Pesquisar este blog

sábado, 24 de agosto de 2013

O nome por trás da ONU: John D. Rockfeller Jr


John Davison Rockefeller Jr. (29 de janeiro de 1874 - 11 de maio de 1960), empresário e filantropo estadunidense. Era o único homem entre os cinco filhos do magnata do petróleo, John Davison Rockefeller, considerado o homem mais rico de todos os tempos. Era invariavelmente chamado de Júnior, para diferenciá-lo de seu pai famoso.

Rockefeller Jr. é mais lembrado por sua filantropia, dando mais de 537 milhões dólares a causas sociais durante sua vida. Ele criou uma fundação, em 1938, para canalizar doações para suas causas favoritas; anteriormente, a sua principal organização filantrópica era a Fundação Davison. Em maio de 1913 ele se tornou presidente da Fundação Rockefeller. A partir daí, ele expandiu dramaticamente o escopo desta instituição fundada por seu pai. Mais tarde, iria se envolver em outras duas organizações criadas pelo Senior: a Universidade Rockfeller e o Conselho de Educação Internacional.

Através de negociações feitas por seu filho Nelson Rockefeller, em 1946, ele comprou, por US $ 8,5 milhões, através de um grande promotor imobiliário de Nova York, William Zeckendorf, um terreno ao longo do East River, em Manhattan, e o doou para que fosse construído a sede das Nações Unidas. Outra conexão sua com a ONU foi o seu apoio financeiro inicial á instituição antecessora, a Liga das Nações, o que incluiu um presente para dotar uma biblioteca principal para a Liga, em Genebra, que ainda hoje continua sendo um recurso para a ONU.

Em dezembro de 1945, o senado e a Câmara dos Representantes dos EUA, por unanimidade, requisitaram que a ONU tivesse sua sede nos Estados Unidos. A ONU aceitou a sugestão e, após considerar alguns locais em Black Hills, Flushing Meadows-Corona Park, Navy Island e o local que se tornaria o World Trade Center, construiu a sede da ONU em Nova Iorque entre 1949 e 1950 ao lado do East River em um terreno adquirido por U$ 8,5 milhões doados por John D. Rockfeller Jr. A sede foi oficialmente aberta em 9 de janeiro de 1951, apesar da construção não ter sido totalmente finalizada antes do dia 9 de outubro de 1952.

Devido a um acordo feito com o governo norte americano, a ONU usufrui de alguns privilégios e imunidades diplomáticas, porém, na maioria das vezes, as leis da cidade e do estado de Nova Iorque, além das leis dos Estados Unidos, também se aplicam. A principal sede da ONU está localizada em Nova Iorque, porém outras grandes agencias da organização se localizam em Genebra, Haia, Viena, Nairóbi e outras localidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).