Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de setembro de 2013

ONU confirma uso de armas químicas na Síria


O documento apresentado pelos inspetores nesta segunda-feira (16) não aponta responsáveis pelo atentado.

Inspetores das Nações Unidas confirmaram o uso de armas químicas no ataque do mês passado num subúrbio de Damasco. Mas o documento apresentado nesta segunda-feira (16) não aponta responsáveis pelo atentado.

As cenas que chocaram o mundo no mês passado são mesmo de vítimas de armas químicas. O relatório dos inspetores da ONU, apresentado ao conselho de segurança, afirma que "no dia 21 de agosto, armas químicas foram usadas no conflito, e também contra civis e crianças numa escala relativamente grande. Coletamos provas claras de que mísseis contendo gás sarin foram usados nos arredores de damasco".

Os inspetores da ONU encontraram vestígios de gás sarin na área da explosão e em amostras de sangue e urina de várias vítimas do ataque. O sarin é um gás que afeta o sistema nervoso e pode levar à morte, por isso o uso dele é considerado um crime de guerra. O relatório só não aponta o culpado.

Foi o maior ataque químico dos últimos 25 anos, segundo o secretário-geral da ONU. Ban Ki Moon disse que é preciso levar os responsáveis a julgamento.

Para a embaixadora americana na ONU, o tipo de míssil e a quantidade de gás descritos no relatório deixam claro que o governo de Bashar al-Assad foi o responsável pelo ataque.

Nesta segunda, representantes de Reiono Unido, França e Estados Unidos se reuniram em Paris, para pressionar o governo sírio a cumprir o acordo, costurado por americanos e russos. Unidos e Rússia.

Dentro de sete dias, a Síria precisa dizer quantas armas químicas tem e onde elas estão. O arsenal deve ser destruído ou retirado do país até o meio do ano que vem.

"Se Assad não cumprir os termos do acordo, todos nós concordamos - inclusive a Rússia - que haverá consequências", disse o secretário de estado americano, John Kerry.

Mas o chanceler russo, que culpa os rebeldes pelo uso de armas químicas, deu a entender que vai se opor a uma intervenção militar.

A comissão independente chefiada pelo brasileiro Paulo Sergio Pinheiro é quem vai indicar os responsáveis pelo ataque. O grupo investiga também outros 13 possíveis ataques químicos. Em entrevista à correspondente da Globonews em Genebra Bianca Rothier, Paulo Sérgio Pinheiro afirmou que é preciso conhecer todo o relatório.

“Além do que nós já sabemos, do que foi compartilhado pelo Conselho de Segurança, nós precisamos de mais detalhes do relatório propriamente dito. Indo à Síria ou não, nós vamos ter que apresentar um relatório”, declarou Pinheiro.

Veja o video:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).