Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Smart TVs podem ser hackeadas e até usadas para espionar


Por Aline Jesus

Já pensou que sua Smart TV também pode virar alvo de hackers e até ser usadas para espionar os seus dados e o que você faz ou fala?

Veja como.

As Smart TVs também podem ser alvos de invasões de hackers. Especialistas em segurança de dispositivos eletrônicos participando da conferência Black Hat, na última quinta-feira (01/08/13), demonstraram alguns modelos de TVs inteligentes que são vulneráveis a ataques de usuários maliciosos, que podem acessar arquivos de basicamente qualquer aplicativo instalado nelas.

Aaron Grattafiori e Josh Yvor foram os responsáveis por demonstrar a vulnerabilidade que diversos modelos de Smart TVs da Samsung, lançados em 2012, têm. No fim do ano passado, eles alertaram a companhia sobre o problema, que emitiu patches para corrigirem as tais falhas. Entretanto, foram descobertas novas falhas que podem, potencialmente, ser exploradas por hackers caso não sejam corrigidas.

O grande problema de segurança no caso é o fato de os apps das TVs inteligentes da Samsung serem escritos com as linguagens Javascript ou HTML5, que são bastante vulneráveis aos ataques tradicionais de hackers, sem precisar nem de muita sofisticação para que um usuário malicioso se aproveite das falhas e consiga invadir o sistema.

Aproveitando alguns bugs e editando APIs de aplicativos, Grattafiori e Yavor conseguiram inserir códigos maliciosos em mensagens de texto e no navegador, para então ganharem acesso à TV. Assim que o televisor é comprometido, o hacker tem total controle e pode espalhar seu ataque aos contatos de vítima, podendo, portanto, criar um vírus para as Smart TVs.

Esta é a primeira vez que especialistas fazem uma apresentação dedicada ao assunto e o conteúdo dela parece ser, realmente, um pouco alarmante devido à facilidade que eles apresentaram para invadir um aparelho. Obviamente, o processo todo não foi detalhado, até mesmo para não incentivar usuários mal intencionados a tentarem repetir a ação. No entanto, os pesquisadores pedem atenção.

“A TV só tem um usuário, então qualquer tipo de complicação em seu Smart Hub, que é o sistema inicial, vai ter a mesma permissão de qualquer usuário. Ou seja, você pode fazer tudo, qualquer coisa”, explica Grattafiori, em entrevista ao site Mashable.

De acordo com a dupla, portanto, é preciso tomar muito cuidado com a segurança de uma Smart TV, mesmo que as empresas já tenham lançado patches para as falhas apresentadas. Segundo eles, o comportamento e ideal para o usuário é manter o dispositivo sempre atualizado e não instalar apps inúteis, de desenvolvedores desconhecidos ou de redes sociais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).