Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Ebola está se espalhando na Libéria exponencialmente, alerta OMS

Até o momento, a Libéria é o país onde foram registradas mais mortes por causa do ebola

A OMS (Organização Mundial da Saúde) advertiu nesta segunda-feira que o vírus ebola está se espalhando "exponencialmente" na Libéria e que "milhares" de novos casos são esperados nas próximas três semanas.

Segundo a agência da ONU, métodos convencionais para controlar o surto que já matou pelo menos 2,1 mil pessoas "não estão tendo o impacto adequado".

O surto atinge principalmente o oeste da África. Além da Libéria, Guiné, Serra Leoa e Nigéria já registraram mortes.

Apenas na Libéria, até a última sexta-feira, 1.089 pessoas de um total de 1.871 diagnosticadas já morreram, o maior índice dentre os países afetados.

A Libéria também é onde o maior número de casos foi registrado.

Esforços

Para a OMS, é preciso triplicar ou até quadruplicar os esforços no país e em outras nações africanas para enfrentar de forma adequada a doença.

A organização ainda destacou a situação no condado de Montserrado, onde eram necessárias 1 mil camas para atender aos pacientes com ebola.

Mas, como somente 240 estavam disponíveis, muitas pessoas não podiam ser aceitas nos centros de tratamento.

Segundo a OMS, os táxis usados para transportar os pacientes infectados pelo vírus parecem ser uma "fonte importante da transmissão do ebola".

O vírus se espalha pelo contato direto com sangue contamidado, fluidos corporais ou órgãos, e também indiretamente, pelo contato com ambientes contaminados.

A epidemia atual tem uma taxa de mortalidade de 55% dos pacientes infectados.

Ajuda


Esforços precisam ser multiplicados para conter a epidemia, disse a OMS

Para conter a epidemia, a maior já registrada, os Estados Unidos e o Reino Unido planejam enviar tropas para o oeste da África.

Segundo o presidente americano, Barack Obama, os militares ajudarão a estabelecer zonas de isolamento e a garantir a segurança dos profissionais de saúde.

Uma nova clínica com 25 camas será criada pelos americanos na Monrovia, capital da Libéria, para tratar os médicos e enfermeiros que foram contaminados durante seu trabalho.

Uma vez construída, a clínica será gerida pelo governo liberiano.

"Essa não é uma luta só da Libéria", disse o ministro de Informação do país, Lewis Brown. "É uma luta da comunidade internacional que deve ser travada de forma muito séria e com todos os recursos possíveis."

Cura

Na tentativa de acabar com a epidemia do ebola, a OMS passou na última sexta-feira a recomendar a adoção de tratamentos que envolvam o uso do sangue de pessoas curadas.

O corpo humano consegue produzir os anticorpos necessários para combater uma infecção causada pelo ebola.

Assim, em teoria, os anticorpos que já fizeram efeito em um sobrevivente da doença podem ser transferidos pelo sangue para um paciente doente, ajudando o sistema imunológico dele para resistir ao vírus.

Não há dados em grande escala sobre a eficiência de uma terapia com sangue, já experimentada no passado.

Estudos feitos em um surto do ebola em 1995 na República Democrática do Congo indicaram que sete de um total de oito pessoas sobreviveram à doença após terem recebido um tratamento usando sangue de pessoas que sobreviveram ao mal.

Vacina

Ao mesmo tempo, remédios experimentais, como o Zmapp, que já foi usado em sete pacientes, estão em testes.

Também está sendo testada nos Estados Unidos uma vacina contra o ebola.

Os testes devem ser estendidos para outros centros no Reino Unido, em Mali e em Gâmbia nas próximas semanas. A OMS disse que os dados de segurança necessários para aprovar a vacina estarão prontos até novembro e, caso ela se mostre segura e efetiva, poderá ser usada no oeste da África imediatamente.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).