Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Imprensa Britânica Sobre Bin Laden em 1993: "Guerreiro Anti-Soviético no Caminho para a Paz"


Vinte anos atrás, um jornal britânico publicou a história de um empresário saudita e engenheiro dedicado à reconstrução pacífica chamado... Osama bin Laden?

"Um guerreiro anti-soviético coloca seu exército no caminho para a paz". Assim se intitula um artigo de Robert Fisk para o 'The Independent' em 06 de dezembro de 1993, que formou uma imagem impressionante do guerrilheiro humilde que combateu o exército soviético no Afeganistão, e depois com a ajuda de seus mujahideen se dispuseram a completar a estrada que ligaria pela primeira vez na história Cartum e Porto Sudão.

"Com as maçãs do rosto salientes, olhos estreitos e longa túnica marrom, o Sr. Bin Laden parecia um verdadeiro guerreiro da lenda mujahedin", descreve o jornalista sobre o futuro "terrorista número um" na primeira entrevista que concedeu à mídia ocidental.

O futuro líder da Al Qaeda, na época apoiado pelos EUA, explica ao jornalista britânico que depois da guerra no Afeganistão os Mujahidin recrutados por ele retornaram ao Sudão para trabalhar pacificamente na construção de estradas.

"Eles gostam desse trabalho e eu também. Este é um grande plano que estamos fazendo para as pessoas daqui, que ajuda os muçulmanos e melhora suas vidas", afirmou Bin Laden.

No artigo de Fisk, Bin Laden se mostra indignado com o lixo das acusações levantadas contra ele por alguns meios de comunicação afirmando que treinava novos lutadores de jihad na Argélia, Tunísia e Egito. "Eu sou um engenheiro civil e um agricultor. Se tivéssemos campos de treinamento aqui no Sudão, seria impossível fazer este trabalho", argumentou ele.

"Quando se escreve a história do movimento de resistência afegã, a contribuição do Sr. Bin Laden aos Mujahideen e o resultado indireto de sua formação e assistência poderia tornar-se um ponto de desvio na história recente do fundamentalismo militante, embora, hoje em dia, se trata de minimizar o seu papel", prediz Robert Fisk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).