Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Sete Vulcões em Seis Países Entram em Erupção Simultânea


O mundo vive um momento turbulento, especialmente em seu interior e sob as placas do Pacífico. Nas últimas noites, sete vulcões em seis países entraram em erupção quase que simultaneamente como se anunciassem um evento global de grande magnitude.

No Japão, uma nova ilha apareceu no Pacífico. O vulcão submarino sob a ilha Nishinoshima entrou em erupção pela primeira vez em 40 anos. A marinha japonesa filmou as explosões de lava fervente que deram origem a nuvens de vapor e cinzas.


A quase 7.000 quilômetros de distância, no México, o vulcão Colima explodiu seu topo, após um período de relativa calma. Vapores e nuvens de cinzas subiram duas milhas e os trovões da montanha podiam ser ouvidos em cidades a centenas de quilômetros de distância.

Na Guatemala, a "Montanha de Fogo" expeliu lava causando uma queda de cinzas sobre cidades vizinhas. As explosões e as ondas de choque que ocorreram no vulcão puderam ser sentidas pelos moradores a mais de 6 quilômetros de distância. Portas e janelas foram danificadas, mas não houve nenhum dano extenso ou vítima até o momento.

Em Vanuatu o vulcão Yasur está dando motivos para preocupação. Embora as explosões sejam bastante fracas, a cinza que vem da montanha está começando a se acumular em terras agrícolas.

Sobre a Itália, o Monte Etna está depositando uma tela cinza. A erupção atual começou há alguns dias e foi ficando mais forte conforme o tempo passa. Uma erupção maciça iluminou o céu na quarta-feira. A nuvem de cinzas foi alta o suficiente para que os aeroportos da região tivessem vôos cancelados. O fluxo de lava foi o maior em anos, e a cidade de Zafferana sofreu alguns danos. Desviadores de lava foram postos em prática, e a maior parte da cidade escapou ilesa.



Na Indonésia, as nuvens de cinzas de quatro milhas de altura estão tornando a vida difícil para os residentes. A pequena erupção do Monte Sinabung levou à evacuação de mais de 6.000 pessoas porque os cientistas temiam uma grande erupção. Não houveram correntes de lava até o momento, mas a nuvem de cinzas está crescendo.

Ainda na Indonésia, na ilha de Java, o Monte Merapi explodiu ontem. Centenas de pessoas foram mortas na última erupção em 2010. Não há notícias de vítimas neste momento.

Então, há erupções grandes o suficiente para motivar as evacuações. Voos foram cancelados. Uma nov ilha surgiu no Japão. Eu teria chamado isso de "digno de noticiar", mas, obviamente, eu estou errado. Se eu estivesse certo, isso seria sido de conhecimento comum. Mas nenhum canal de TV importante tem noticiado isso.

Tantos vulcões jogando gás, cinzas e partículas no ar podem ter um efeito sobre o clima, este é um fato científico. Eu não estou dizendo que estes vulcões anunciam o início de uma nova era do gelo, mas o planeta certamente parece estar ficando um pouco mais ativo nos últimos tempos.

Grandes erupções continuas colocam uma enorme quantidade de material na atmosfera, e essas partículas refletem a luz solar para fora da Terra. Quando há um número suficiente deles as temperaturas podem cair. A erupção do Monte Pinatubo, nas Filipinas, reduziu as temperaturas em cerca de 0,5°C em todo o hemisfério Norte.

Considerando-se que estamos em um período de reflexão, ter tantos vulcões ativos ao mesmo tempo não é bom. Além dos efeitos devastadores que a lava e as cinzas podem ter sobre as vidas das pessoas que vivem perto deles, os impactos globais podem ser enormes.

Culturas perdidas devido a queda de cinzas e temperaturas mais baixas podem levar à fome, como aconteceu após a erupção do Tambora em 1815, e perdas econômicas de milhões de dólares por dia, como aconteceu com a erupção do Eyjafjallojkull em 2010.

Os espasmos da terra vêm sem aviso, mas ao mesmo tempo, esses espasmos devem ser uma chamada para todos nós acordarmos e vernos que a mudança pode acontecer num piscar de olhos. É melhor estar preparado para isso. 

Fonte: 21 de dezembro de 2012 
Via: Revellati online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).