra que os criadores acreditam em seus poderes. Recentes estudos também têm demonstrado a sua eficácia, especialmente quando a mensagem é negativa.

A equipe da University College London, financiado pelo Wellcome Trust, descobriu que ela, a percepção[subliminar], é particularmente boa em instilar pensamentos negativos. Tem havido muita especulação sobre se as pessoas podem processar a informação emocional, inconscientemente, por exemplo, fotos, os rostos e as palavras ", disse o professor Nilli Lavie, que liderou a pesquisa. Temos mostrado que as pessoas possam perceber o valor emocional de mensagens subliminares e demonstraram conclusivamente que as pessoas estão muito mais sintonizados com as palavras negativas. "

Um exemplo famoso de mensagens subliminares em comunicação política, está na propaganda de George W. Bush contra Al Gore em 2000.


Logo após o nome de Gore é mencionado, a terminação da palavra "burocratas" - "ratos" - pisca na tela por uma fração de segundo

image

A descoberta deste artifício causou muita celeuma e, mesmo que não haja leis contra mensagens subliminaresnos EUA, o anúncio foi tirado do ar.

Como visto em muitos artigos no Apocalink , as semi-subliminares e mensagens subliminares são frequentemente utilizados em filmes e vídeos de música para transmitir mensagens e idéias para os telespectadores.

INSENSIBILIDADE

No passado, se  alguma mudança fosse  imposta à população, ela sairia nas ruas  para protestar e até gerar uma revolta popular. O principal motivo para este choque, se deveu ao fato de que a mudança foi claramente anunciada pelos governantes e compreendida pela população. Foi súbita e seus efeitos podem ser claramente analisados e avaliados. Hoje, quando a elite precisa que uma parte de sua agenda(planos) seja aceita pelo público, então seus planos são feitos através da dessensibilização. A agenda deles, que pode ir contra os melhores interesses públicos, é lenta, gradual e repetidamente apresentada ao mundo através de filmes (envolvendo-o dentro do ''pacote'', vídeos de música (que as tornám legais e sexys), ou na notícia (nos quais são apresentadas como uma solução para os problemas atuais). Após vários anos expondo  o povo a esta agenda particular,então, a elite  apresenta abertamente seu  conceito de mundo e, devido à programação mental, ou lavagem cerebral, então , as idéias da elite são recebidas com indiferença geral e é aceita passivamente. Esta técnica se  origina na psicoterapia.

As técnicas de psicoterapia, amplamente praticadas e aceitas como um meio de curar distúrbios psicológicos,  também são métodos para controlar as pessoas. Eles podem ser usados sistematicamente para influenciar atitudes e comportamentos. A dessensibilização sistemática é um método utilizado para dissolver a ansiedade do paciente, e tambem para que o público  não seja mais perturbado por um medo específico, o medo da violência, por exemplo. [...] As pessoas se adaptam a situações assustadoras se forem expostas a elas o suficiente "
Steven Jacobson, controle da mente nos Estados Unidos
Esta programação preditiva é freqüentemente encontrado no gênero ficção científica. Apresenta uma imagem específica do futuro - o que é desejado pela elite - e, finalmente, torna-se na mente dos homens uma inevitabilidade. Uma década atrás, o público estava sendo insensível à guerra contra o mundo árabe. Hoje, a população está sendo gradualmente exposto a existência de controle da mente, do transumanismo e  uma elite Illuminati.. Emergindo das sombras, esses conceitos estão hoje em toda a cultura popular. Isto é o que Alice Bailey descreve como a externalização "da hierarquia": os governantes ocultos estão lentamente se revelando.


SIMBOLISMOS OCULTOS NA CULTURA POP
image
Metropolis - um filme pela elite, para a elite?

Contrariamente às informações apresentadas acima, a documentação sobre o simbolismo oculto é um pouco difícil de encontrar. Isto não deve vir como uma surpresa, como o termo "ocultismo", significa literalmente "escondido". Significa, também, "reservado para aqueles que a conhecem",  são apenas comunicados aos que forem julgados dignos do conhecimento. Ela não é ensinada nas escolas, nem é discutido na mídia. Assim, é considerado marginal ou até mesmo ridículo pela população em geral. conhecimento oculto não é, contudo, considerado ridículo nos círculos ocultistas. É considerado atemporal e sagrado. Existe uma longa tradição de conhecimento herméticos e ocultos a serem ensinados através de sociedades secretas , provenientes dos antigos egípcios  para místicos do Oriente, a Ordem dos Templários a Maçonaria moderna. Mesmo se a natureza e a profundidade destes conhecimentos fossem, provavelmente modificados e alterados ao longo dos séculos, as escolas de mistério mantriam as suas principais características, que são altamente simbólicas, rituais e metafísicas. Essas características, que foram uma parte intrincada de antigas civilizações, foram evacuadas da sociedade moderna, e são substituído pelo materialismo pragmático. Por esta razão, aí reside uma importante lacuna de entendimento entre a pessoa pragmáticas , de médio conhecimento e a criação ritualística.

"Se essa doutrina interior sempre foram ocultada das massas, para quem um simples código tem sido planejado, não é muito provável que os expoentes de cada aspecto da civilização moderna - filosóficos, éticos, religiosos e científicos sejam ignorantes do verdadeiro significado das teorias e princípios  em que muito de suas crenças são fundamentadas? As artes e ciências que a raça humana herdou de nações, mais escondeu debaixo de seus mistérios, é tão grande que só mais iluminado intelecto pode conpreender sua profundidade ?
P. Hall Manly, Ensinamentos Secretos de Todas as eras

O código "mais simples" previsto para as massas costumavam ser as religiões organizadas. Elas agora estão sendo substituidas   pelo ' Templo da mídia de massa ''e que prega diariamente o materialismo extremo, o vácuo espiritual e uma existência egoísta, individualista. Este é exatamente o oposto dos atributos necessários para se tornar uma pessoa verdadeiramente livre, como ensinado por todas as grandes escolas filosóficas do pensamento? É uma população emburrecida, mais fácil de enganar e manipular?


"Esses escravos cegos dizem que eles são" livres "e" altamente qualificados ", tambem eles mesmos  marchem atrás de sinais, que fariam qualquer camponês medieval correr gritando, para longe delas atingidas pelo terror e pânico;
. Os símbolos que o homem moderno abraça, com a confiança ingênua de uma criança, seria o equivalente a leitura de cartazes tipo : "Desta forma, é a sua morte e sua escravidão", para a compreensão do camponês tradicional da antiguidade "

Guerra - Michael A. Hoffman II, sociedades secretas e psicológica


image

CONCLUSÃO

Este artigo analisou os principais pensadores no campo dos meios de comunicação, estrutura de poder da mídia e das técnicas utilizadas para manipular as massas, Creio que esta informação é vital para a compreensão do "porquê" dos temas discutidos no Apocalink. A  população "versus classe dominante" é uma dicotomia, descrita em muitos artigos, não é uma teoria da conspiração (novamente, eu odeio esse termo), mas uma realidade que tem sido claramente exposta nas obras de alguns dos homens mais influentes do século 20 .

Lippmann, Bernays e Lasswell , todos declararam que o público não está apto para decidir seu próprio destino, que é o objetivo inerente à democracia. Em vez disso, apelam para uma criptocracia, um governo oculto, uma classe dirigente no comando do rebanho "confuso". Como as suas ideias continuaram a serem aplicadas na  sociedade, então fica é cada vez mais evidente que a população seja ignorante, e isto não é um algo que os governantes queiram curar: É algo que é desejável e, de fato, necessário, para garantir o controle total e absoluto. Uma população ignorante não sabe os seus direitos, não busca uma maior compreensão das questões , ele simplesmente segue as
tendências. A cultura popular é escrava da ignorância e se a#000nta continuamente disto , servindo-se do entretenimento, com seu cérebro-nulo, degenerarado , muito usado pelas celebridades, para serem idolatradas. Muitas pessoas me perguntam: "Existe uma maneira de parar isto?" Sim, há:  Parem de comprar e consumir seu próprio escremento e leia um livro!

''Se uma nação pensa que possa  ser  ignorante e livre ao mesmo tempo, então  que nunca foi livre e nunca será.''
- Thomas Jefferson
Revellati Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).