Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

SINIAV: Prepare-se para usar um chip de rastreamento em seu veículo!


O primeiro processo licitatório para o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav) foi vencido pela empresa carioca de TI, a Seagull Tecnologia, em Roraima.

Roraima possui uma frota de apenas 150 mil veículos, bem longe dos 25 milhões do Estado de São Paulo. A empresa também vai submeter sua proposta a outras licitações em outros estados.

O que é o Siniav?

O Siniav será obrigatório e deverá estar ativado em todo o país até meados de 2014. O sistema, que foi desenvolvido pelo governo federal, permitirá a fiscalização da frota nacional, ajudando a evitar roubos e furtos de veículos e cargas, além de controlar o tráfego, restringir acesso em zonas urbanas, fiscalizar velocidades médias, aplicar multas e outras funcionalidades agregadas graças ao sistema inteligente utilizado por trás dos chips.

Os benefícios do sistema

Com o Siniav, os chips terão dados do chassi, placa e Renavam dos veículos. O projeto prevê antenas receptoras em diversos pontos estratégicos das cidades, que receberão e transmitirão as informações sobre os veículos. Os benefícios podem ser muitos, como no caso de um veículo roubado, que ao passar pela antena avisa a polícia imediatamente a sua localização, sendo possível triangular e rastrear o paradeiro do carro.

O chip é agregado ao veículo. Ao ser retirado, ele é automaticamente desativado. Mas, ao passar por uma antena, o Siniav indicará que aquele veículo não está com o dispositivo operante e, assim, poderá ser abordado pelas autoridades para averiguação.

O sistema não funciona como um GPS, já que não possui um caráter de monitoramento do trajeto. Os pontos positivos e os benefícios do Siniav são muitos. Durante uma blitz, o sistema poderá indicar os veículos que possuem alguma irregularidade na documentação, para serem parados e autuados. Há também vantagens no controle do tráfego, já que o sistema permitirá identificar e comparar o fluxo de veículos entre ruas de determinada região, evitando que sinais fiquem fechados por muito tempo sem necessidade.

A polêmica

Por outro lado, o Siniav vem sendo criticado por muita gente. Existe a questão da privacidade, já que quem tiver acesso ao Siniav poderá saber onde você esteve, que horas e outros detalhes. Todos os dados contidos nos chips serão criptografados, mas se esse tipo de informação puder ser hackeada e cair em mãos erradas, não é difícil imaginar o que pode acontecer.

Outra polêmica gira em torno dos custos de se manter essa operação, usando capital que poderia ser investido em outras melhorias, como nas estradas, segurança e sinalização, ou até em outras áreas, como educação e saúde.

Gostando ou não da novidade, o Siniav parece ser inevitável, e dentro de alguns meses será obrigatório em toda frota de veículos do Brasil. Prepare-se!

Fonte: Canal tech

4 comentários:

  1. Estamos vivendo na Era do Chips. É chip na mão (Mondex) no carro como substituto do dinheiro em aparelhos domésticos enfim. Não se sabe se isso é ou não a Marca da besta, só que creio eu que esse tipo de tecnologia do (chips) fazem parte da profecia. até que ponto será que isso vai chegar,

    ResponderExcluir
  2. Sim... A tirânia tecnologica está em seus momentos finais... e p/ sua implementação totalitária não falta muito!!! um abraço irmão! estamos juntos...

    ResponderExcluir
  3. Estamos juntos sim! também irei publicar e (Republicar) postagens sobre os chips. valeu. irei adicionar seu blog em meus recomendados! Um Abraço.

    ResponderExcluir
  4. É meu amigos estamos proximos muito proximos em que toda esta estoria de toda esta tecnologia biometria (que esta um passo da implantação de bio chips )chips mondex motorola culminará na marca da besta de apocalipse 13 .oremos pelos irmãos que estão sendo atacados e muitos mortas que nada mais que um aquecimento para o que vem logo a frente Paz a todos...

    ResponderExcluir

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).