Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Programa do Governo Americano para Controlar o Pensamento Religioso Através de Estimulação Magnética Transcraniana


O governo dos EUA está trabalhando em um programa para... bem... programar a maneira de ver a religião? Um denunciante (whistleblower) que já trabalhou no programa diz que sim e ele quer que você saiba exatamente o que vem acontecendo.

O primeiro passo para a verdade é ficar informado.

Se eu lhe disser que o Departamento de Defesa estava usando o dinheiro do contribuinte para aprender a influenciar as pessoas com as crenças religiosas, a fim de controlar essas crenças, iria realmente surpreendê-lo? Você acha que eu sou um teórico da conspiração usando um capacete de papel alumínio (tin foil hat)? Você se importaria se eu lhe dissesse que o programa visava controlar os muçulmanos fundamentalistas? E também cristãos fundamentalistas?

Aqui está a história:

Em 2012, o Centro para Comunicação Estratégica (CSC) da Universidade do Estado do Arizona foi premiado com uma bolsa de pesquisa dólar 6,1 milhões dólares do DARPA ou Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa. O objetivo do projeto de acordo com o site da Universidade é "estudar a neurobiologia da compreensão narrativa, validar teorias narrativas e explorar a relação entre narrativa e persuasão."

Muita conversa técnica lá, então vamos cavar os detalhes:

O programa do CSC é realmente sobre a criação de narrativas. Usando comunicação eficaz, em grande parte através de vídeos, para controlar o processo de pensamento de grupos de pessoas. E finalmente, para ser capaz de desencadear narrativas através da estimulação magnética. Em sua essência, o programa é focado em como ganhar a narrativa contra o extremismo muçulmano. É um conceito bastante interessante.

De acordo com documentos vazados para nós, este projeto integra conhecimentos de três terrenos teóricos mutuamente informativos.

Em suma, o objetivo do programa é combater e mudar narrativas religiosas por causa de seu papel nos "comportamentos extremistas". O informante que revelou este programa para nós trabalhou durante vários anos no programa. Ele pediu para não ser identificado.

Ben (Entrevistador): O que lhe disseram sobre a proposta, quando você começou a trabalhar com ele (o programa)?

Denunciante: Sim, eu pensei que era benigno. Disseram-me que estava prestes a tentar descobrir quais partes do cérebro são afetadas pela persuasão narrativa. Apenas para descobrir isso por razões meramente acadêmicas. Então, olhamos para o transporte da narrativa que é basicamente como um indivíduo é transportado para uma narrativa, como eles entendem isso... tipo como quando você lê um bom livro você fica realmente encantado com ele.

Em sua essência, o programa tenta mapear o cérebro para determinar quais partes do cérebro permitem que você aceite uma narrativa que lhe é apresentada. Isto é chamado de teoria da narrativa.

O mapeamento dessa rede levará a uma compreensão mais completa da influência que a narrativa tem na memória, emoção, teoria da mente, da identidade e da persuasão, que por sua vez influenciam a decisão de se envolver em violência política ou participar de grupos violentos, ou ainda apoiar grupos ideologicamente ou financeiramente.

Veja, o projeto é focado na crença de que a razão dos muçulmanos no Oriente Médio serem seduzidos a violência religiosa não é por causa da realidade do que está acontecendo ao seu redor por si só, mas porque eles estão acreditando em uma narrativa local ou regional.

Ben: A narrativa local e regional, então, é que o cérebro assume automaticamente as coisas por causa de uma narrativa que fomos ensinados desde a nossa infância, não é isso?

Denunciante: Certo, isto é verdade. Nós chamamos estas de narrativas mestres. Assim, nos EUA, temos esta narrativa principal "trapos a riquezas", onde se você trabalhar duro você pode se tornar bem sucedido e fazer uma tonelada de dinheiro. Assim, no Oriente Médio, eles sempre usam o exemplo do Faraó.

Essa é a narrativa mestre que está no Alcorão, onde há este líder corrupto que, você sabe, é muito ruim para a sociedade. E eles usam o exemplo de Sadat, que foi assassinado. Quando o assassino o matou, ele disse, "Eu matei o Faraó, eu matei o Faraó." Então eles assumem que ele estava contando com essa narrativa mestre islâmica para motivar suas ações.

Então como o programa muda isso? Mais uma vez um monte de linguajar técnico, então me acompanhem. Mas está basicamente dividido em três fases.

A Fase I é mapear a Rede de Compreensão Narrativa (NCN em inglês) utilizando um conjunto de estímulos concebidos a partir do ponto de vista de duas culturas religiosas diferentes.

A Fase II vai testar hipóteses geradas na Fase I, adicionando duas manipulações adicionais de validação e transporte de narrativa.

A Fase III, que investiga possibilidades de romper literalmente a atividade da NCN através de Estimulação Magnética Transcraniana.

Ben: A Fase III é bastante interessante. Notei na documentação que diz que não vamos falar muito sobre isso, porque sabe-se lá se algum dia chegaremos lá. Mas quando você lê o que é a Fase III é um pouco surpreendente, é chamado de Estimulação Magnética Transcraniana. Isso não é algo de ficção científica, não é algo que eles inventaram. Esta é uma técnica real que já foi utilizada no passado, correto?

Denunciante: Sim, começou no campo da psiquiatria, quando as pessoas estavam deprimidas e quando você está deprimido certas partes do seu cérebro não estão funcionando corretamente. Então, eles criaram essa tecnologia, que é basicamente um grande ímã, e o colocam em seu cérebro e ele desliga a parte do cérebro que está ruim ou errada e que iria ajudá-los com sua depressão por várias semanas a um mês e eles voltariam e fariam isto de novo. Portanto, esta tecnologia tem existido em torno de dez ou quinze anos.

Ben: Então é isto "propaganda" de alta tecnologia, o que estamos falando.

Denunciante: propaganda de alta tecnologia e validada, sim. Então, se eles são capazes de desativar uma parte do cérebro e se livrar da narrativa principal que fará com que você não acredite em uma afirmação em particular, eles teriam validado esta propaganda. Então, se eles desligarem parcela X, eles sabem que a propaganda irá funcionar e o indivíduo vai acreditar no que quer que esteja sendo dito a eles.

Então, por que tudo isso? Como o projeto é baseado na ideia de que, apesar do "bom trabalho" dos EUA no Oriente Médio, a mensagem do trabalho não está sendo recebida.

"A frequente rejeição das mensagens dos EUA pelas populações locais no Oriente Médio, apesar da insistência dos EUA sobre a verdade objetiva da mensagem, ilustra o paradigma da narrativa em funcionamento.

A bem documentada "brecha entre o dizer-fazer' entre as mensagens dos EUA e ações dos Estados Unidos é visto por alguns como contribuindo para a falta de validade narrativa nas histórias produzidas pelos EUA. Da mesma forma, as histórias de ajuda dos EUA não soam verdadeiro em uma cultura na qual os estrangeiros cristãos, desde o século 11, foram os invasores e procuram destruir e governar."

Então, como resolver isso?

Ben: Como você move alguém que simplesmente assiste a um vídeo todo o caminho até a linha de comportamento? É uma ferramenta muito poderosa, se você é capaz de fazer isso.

Denunciante: Certo, então eles pensam que talvez declarações extremistas ou um vídeo como da Al Qaeda irão levar algumas pessoas a cometer um atentado suicida, por exemplo. Então, eles estão tentando olhar para este vídeo ou para as declarações e tirar uma parte do seu cérebro que vai pensar que eles se encaixam com a sua cultura ou narrativa principal e isto possivelmente leve-os a não cometer esses atos extremistas violentos.

Então, o que você precisa saber é que este programa se resume a uma idéia central. Se as pessoas não estão chegando às conclusões que o governo dos EUA gostaria que elas chegassem, deve haver uma maneira de forçá-los a aceitar essas narrativas.

Lembre-se que a alegação é que os EUA, apesar de "dar ajuda" é visto no Oriente Médio como invasores. Isso, de acordo com o programa de investigação é o produto de narrativa incorporada, e não um resultado de uma ação.

Assim, a visão dos EUA como invasores em países onde temos que exércitos permanentes, dezenas de bases militares, os EUA pagando barões da droga no Afeganistão ou os senhores da guerra regionais no Iraque ou onde eles consistentemente bombardeiam com drones no Iêmen, Paquistão e Somália ou onde financiam os ditadores até que esses ditadores sejam derrubados e então financiam os rebeldes, que acabam se tornando ditadores.

Tudo isso não tem nada a ver com o ponto de vista dos muçulmanos no Oriente Médio dos EUA, porque claramente eles estão perdendo o fato de que os EUA dá ajuda.

O próximo passo, o controle da narrativa, e se necessário, a utilização da estimulação magnética para forçar as pessoas a aceitarem a visão dos EUA que desejamos que eles tenham.

Afinal, os muçulmanos extremistas não são perigosos? Cristãos extremistas? Veja o problema com a questão é quem vai definir extremista? Quem decide se as crenças religiosas são inerentemente perigosas?

E se acreditamos que o governo deveria ter o poder de controlar a forma como o extremista pensa... Não teria então a autoridade para decidir o que e como todos nós pensamos?

Fontes: (nota do artigo original) Nós não podemos postar os documentos vazados de programa aqui porque a ASU (Universidade do Estado do Arizona) alegou violação de propriedade intelectual.

Nota: entrei em contato com CSC da Universidade Estadual do Arizona solicitando uma entrevista sobre este programa. Um porta-voz disse-me que a Universidade não iria comentar sobre o programa. E que todos os questionamentos devem ser enviados para DARPA.

Nota Blog Anti-NOM: Acredito ter encontrado o estudo que o autor do artigo disse ter sido proibido de publicar. O nome do artigo é "Toward Narrative Disruptors and Inductors: Mapping the Narrative Comprehension Network and its Persuasive Effects" e ele pode ser encontrado neste documento do SlideShare. Esta página do CSC da Universidade do Estado do Arizona cita o estudo.

Eu (Blog Anti-NOM) traduzi um trecho do estudo original:

Ou seja, vamos realizar gravação simultânea de de fMRI (Ressonância Magnética Funcional) e EEG ( Eletroencefalografia) enquanto os participantes estão completando o paradigma da integração vertical. Na terceira fase deste projeto, vamos utilizar a estimulação magnética transcraniana (Magstim 200, Jali Medical Inc.) para interromper temporariamente as regiões do cérebro responsáveis ​​pela compreensão da narrativa.

A estimulação magnética transcraniana é um método não invasivo para causar polarização nos neurônios do cérebro por indução eletromagnética. A Indução induz correntes elétricas fracas usando um campo em rápida mudança. Esta técnica permite que os cientistas interrompam as redes neurais e examinem o comportamento. Pretendemos usar esta técnica durante o paradigma da integração vertical nas Fases 1 e 2 para examinar os efeitos da interrupção do cérebro na compreensão da narrativa e da persuasão.

Mais especificamente, com base nas fases 1 e 2, as regiões específicas do cérebro que compõem a rede de compreensão narrativa serão selecionadas incluindo aquelas que: (a) podem ser avaliadas e manipuladas de forma segura por meio de Estimulação Magnética Transcraniana, e (b) ocupar a posição mais crítica/central na de rede, e (c) estão associadas com os efeitos mais fortes do ensaios de Fase I e II.

Um comentário:

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).