Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Corporações americanas estão abastecendo uma epidemia de obesidade com ingredientes viciantes


Até 2030, mais da metade dos norte-americanos poderão ser obesos, custando ao país 500 bilhões de dólares em produtividade econômica perdida. A indústria de alimentos, no entanto, está fazendo o seu melhor para manter o público viciado - não importa o preço.

Com um em cada três adultos clinicamente obesos e 40 por cento das crianças com excesso de peso oficialmente, os EUA são o país mais gordo do mundo desenvolvido. A crescente crise de saúde pública apresentará casos de diabetes, doenças cardíacas, derrames e câncer disparando nas próximas duas décadas, tendo um sistema de saúde já tenso ao ponto de ruptura.

Mas, com os fabricantes de alimentos interessados em manter clientes fiéis, maximizando seus lucros, as preocupações de saúde pública são susceptíveis de serem ofuscadas pela linha de fundo.

"O que esses cientistas de alimentos têm feito é que eles vão a um laboratório e criam essas misturas químicas que são muito doces, muito gordurosas e muito salgadas. E eles chamam isso de ponto da felicidade. Ou seja, eles criaram alimentos viciantes que vão chegar aos consumidores viciados e eles vão continuar querendo voltar para mais e mais alimentos", disse Elizabeth Kucinich, do Comitê de Médicos para uma Medicina Responsável.

E enquanto os críticos também podem apontar para questões de auto- controle, os alimentos que são menos saudáveis também são os mais baratos, embora esta realidade é mais um fracasso da política do governo do que uma inevitabilidade.

Em 1980, ninguém tinha sequer ouvido falar de xarope de milho de alta frutose. Mas os subsídios agrícolas distorceram muito os preços no mercado, trazendo a ascensão de milho barato, o que é uma classificação de alimentos altamente processados, como refrigerantes e muito do que se encontra nas prateleiras dos supermercados.

Entre 1985 e 2010, o preço de bebidas adoçadas com xarope de milho de alta frutose caiu 24 por cento em termos reais, com as crianças americanas consumindo em média um extra de 130 calorias por dia a partir de refrigerantes.

Se isso não fosse ruim o suficiente, um estudo da Universidade de Princeton de 2010 descobriu que ratos com acesso ao xarope de milho de alta frutose ganhavam substancialmente mais peso do que aqueles com acesso ao açúcar de mesa, mesmo se a sua ingestão calórica total fosse igual.

No entanto, um plano do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, para limitar copos de refrigerante de 448 mL, por exemplo, foi recebida com escárnio, mesmo quando os benefícios para a saúde pública de tal proibição fossem óbvios.

E não é só milho. A caseína, uma proteína do leite utilizada em alimentos processados, também tem qualidades viciantes que levam a excessos alimentares.

"A proteína do leite ... caseína, quando ele se quebra em nosso sistema digestivo, se transforma em casomorfina, que é relativo à morfina - a droga", disse Kenneth Kendrick, um informante e defensor da segurança alimentar. "Isso nos dá um pequeno estímulo em nosso cérebro e nos dá um pouco de prazer."

Kendrik disse que a razão pela qual alimentos nos EUA são tão viciantes e carregados de gordura, açúcar e sal, é simples.

"Em uma palavra , eu diria : ganância. Nós, obviamente, estamos colocando o dinheiro acima da saúde pública" , disse ele. "Tal como acontece com os cigarros, queremos manter as pessoas viciadas. Eu o comparo com o que a indústria do cigarro fez. Eles deliberadamente queriam colocar coisas que são viciantes porque isso impulsiona as vendas e vai continuar a impulsionar as gerações de vendas."

"Enquanto os países europeus exigem que alimentos geneticamente modificados sejam rotulados, nos EUA a indústria de biotecnologia e empresas como Pepsi Co. e Coca Cola gastaram milhões no ano passado para derrotar o referendo da Califórnia para a rotulagem de OGM - organismos geneticamente modificados", disse Kucinich .

É esta tempestade perfeita de controle de rotulagem, aditivos alimentares que causam dependência e de marketing incrivelmente eficaz que faz a América entrar no caminho para uma epidemia de proporções monumentais.

(E não se esqueçam que a cultura americana de alimentos industrializados está em toda parte, em quase todos os países ocidentais)

Fonte: RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).