Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de março de 2014

NSA guarda todas as ligações feitas em um país durante um mês


Novos documentos divulgados por Edward Snowden indicam que a NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) tem à sua disposição tecnologia suficiente para gravar e armazenar chamadas telefônicas de um país estrangeiro inteiro por um período de 30 dias.

Segundo o Washington Post, citando os documentos, a agência seria capaz de interceptar, guardar e reescutar todas as chamadas armazenadas do país.

A publicação não cita qual é o país que está sofrendo com este programa de vigilância, chamado MYSTIC. O projeto entrou em funcionamento no ano de 2009, mas só alcançou funcionamento completo em 2011.

A informação contradiz o que se sabia antigamente, de que a agência coletava apenas metadados, capturando os números telefônicos e horário de chamadas, mas sem ter acesso ao áudio. A publicação também cita que não há um esforço para filtrar chamadas feitas por números americanos, o que seria irregular, uma vez que a legislação local proíbe a vigilância aos cidadãos sem um mandado.

Outras agências governamentais também teriam acesso a esse banco de dados imenso, o que é valioso para investigação de suspeitos. Originalmente, o plano previa apenas um país espionado, mas os oficiais já estariam considerando expandi-lo para mais seis países.

Como resposta ao artigo, a NSA só reafirmou que seu trabalho é "identificar ameaças dentro de grandes e complexos sistemas modernos de comunicação global", e que a agência trabalha dentro da lei.

Fontes The Verge - Washington Post - Olhar Digital 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).