Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Voos e prisões secretas da CIA na Europa: impunidade tem de acabar, diz Parlamento Europeu


O clima de impunidade em relação aos programas da CIA permitiu que as violações dos direitos fundamentais continuassem a ser perpetradas, tal como demonstrado pelos programas de vigilância em massa da Agência Nacional de Segurança dos EUA e de vários países da UE, disse hoje o Parlamento Europeu numa resolução sobre a CIA. Os eurodeputados querem que o direito de inquérito do PE seja reforçado e reiteram o pedido às instituições e países da UE para que investiguem este assunto.

O Parlamento Europeu está "profundamente desiludido" pelo fato de a Comissão se recusar a responder de forma substancial às recomendações feitas pelos eurodeputados numa resolução de setembro de 2012 sobre o acompanhamento do relatório da comissão temporária do PE sobre as alegações de transporte e detenção ilegal de prisioneiros em países europeus pela CIA.

Os eurodeputados reiteram as recomendações específicas dirigidas à Comissão, pedindo-lhe, por exemplo, que investigue se foram violadas as regras da UE na colaboração de países europeus com o programa da CIA.

O Parlamento Europeu reitera também as recomendações feitas ao Conselho, urgindo-o a emitir uma declaração a reconhecer o envolvimento de Estados-Membros no programa da CIA.

A resolução faz referências específicas a vários países da UE: Lituânia, Roménia, Polónia, Reino Unido, Itália, Finlândia, França, Suécia, Bélgica, Grécia, Irlanda, Letónia e Eslováquia. Portugal não é mencionado na resolução.

Direito de inquérito do Parlamento Europeu deve ser reforçado

"Para assegurar a credibilidade do Parlamento, é essencial reforçar de forma substancial o seu direito de inquérito para poder investigar as violações dos direitos fundamentais na UE, o que deve incluir plenos poderes para ouvir sob juramento os indivíduos envolvidos, incluindo ministros dos governos", diz o texto hoje aprovado.

Os eurodeputados apelam ao próximo Parlamento (2014-2019) para que dê continuidade ao cumprimento e à execução do mandato conferido pela comissão temporária, que examine novos elementos que possam surgir e que faça pleno uso, e desenvolva, o seu direito de inquérito.

Supervisão democrática dos serviços de informação

O Parlamento Europeu espera que o seu inquérito sobre o programa de vigilância da Agência Nacional de Segurança dos EUA e sobre as atividades de vigilância levadas a cabo por diversos Estados­Membros dê origem a "medidas favoráveis a uma supervisão parlamentar democrática eficaz dos serviços de informação".

A resolução realça a importância do controle democrático desses organismos e respetivas atividades através de uma "supervisão judicial e parlamentar interna, executiva, e independente".

Apelo ao rápido encerramento de Guantânamo

Os eurodeputados exortam o governo norte-americano a por fim à utilização de "medidas cautelares draconianas" que impedem os advogados que representam os prisioneiros de Guantânamo de divulgar informações relativas a quaisquer detalhes sobre a sua detenção secreta na Europa.

O Parlamento Europeu pede ao governo dos EUA que conclua o mais rapidamente possível o seu plano de encerramento da prisão da Baía de Guantânamo.

A resolução foi aprovada por 286 votos a favor, 180 contra e 114 abstenções. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).