Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Bolívia lutará por uma Nova Ordem Mundial "justa" e sustentável no G-77


O presidente boliviano, Evo Morales, afirmou, nesta quarta-feira (8), ao tomar posse da presidência do Grupo dos 77 mais a China, que seu país promoverá uma nova ordem mundial pacífica, justa e baseada na harmonia com a natureza. “Defenderemos um planeta sem imposições, hierarquias, saques de recursos e guerras intervencionistas, no qual sejam considerados os direitos da Mãe Terra (Pachamama)”, afirmou. O G-77 reúne 133 países em desenvolvimento.

Para o mandatário, “a partir do G-77 devemos promover uma mudança nas prioridades da geração de riqueza, para passar do lucro e monopólio à satisfação das necessidades dos seres humanos”, declarou durante a cerimônia que contou com as presenças do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e do presidente da Assembleia Geral, John Ashe.

“É urgente superar a democracia representativa pela democracia participativa e comunitária, com o objetivo de encerrar o domínio das elites, para que todas as vozes sejam ouvidas igualmente”, observou Evo.

Defendeu ainda outro modo de produção e geração de riqueza de maneira mais sustentável, com o acesso aos serviços básicos como um direito humano universal, com a ciência a serviço da humanidade e o fim do capitalismo econômico, cultural, tecnológico e dos saberes. Para ele, o G-77 deve ser ativo na luta contra a fome, na construção de uma nova arquitetura financeira mundial e defesa dos recursos naturais pelos países.

"Não é possível que no século 21 continue a usurpação dos países por potências, é uma herança que tem que ser erradicada, porque os povos devem ser donos do seu destino", sentenciou. O mandatário boliviano também ressaltou a necessidade de uma ordem global sem impérios, marcada pela integração, paz e solidariedade.

Da Redação do Portal Vermelho,
Com Prensa Latina

Fonte: Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).