Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Vez da Argentina: Greve geral contra governo Kirchner deve ter adesão histórica


A greve geral de 24 horas contra o governo de Cristina Kirchner acontece em meio ao processo de negociações salariais de diversos sindicatos com empresários. Os sindicalistas querem ganho real no salário com reajustes acima da inflação, projetada em 35%. O governo quer limitar esse reajuste para controlar a inflação. A força dos sindicatos nessa queda-de-braço toma conta das ruas do país nesta quinta-feira (10).

Em março, os professores da rede pública de Buenos Aires fizeram uma longa greve por melhores salários.

Márcio Resende, correspondente em Buenos Aires

A greve geral por reajustes salariais acima da inflação tem como ponto forte a paralisação dos meios de transporte. Por isso, antes da meia-noite, eram longas as filas de automóveis particulares nos postos de gasolina. Os frentistas também cruzaram os braços. Mas mesmo quem quiser trabalhar com o seu próprio carro terá de conseguir furar os mais de 40 bloqueios com manifestantes em pontos de acesso a Buenos Aires. O objetivo é cercar a capital argentina.

A greve deve ter forte adesão em bares, restaurantes, administrações públicas municipais e entre os trabalhadores rurais. O líder da ala opositora da Central Geral dos Trabalhadores e do sindicato dos caminhoneiros, Hugo Moyano, garantiu que a paralisação será um sucesso, em coletiva de imprensa horas antes do começo da greve. "Estamos convictos que o dia de amanhã será uma demonstração de que interpretamos a vontade das pessoas porque a paralisação será massiva", afirmou.

O Ministério do Trabalho publicou anúncio nos jornais no qual garante que "os argentinos querem trabalhar". Para o governo, a greve é política.

Os sindicalistas garantem que não querem desestabilizar o governo e denunciam que para combater a inflação galopante, projetada em torno de 35% para o ano de 2014, a estratégia do governo é diminuir o poder aquisitivo dos salários, limitando os reajustes a taxas abaixo da inflação. Os líderes sindicais também querem que aumente a faixa de isenção salarial para Imposto de Renda e que haja um aumento nas aposentadorias.

Os sindicalistas temem que o governo use infiltrados para provocar distúrbios que afetem a imagem da greve. Por isso, pela primeira vez, não haverá uma marcha de protesto até a Praça de Maio, no centro de Buenos Aires.

A poderosa Central Geral dos Trabalhadores está dividida entre sindicatos favoráveis e opositores ao governo. A CGT oficialista não faz greve. A força combativa está mesmo com a CGT opositora, com os sindicatos dos caminhoneiros e dos gastronômicos à frente do movimento. Também aderiu à greve a Central dos Trabalhadores Argentinos, com força entre os funcionários públicos municipais. Outra adesão veio por parte da Federação Agrária Argentina, que reúne pequenos e médios produtores rurais.

"Será uma greve histórica", vaticinou o líder dos gastronômicos, Luis Barrionuevo.

Fonte: Brazil News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).