Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Jornal italiano diz que Rússia espionou líderes do G20; Kremlin nega


A Rússia negou os relatos de que seus serviços de inteligência espionaram centenas de delegados estrangeiros que compareceram à cúpula do G20 realizada em São Petersburgo, em setembro, por meio de brindes como ursos de pelúcia, diários e conectores USB.

Em relatório destinado aos serviços de segurança italianos, o gabinete de segurança do Conselho Europeu alertou que pelo menos 300 itens entregues na cúpula entre 5 e 6 de setembro foram descobertos como sendo dispositivos de espionagem, segundo reportagem publicada esta semana pelo jornal italiano Corriere della Sera.

O porta-voz do Kremlin Dmitri Peskov alegou desconhecer a fonte das recentes acusações.

"Sem dúvida, isso não é nada mais do que uma tentativa de desviar o foco de questões já existentes de fato nas relações entre capitais europeias e Washington para questões não existentes e sem substância", disse ele, de acordo com a agência de notícias RIA.

Segundo o Corriere dela Sera, interrogatórios de rotina com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e outros delegados da União Europeia revelaram que eles receberam chaves USB e cabos para conectar smartphones a computadores pessoais como brindes.

A matéria diz que autoridade da UE alertaram os serviços de inteligência da Alemanha, que conduziram testes detalhados nos itens.

"São dispositivos adaptados para interceptação clandestina de dados dos computadores e telefones móveis", dizia o relatório inicial, de acordo com o jornal.

O jornal La Stampa disse que dispositivos mostraram "anomalias" e sinais de "manipulação", mas não ficou comprovado o quanto de informação foi coletado pela espionagem russa.

A reportagem parece mostrar um padrão mais tradicional de coleta de informações do que os relatos sobre a espionagem norte-americana.

O jornal britânico The Guardian noticiou em julho que os serviço de inteligência da Grã-Bretanha espionaram alguns delegados que foram à cúpula do G20 em 2009 ao oferecer conexões grampeadas de Internet gratuita.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).