Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Vigilância: Polícia de Nova York começa a testar viaturas que escaneiam tudo nas ruas


O nome do projeto que está implantando esses equipamentos em carros de polícia em Nova York é NYPD2020, que prevê ainda a instalação de leitores biométricos nos carros, impressoras para relatórios, gravadores de áudio e vídeo e transmissão de videoconferências.

O que não falta na TV norte-americana são séries futuristas e de investigação policial. Muitas vezes, os dois gêneros se misturam e acabam criando exatamente o que a polícia do mundo real da cidade de Nova York está começando a testar: viaturas inteligentes.

Alguns carros do departamento de segurança pública da cidade tiveram scanners infravermelhos instalados em suas estruturas e alguns outros sensores que possibilitam agora aos veículos “perceber” praticamente tudo ao seu redor.

Até o momento, entretanto, a capacidade do sistema está sendo direcionada para a identificação de carros nas ruas, endereços e outros detalhes.

Assim, uma viatura inteligente fazendo ronda na cidade pode identificar um carro roubado mesmo que os policiais que a dirigem sequer tenham percebido a presença dele por ali. Veículos envolvidos em crimes, com documentos irregulares e outros problemas também poderão ser identificados.

Mais gadgets

Policiais têm mais equipamento para deixar ronda mais eficiente (Fonte da imagem: Reprodução/The Wall Street Journal)

O nome do projeto que está implantando esses equipamentos em carros de polícia em Nova York é NYPD2020, que prevê ainda a instalação de leitores biométricos nos carros, impressoras para relatórios, gravadores de áudio e vídeo e transmissão de videoconferências.

Alguns desses recursos, entretanto, podem não ser incluídos tão cedo, já que pode haver algumas limitações de orçamento para o programa.

De qualquer maneira, os dados que podem ser recolhidos hoje pelos carros equipados com os scanners são todos enviados e processados na central de polícia da cidade, que se mantém conectada o tempo todo com os veículos.

Com isso, algumas preocupações quanto a privacidade de quem é “flagrado” pelos scanners e não tem qualquer registro na polícia foram levantadas.

Dessa forma, no futuro, algumas limitações terão que ser implementadas caso os carros realmente se tornem o padrão para a polícia da cidade durante as rondas.

Ainda não existe uma avaliação mais ampla por parte da polícia de Nova York acerca do seu novo projeto por se tratar de uma novidade. Mesmo assim, com a implantação de novos recursos nos veículos, é possível que possamos ouvir mais sobre ele em algum tempo.

Referência: TecMundo

Fontes: The Wall Street Journal, The Verge
Via: Libertar.in, Revellati online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).