Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Filmadora secreta de 1,8 gigapixel usa tecnologia que você carrega no bolso


Por: Cesar Grossmann

O que você consegue quando junta 368 câmeras de celulares de 5MP (megapixels) em um mosaico, quatro lentes, um software e um hardware supersecreto?

O Autonomous Real-Time Ground Ubiquitous Surveillance Imaging System, ou Argus-is (algo como “Sistema de Imagens de Vigilância Ubíquo de Solo em Tempo Real Autônomo”, e se você não se impressionou com a palavra “ubíquo”, é por que você não a procurou no dicionário ainda).

O Argus-is parece estar a altura do nome: é um sistema de vigilância a bordo de naves não tripuladas (“drones”) com uma câmera de 1,8 gigapixel, capaz de rastrear um trecho de superfície de 64 quilômetros quadrados em alta resolução a uma altitude de 6.000 metros, resolver objetos de 15 centímetros e observar alguém dando um tchauzinho a 5.300 metros de altitude.

Mais que isto, o Argus-is tem inteligência e é capaz de rastrear 65 alvos ao mesmo tempo. As imagens de 1,8 GP fluem do drone para o solo a uma velocidade de 10 fps (frames por segundo).

O Argus-is fornece imagens de vídeo na qualidade VGA (640×480 pixels) para cada alvo individual, ou 65 vídeos “classe Predator”. Com este brinquedinho, se menos de 65 pessoas deixarem um prédio ao mesmo tempo, o sistema pode rastrear todas ao mesmo tempo, até saírem de seu campo de visão.

Cada dia de vigilância do Argus-is fornece 1 milhão de terabytes de vídeo, ou um exabyte. Tudo fica guardado e pode ser revisto a qualquer momento. 


O projeto para esse filmadora recebeu um financiamento de US$ 18,5 milhões (cerca de R$ 37 milhões) e foi completado em 30 meses. O vídeo que vemos acima faz parte de um documentário da PBS, chamado “Rise of the Drones“, e mostra parte do que o Argus-is é capaz de fazer. Será que essas belezinhas já estão em funcionamento? Pouco se sabe.

Os militares americanos não dizem onde, nem quantas existem por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).