Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Implantar um microchip no cérebro poderia ajudar a recuperar a memória


(CNN) - Implementar as informações para o cérebro por meio de um microchip? A idéia, digna de uma história de ficção científica, pode se tornar realidade em breve.

A equipe dos EUA pretende implementar um dispositivo de memória em um pequeno número de voluntários ao longo dos próximos dois anos. Seu objetivo é estar disponível para todos os pacientes dentro dos próximos cinco a 10 anos.

A equipe, composta por pesquisadores da University of Southern California, Wake Forest University e outros parceiros, tem vindo a trabalhar há uma década no desenvolvimento do projeto, considerado pelo MIT como um dos dez avanços tecnológicos mais importantes de 2013.

"Eu nunca pensei que veria isso", disse Ted Berger , professor de engenharia biomédica na Universidade do Sul da Califórnia. "Talvez isso me beneficia, mas se ele vai ajudar os meus filhos", acrescentou.

Rob Hampson , professor associado de fisiologia e farmacologia da Wake Forest, concorda. "Estamos nos movendo para a frente e mais perto", disse ele.

Cientistas acreditam ter decifrado como as memórias de longo prazo são construídos, armazenados e recuperados, e como replicar esse processo em cérebros danificados, seja por acidente vascular cerebral ou lesões localizadas.

Berger disse que as memórias recordes em áreas livres do cérebro e, em seguida, usar essa informação para prever como a parte danificada deve agir. Ele explicou que o uso de eletrodos para estimular as áreas danificadas para que possamos replicar as ações de células saudáveis.

Estão concentrados no hipocampo , parte do córtex cerebral em que as memórias de curto prazo tornar-se a longo prazo. Berger observou como os sinais elétricos passam pelos neurônios para formar memórias de longo prazo e imitou os movimentos usando dispositivos eletrônicos.

Experiências em ratos e macacos demonstraram que certas funções cerebrais podem ser substituídos por sinais gerados por eléctrodos.

"Nós estamos olhando para dispositivos dentro de cinco a 10 anos para os seres humanos", diz Hampson.

O objetivo final da pesquisa em memória iria tratar a doença de Alzheimer, mas ao contrário de derrames ou lesões localizadas, a doença tende a afetar várias partes do cérebro, especialmente em estágios avançados. Por esta razão, estes implantes não parecem ser viável a curto prazo.

No entanto, Berger imagina um futuro em que a medicina e os implantes podem ser combinados para tratar a demência precoce. Os fármacos podem ser utilizados para melhorar a acção das células em torno das zonas danificadas e o implante poderia substituir muitas das células perdidas no lesado. "Eu acho que a melhor estratégia é a utilização de ambas as drogas e dispositivos", diz Berger.

Infelizmente, a equipe descobriu que o seu método pode ajudar pacientes com demência estágio avançado. "Quando o paciente tem pouco a perda de memória, você provavelmente tem sinais residuais suficientes para estimulá-los, mas não será possível quando a perda é significativa", disse Hampson.

Wake professora Floresta acredita que será difícil para as pessoas aceitarem as suas propostas, mas não acredita em voluntários de abastecimento curtas para tentar o implante.

E o projeto, parcialmente financiado pelas forças armadas dos EUA poderia ter a participação dos soldados que voltam para casa com trauma cerebral, explicou Hampson.

O que você acha dessa nova tecnologia? Conte-nos nos comentários. 

Fonte: CNN

3 comentários:

  1. olá amigo, este artigo me fez lembra de um filme interessante, chama-se invasor de mentes o filme retrata um sinistro futuro controlado pelas empresas na qual implatam chips no cérebro das pessoas com o objetivo de marketing, será este o futuro que nos aguarda ?

    http://www.filmesdecinema.com.br/filme-invasor-de-mentes-7162/

    http://www.youtube.com/watch?v=q8xGbDzyH3c

    ResponderExcluir
  2. Eu creio que sim irmão... estamos a beira da era do Anti-cristo onde haverá total controle, e a tecnologia junto com a engenharia genética já estão em possibilidades de agir!

    Deus no guarde!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu blog,espero que um dia tudo isso acabe....

    ResponderExcluir

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).