Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Rússia busca Terceira Guerra Mundial, acusa premiê ucraniano


Por iG São Paulo

Para Arseniy Yatsenyuk, tentativa de Moscou em iniciar conflito armado na Ucrânia pode provocar um embate militar na Europa

O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk, acusou nesta sexta-feira (25) a Rússia de querer ocupar 'militar e politicamente' o país e ainda afirmou que Moscou busca a terceira guerra mundial.

O primeiro-ministro da Ucrânia Arseniy Yatsenyuk, centro, fala durante encontro com líderes regionais em Donetsk, Ucrânia (11/04)

De acordo com Yatsenyuk, as tentativas russas para iniciar um conflito na Ucrânia vão levar a um embate militar na Europa. O discurso forte do premiê foi divulgado em meio a uma crescente escalada de tensões na região ucraniana.

Na quinta (24), o chefe de Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, ordenou novos exercícios militares perto da fronteira com a Ucrânia oriental depois que as forças ucranianas anunciaram a morte de cinco militantes pró-russos em uma operação para a retirada dos bloqueios em estradas perto da cidade de Slavyansk, leste do país.

Os confrontos foram os primeiros desde que o presidente em exercício Oleksandr Turchynov ordenou na terça-feira a retomada das operações militares no leste ucraniano, onde manifestantes pró-Rússia e homens armados mascarados tomaram o controle de prédios do governo em ao menos dez cidades e montaram bloqueios de rua.

"Temos de reagir a esses acontecimentos de alguma forma", disse Shoigu em comentários televisionados.

A Rússia já tem dezenas de milhares de soldados posicionados em regiões ao longo de sua fronteira com a Ucrânia. Os mais recentes exercícios militares russos envolverão tropas terrestres no sul e ocidente e forças aéreas patrulhando a fronteira, disse Shoigu.

Entenda: Saiba quais são as cidades afetadas pelo movimento separatista na Ucrânia

Ele também citou fontes não especificadas dizendo que Kiev enviou mais de 11 mil soldados e 160 tanques contra os insurgentes pró-Rússia, que ele contabilizou como tendo menos de 2 mil integrantes. Não como verificar esses números de forma independente.

Enquanto isso, autoridades dos Estados Unidos - incluindo o presidente Barack Obama - prometeram ações internacionais mais punitivas que visam atingir a economia da Rússia se Moscou, na opinião deles, continua a agravar a situação.

Durante coletiva na Coreia do Sul nesta sexta, Obama afirmou que falaria com outros líderes europeus sobre impor mais sanções contra a Rússia por causa de suas ações na crise da Ucrânia. Haverá sanções específicas que estão "prontas para serem impostas”, disse ele, ecoando comentários que fez um dia antes, no Japão.

"É importante para nós anteciparmos que as sanções específicas que estamos aplicando agora não necessariamente vão resolver o problema", disse ele. "O que estamos tentando fazer é elevar continuamente os custos para a Rússia de suas ações ao mesmo tempo em que damos a possibilidade de eles se moverem em uma direção diferente."

Obama também elogiou a unidade dos outros países na condenação russa por sua "intromissão" na Ucrânia.

Novas sanções

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, sugeriu na quinta que os Estados Unidos estão próximos de impor mais sanções à Rússia, afirmando que o tempo estava se esgotando para os russos mudarem o curso de suas políticas na Ucrânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).