Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Amazon planeja usar drones para entregar pacotes


Gigante do comércio online está a preparar novo sistema de entregas com recurso a veículos aéreos não tripulados.

A Amazon está a preparar um sistema de entregas com recurso a drones(veículos aéreos não tripulados) e que demorará apenas meia hora a chegar ao cliente após a encomenda online. Jezz Bezos, o fundador e presidente executivo do gigante norte-americano, mostrou os protótipos, ontem, no programa 60 Minutos da CBS, e acredita que dentro de quatro ou cinco já será possível entregar encomendas de pequenas dimensões através deste sistema.

O “Amazon Prime Air” tem um alcance de 16 quilómetros de distância a partir dos centros de distribuição que a empresa detém nos Estados Unidos. O drones, chamados de “octocopters”, voam directamente a casa do cliente.

“São efectivamente drones mas não há qualquer razão para que não sejam usados como veículos de distribuição”, disse, durante a entrevista à CBS. “Parece ficção científica, mas não é”, afirmou, sublinhando que “ainda é cedo” para avançar com o projecto no terreno.

Os “octocopters”, com motor eléctrico, conseguem transportar objectos até dois quilos, peso que representa cerca de 86% das encomendas entregues actualmente pela Amazon. Estes drones deslocam-se através de coordenadas GPS e não são telecomandados.

“O maior desafio é conseguir colocar [nos veículos] toda a segurança e sistemas que precisamos para dizer: ‘Isto não pode aterrar na cabeça de alguém que está a passear na rua’”, disse Jeff Bezos.

Não é um projecto imediato e não estará disponível antes de 2015 até porque a Amazon precisa de autorização da FAA, a administração federal de avião, entidade responsável pelos regulamentos da aviação civil nos Estados Unidos.

“Se pode ser daqui a quatro ou cinco anos? Penso que sim. Vai funcionar e vai acontecer. E vai ser muito divertido”, garante Bezos.

A Amazon tem a visão de vender tudo a todos e já começou a fazer entregas de produtos frescos e de mercearia em duas cidades dos EUA (Seattle e Los Angeles). Com 225 milhões de clientes em todo o mundo, faz chegar as encomendas através de 96 centros de distribuição a nível global. O primeiro livro encomendado online foi enviado em 1995.

A ideia de utilizar drones para fins não militares não é nova. Em Junho, um franchisado da Domino’s no Reino Unido divulgou um vídeo onde se vê o “DomiCopter” a entregar uma pizza. Contudo, não passa de um conceito a estudar.

A tecnologia está também a ser testada no Peru na agricultura e arqueologia. Pode ajudar a avaliar o crescimento das culturas ou fazer uma análise cartográfica em poucos minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).