Pesquisar este blog

sábado, 30 de novembro de 2013

Monsanto Ordena Retirada de Artigo de Revista Científica


A revista científica 'Food and Chemical Toxicology' foi obrigada a retirar de circulação um artigo que afirma que o milho transgênico da Monsanto causou tumores em ratos. "Os resultados apresentados no artigo, ainda que corretos, não podem ser considerados tão convincentes para serem publicado em 'Food and Chemical Toxicology'", disse a editora Elsevier em seu site.

Em seu estudo, o pesquisador francês Gilles-Eric Seralini, da Universidade de Caen, afirma que ratos alimentados com milho transgênico da Monsanto ou expostos através da água potável a seus fertilizantes mais vendidos morreram muito mais rápido do que os que seguiram uma dieta sem esses elementos.

Esta dieta mortal continha NK603 (uma variedade de sementes geneticamente modificadas para tolerar altasdoses do herbicida Roundup) ou água com níveis do produto químico permitidos nos EUA.

Além disso, os animais que seguiram a dieta geneticamente modificada desenvolveram tumores mamários e sofreram graves danos ao fígado e rins, observa o estudo, publicado na revista no ano passado. Os resultados alarmantes da pesquisa foram amplamente difundidos pelos meios de comunicação em todo o mundo.

No entanto, a editora informou que recebeu cartas de vários geneticistas céticos sobre as conclusões do estudo. Eles apontaram alguns erros metodológicos, como o número insuficiente de ratos, e observaram falhas e a falta de correlação entre as quantidades de milho GM por porção e a mortalidade dos ratos. Consequentemente, o estudo foi considerado como não suficientemente preciso. Os advogados da Monsanto também estiveram no encalço da editora desde a publicação do estudo.

A editora argumentou ainda que a decisão de retirar o trabalho de circulação veio do conselheiro editorial da revista, o biólogo Richard Goodman, que já trabalhou para a gigante Monsanto. Goodman, por sua vez, negou estar por trás do assunto, dizendo que "os dados da pesquisa não foram verificados por mime e eu não participei da decisão de retirar o estudo." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).