Pesquisar este blog

sábado, 11 de agosto de 2012

Terremoto no Irã! Haarp?


 Sobe para 180 o número de mortos por terremotos no Irã.Equipes de resgate continuam procurando vítimas sob os escombros.Tremores atingiram noroeste do país; 20 réplicas foram reportadas.

O número de mortes provocadas pelos dois fortes terremotos atingiram o noroeste do Irã neste sábado (11), subiu a 180, com equipes de resgate vasculhando freneticamente no meio dos escombros de dezenas de vilas.

De acordo com autoridades iranianas, ao menos 1,3 mil pessoas ficaram feridas. Milhares deixaram suas casas e permanecem nas ruas após cerca de 20 tremores subsequentes atingirem a área.

Os números ainda podem aumentar, alertaram as autoridades iranianas, já que alguns dos feridos estão em estado grave e outros ainda estão presos sob os escombros e os resgates ainda não chegaram a algumas vilas. Cerca de 60 aldeias tinham mais de 50% de danos, disse a mídia iraniana.
 
O Irã está localizado em uma área com diversas falhas geográficas e já sofreu terremotos devastadores nos últimos anos, incluindo um de magnitude 6.6 em 2003 que atingiu a cidade histórica de Bam e matou mais de 25 mil pessoas.

O centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos indicou que o primeiro terremoto foi de magnitude 6.4, a 60 quilômetros da cidade de Tabriz e a 9,9 quilômetros de profundidade.

O segundo terremoto foi de magnitude 6.3 a 49 quilômetros da mesma cidade em uma profundidade similar, e apenas 11 minutos após o primeiro.

Após isso, ocorreram ao menos 18 tremores subsequentes, informou a mídia iraniana.

Iraniana cuida da filha ferida apos terremoto do lado de fora de hospital em Ahar, a 60 km de Tabriz (Foto: Kamel Rouhi / AFP)

O segundo terremoto ocorreu próximo a cidade de Varzaghan. "O tremor foi tão intenso que as pessoas correram para as ruas em meio ao medo", segundo a Fars.

Em torno de 210 pessoas em Varzaghan e Ahar foram resgatadas de escombros, informou a agência de notícias oficial Irna.

Tabriz é uma importante cidade e centro comercial longe das regiões produtoras de petróleo do Irã e das instalações nucleares.

Os dois terremotos atingiram a região às 16h53 (09h23 de Brasília) e às 17h04 (09h34).

Cidades afetadas

As cidades de Tabriz, Ardébil, Ahar, Varzeghan, Mehraban e Heris, assim como várias aldeias foram atingidas pelos dois terremotos e pelas réplicas que se seguiram.

"O acesso às aldeias da região está cortado e nós mantemos contato apenas por telefone com elas", declarou Mahmoud Mozafar, chefe da Defesa Civil iraniana à agência Mehr.

"Nenhum registro foi anunciado até o momento, mas os feridos foram levados para o hospital", acrescentou.

Ele indicou que helicópteros haviam sido enviados para as aldeias da região.

Um porta-voz dos bombeiros de Tabriz afirmou à agência Isna que "a energia elétrica foi cortada na maior parte dos bairros da cidade e que há um engarrafamento monstruoso".


 

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).