Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

The Guardian pode ser criminalizado por denúncia de espionagem

Alan Rusbridger, editor do jornal britânico The Guardian, presta depoimento a uma comissão parlamentar do Reino Unido.

Reuters / Luke MacGregor

A polícia do Reino Unido lançou uma investigação para averiguar se o jornal britânico The Guardian cometeu “possíveis” crimes de terrorismo ao publicar os documentos sobre a espionagem das agências de inteligência dos EUA e da Grã Bretanha, vazados pelo ex-técnico Edward Snowden. Alan Rusbridger, editor do jornal, testemunhou perante um comitê parlamentar nesta terça-feira (3).

Alan Rusbridger, editor do jornal britânico The Guardian, presta depoimento a uma comissão parlamentar do Reino Unido. Os parlamentares que ouviam o depoimento de Rusbriger insinuaram que o Guardian ajudou terroristas ao revelar a atividade clandestina conduzida pela Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) estadunidense e pela Central de Comunicações do Governo (GCHQ) britânica. As agências de inteligência e espionagem trabalhavam frequentemente em conjunto.

Cressida Dick, comissária-adjunto da polícia britânica, a Scotland Yard, disse aos parlamentares que “parece possível que algumas podem ter cometido alguns crimes” em conexão com o material coletado do computador portátil de David Miranda, confiscado quando o parceiro do jornalista Glenn Greenwald, que escrevia para o Guardian, passou pelo Reino Unido.

Miranda foi detido no aeroporto por horas afio enquanto era interrogado sobre as matérias escritas por Greenwald, a partir dos documentos que o jornalista recebeu de Snowden. As autoridades britânicas confiscaram o computador, o celular e outros dispositivos que Miranda carregava, inclusive com outros documentos enviados por Snowden.

As autoridades britânicas alegam que as informações enviadas pelo ex-técnico informático da NSA identificavam também seus espiões, e a sua publicação poderia colocar vidas em perigo direto. Rusbridger, por outro lado, disse que o jornal não publicaria este tipo de informação, e que seus editores nem sequer analisaram algumas das informações sobre a guerra no Iraque.

Parlamentares também ameaçaram o editor do Guardian ao insinuar que a sua equipe havia violado a Seção 58ª do Ato sobre Terrorismo, que estipula como crime a publicação ou apenas a transmissão de qualquer informação sobre membros das forças armadas ou funcionários da inteligência.

“Não é apenas sobre o que vocês publicaram, é sobre o que comunicaram”, disse Michael Ellis, membro do comitê. “Isso corresponde, ou pode corresponder, a um crime ofensivo”.

As autoridades britânicas fizeram buscas anteriormente nos escritórios do Guardian em Londres e destruíram discos rígidos que Rusbridger disse conterem documentos já enviados ao escritório do jornal em Nova York.

O editor defendeu constantemente seu direito legal e moral de publicar os documentos, afirmando que a atividade do governo detalhada por eles deve ser transmitida ao público.

Denúncias sobre a espionagem

A série de artigos revelou que os Estados Unidos, o Reino Unido e outros países monitoram chamadas telefônicas, correios eletrônicos e atividades das redes sociais de civis que não são necessariamente suspeitos de qualquer conduta criminosa.

“Publicamos 26 dos mais de 58.000 que vimos. Por isso, fizemos julgamentos muito seletivos sobre o que publicamos”, disse Rusbridger. “Não publicamos nomes e não perdemos o controle sobre eles.”

Críticos já compararam a linha de questionamento dos parlamentares às infames audiências anti-comunismo conduzidas pelo senador estadunidense Joseph McCarthy, no auge da Guerra Fria. Em artigo publicado no Guardian, Ben Emmerson, enviado especial da Organização das Nações Unidas para o contraterrorismo, disse que a audiência desta terça foi decepcionante para os que esperam por menos vigilância no futuro.

“A insinuação chocante de que este tipo de jornalismo pode ser igualado à ajuda e à incitação ao terrorismo precisa ser eliminada decisivamente”, escreve Emmerson.

“Atacar o Guardian é uma tentativa de orquestrar os serviços eles mesmos, ao distrair a atenção das questões reais. É papel de uma imprensa livre responsabilizar o governo, e ainda assim, há insinuações revoltantes de alguns parlamentares conservadores de que o Guardian deve enfrentar uma investigação criminal.”

Tradução de Moara Crivelente, da redação do Vermelho

Fonte: Russia Today

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).