Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de março de 2012

As Raízes Ocultas da Cientologia: Explorando a influência de Aleister Crowley em L. Ron Hubbard


Aleister Crowley e a Cientologia


Graças aos membros de alto nível, como Tom Cruise, Will Smith e John Travolta, a Igreja da Cientologia tem vindo a receber grande visibilidade e um monte de dinheiro com seus oito milhões de membros em todo o mundo. Embora a maioria já ouviu falar da Cientologia, não muitos sabem sobre seu fundador, L. Ron Hubbard e seu passado como membro da 
Ordo Templi Orientis (conhecida como a O.T.O), uma sociedade secreta de Aleister Crowley. Hubbard era um iniciado de alto nível na ordem ocultista de Crowley e participou ativamente de rituais de magia sexual, a fim de gerar um "Moonchild".

Um novo estudo publicado na revista acadêmica 
Nova Religio explora a ligação entre a O.T.O e a Dianética de Hubbard, a doutrina da Cientologia. Segundo o estudo do professor e autor Hugh Urban, a Dianética de L. Ron Hubbard foi fortemente influenciada pelos ensinamentos ocultos de Crowley - muitos de seus conceitos foram simplesmente reciclados e rebatizados com o propósito da Cientologia. A Cientologia e a Thelema de Crowley são, porém, longe de serem equivalentes, mas, como revela o estudo, Hubbard era uma empresa e acreditava nas teorias ocultas de Crowley e as usou para conceder seus desejos e para impulsionar seu próprio culto.

O estudo de Hugh Urban nomeou as raízes ocultistas da Cientologia: L. Ron Hubbard, 
Aleister Crowley, e as origens de uma nova religião controversa , não está livremente disponível (seu download é pago), mas o seguinte artigo do Village Voice fez um ótimo trabalho resumindo-o. Os leitores mais sérios podem achar o artigo um pouco "vulgarizado", mas há informação interessantes.

Cientologia e o Oculto: Nova Exploração de Hugh Urban com L. Ron Hubbard e Aleister Crowley


Em junho passado, nós trouxemos a 
primeira revisão de A Igreja da Cientologia: A História de uma Nova Religião pela Ohio State com o professor Hugh Urban, e em seguida a primeira entrevista com ele mesmo.

Durante essa entrevista, Urban nos disse que ele estava planejando continuar sua pesquisa sobre a Cientologia, e estaria procurando em uma variedade de áreas. Mas não sabíamos que um desses interesses incluindo um olhar mais atento para a história oculta de L. Ron Hubbard precederiam à sua publicação da Dialética de 1950.


Os observadores de longa data da Cientologia estarão pelo menos um pouco familiarizados com o conto: que depois de sua participação na Segunda Guerra Mundial, Hubbard estremecido com o Jet Propulsion Lab do cientista Jack Parsons, um homem fortemente dentro 
ocultismo, e em particular com os ensinamentos da Grande Besta, o ocultista britânico Aleister Crowley. Você mesmo pode saber algo sobre as coisas esquisitas de Parsons e Hubbard tentando criar um "Moonchild". Mas o que Urban fez em uma nova peça para a revista Nova Religio foi produzir um estudo acadêmico aprofundado nas maneiras que a "magia"  de Crowley encontrada em paralelos se tornaria a mais famosa criação de Hubbard, a Cientologia.

Urban entrou em algum deste material em seu livro, mas ele me diz que queria explorá-lo mais a fundo com este artigo.


A Nova Religio é uma daquelas revistas acadêmicas que ainda faz as coisas da maneira antiga - seus artigos não aparecem na íntegra em seu site, e os leitores não precisam comprar uma cópia da revista ou obtê-la através de uma instituição acadêmica ou algo assim. Então, vamos jogar junto e agarrar a nossa cópia da história e fazer o nosso melhor para descrevê-la aqui. Talvez mais tarde Urban pode convencer a publicação para permitir um acesso mais amplo à peça.


O artigo de Urbano é intitulado "
As Raízes Ocultas da Cientologia: L. Ron Hubbard, Aleister Crowley, e as origens de uma religião nova controversa", e se você leu seu livro, a sua introdução vai parecer muito familiar.

Ele, então, estabelece o básico: depois de retornar de seu serviço na guerra, Hubbard movido por John Whiteside, "Jack" de Parsons Pasadena  mudou-se para um alojamento de conjunto de casas (the “Parsonage”), que era uma espécie de albergue para os seus amigos ocultos. Parsons se aprofundou pesadamente na "magia" de 
Crowley, e logo encontrou Hubbard, um parceiro disposto e até escreveu para o próprio Crowley sobre suas tentativas de se envolver em alguns dos rituais de Crowley. A relação entre Hubbard e Parsons terminou mal, com acusações de fraude e roubo. Mas depois, como Hubbard desenvolveu suas idéias de Dianética e Cientologia, sua experiência com a "Ordo Templi Orientis" (O.T.O) de Crowley parece ter permeado o seu pensamento e até mesmo a terminologia da igreja.

Notas de Urban de que a própria igreja fora violentamente negada e que as atividades ocultas de Hubbard tiveram nada a ver com a Cientologia, ou com os restos de idéias ocultas de 
Crowley podem ser encontradas em suas escrituras. Mas uma das coisas mais úteis sobre o artigo de Urban é a forma como ele mostra que as próprias declarações da Igreja e manobras jurídicas tendem a verificar a conexão entre a "magia" Crowley e a "tecnologia" de Hubbard.

Se você já leu livro de Urban, você saberá que ele realiza este truque com calma, profundamente pesquisado e com o material completamente convincente contado em um estilo de prosa cristalina.


Para começar suas investigações, Urban remonta ao início do século 20 e a ascensão de 
Aleister Crowley como o ocultista mais famoso de sua época. Juntando-se a O.T.O e, em seguida, tornando-se um de seus líderes, Crowley escreveu extensamente, e Urban se concentra particularmente no seu livro Magick em Theory and Practice, que Hubbard, mais tarde, citou em palestras.

Quando Urban começou a descrever algumas das idéias do livro, este observador de Cientologia teve que admitir que seus cabelos na nuca subiram. As semelhanças com o que Hubbard diria mais tarde sobre sua "tecnologia" própria são impressionantes...


Em primeiro lugar, 
Crowley enfatiza repetidamente que a Magia é uma ciência . Para distinguir a sua prática de truques de salão e ilusões de palco, Crowley soletra Magia com um "k" e insiste que é uma ciência exata, baseada em leis específicas e técnicas experimentais. Daí seu livro começa com um "postulado", seguido de vinte e oito "teoremas", apresentado "cientificamente", como a química ou a matemática. Esta ciência é fundamentalmente sobre o conhecimento correto do eu individual e de seu potencial. Em suma, "Magick é a Ciência da compreensão de si mesmo e suas condições." Oh, L. Ron, você é tão preso.

Urban passa a explicar como na magia de 
Crowley, o conceito fundamental é a Thelema, que representa a vontade interior de uma pessoa, e a capacidade de fazer "o que tu queres." Fazer os processos de rituais da magia de Crowley, o ponto é para um mago para astralmente projetar-se para que ele possa finalmente se tornar um ser todo poderoso que é "capaz de ser, e usar, qualquer coisa que ele percebe, por tudo o que ele percebe é, em certo sentido uma parte do seu ser. Ele pode, assim, subjugar todo o Universo do qual ele é consciente de sua vontade individual. "

Soa familiar? Na 
Cientologia de Hubbard, que ele insiste que é uma ciência que vai permitir que você descubra a sua verdadeira natureza, você aprende que você é um thetan , e através de seus processos que você vai finalmente ser capaz de deixar o seu corpo e se tornar um ser todo poderoso capaz de criar universos.

Uau. L. Ron nem sequer mudou a letra para jogar fora o professor.


Mas isso foi no futuro. Em 1945, Hubbard foi morar com Parsons, e os dois se levantaram para algumas atividades sérias. No início de 1946, Parsons começou o que ele chamou de "
Trabalho Babalon", experimentos como ele e Hubbard começaram a tentar tirar as idéias de Crowley em um novo território.

Crowley
 tinha escrito sobre a possibilidade de uma "criança mágica" ou "Moonchild", e Parsons decidiu que iria tentar fazer uma. Ele identificou uma mulher chamada Marjorie Cameron como a pessoa que seria sua "elemental", e então os dois tem ocupado, Urban escreve ...

De acordo com Parsons notáveis ??contas pessoais desses ritos, Hubbard estava intimamente envolvido no trabalho Babalon ... Hubbard foi convidado a servir como Parsons de 'vidente ou "escriba" durante o trabalho Babalon, na verdade, Hubbard tornou-se nada menos do que a "voz" para Babalon, que falou através dele, e foi gravado por Parsons. Só era Ron sentado tomando notas, ou o falando em línguas, ou qualquer outra coisa, enquanto Jack estava tendo sexo com sabor de oculto com Marjorie? Seja qual for as três levantaram-se, em 6 de março Parsons escreveu à 
Crowley dizendo que o ataque foi feito e que em nove meses por Moonchild nasceria.

Crowley
 não estava impressionado. Ele escreveu a um amigo em abril, "Aparentemente Parsons ou Hubbard ou alguém está produzindo um Moonchild. Eu fico bastante frenético quando eu contemplo a idiotice desses cabras."

Mas tudo era por nada, aparentemente. Nenhuma criança nasceu, Hubbard fugiu com outra das namoradas de Parsons, Betty Northrup, e fugiu para a Flórida em um esquema de venda de veleiros se descontrolam, e em 1952, Parsons se explodiu com uma explosão química acidental em seu laboratório em casa.


Urban, entretanto, estava apenas se aquecendo.


"
Talvez a parte mais notável de toda esta história é que a Igreja da Cientologia admite que tudo isso aconteceu", escreve ele. Aparentemente incapaz de negar totalmente que Hubbard participou de ritos sexuais selvagens ocultos com um cientista de foguetes, a Igreja , ao longo dos anos, lançou o bugio que Hubbard estava realmente em uma missão militar para infiltrar Parsons em um pequeno clube de magia negra, a fim de neutralizá-lo.

"
É interessante notar, no entanto, que nem a Igreja da Cientologia nem qualquer pesquisador independente jamais produziu qualquer evidência para essa afirmação," observa calmamente Urban.

Urban, em seguida, volta-se para o material ainda mais sensível que a igreja nunca negou a autenticidade...


Um dos documentos mais importantes para dar sentido à ligação 
Crowley-Hubbard e as raízes ocultas da Cientologia é um texto curioso chamado de "afirmações" (ou "Admissão") de L. Ron Hubbard. Composto em 1946 ou 1947, "Afirmações" parece ser escritos pessoais do próprio Hubbard, significava ter sido lidos em um dispositivo de gravação em fita e depois jogado de volta para Hubbard, si mesmo. Nenhum funcionário da igreja já negou publicamente que "afirmações" seja um documento autêntico de Hubbard, e própria posição da Cientologia legal indica que ele considera o documento a ser propriedade da igreja e claramente quer manter o controle do texto de Urban. As diz, extremamente nestes escritos pessoais, Hubbard parece muito com Crowley.

"Afirmações" indica que o autor está envolvido em algum tipo de ritual mágico e esperando que o seu "trabalho mágico seja poderoso e eficaz." Na verdade, as "afirmações" se descrevem como "encantamentos", destinado a tornar-se parte integrante dos ouvintes " naturezas, impressionando-lhes a realidade de seus poderes psíquicos e habilidades mágicas. Talvez o mais significativo, porém, seja a menção repetida de uma figura guardiã do sexo feminino, o conselheiro espiritual mais importante e ajuda para o ouvinte. A ênfase no guardião aqui parece ter sido diretamente influenciado por 
Crowley em Magick  Theory and Practice... Urban continua a apontar paralelos entre o que Hubbard escreveu nas suas "afirmações", e depois vai para uma longa descrição dos conceitos da Cientologia e como eles ecoam em Crowley. (Ele também indica os caminhos na metade do século, a Guerra Fria influenciou religiões, também é muito diferente das idéias ocultas vitorianas de Crowley.)

Urban inclui apenas um par de citações curtas das "afirmações" de Hubbard, mas ele me incentivou a ter mais olhares para eles, onde Gerry Armstrong - uma vez que um empregado de confiança foi convidado por Hubbard para reunir seus documentos pessoais e 
colocá-los online em 2000.

Para mais informações sobre a 
Thelema de Crowley e suas ligações com L. Ron Hubbard, leia o meu artigo intitulado Aleister Crowley: Seus laços com a Elite e seu legado.

FONTE: 
Vigilant Citizen

Revellati Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).