Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

México pede explicação a Washington sobre espionagem


O governo do México condenou uma suposta espionagem do governo dos Estados Unidos e exigiu uma explicação depois que a revista alemã Der Spiegel informou que o serviço de inteligência americano investigou o e-mail do ex-presidente Felipe Calderón (2006-2012).

"O governo do México reitera a categórica condenação à violação da privacidade das comunicações das instituições e cidadãos mexicanos", afirma um comunicado da chancelaria mexicana.

De acordo com a revista alemã, a Agência Nacional de Segurança (NSA) americana "espionou sistematicamente e durante anos o governo mexicano".

"Esta prática é inaceitável, ilegítima e contrária ao direito mexicano e ao direito internacional", destaca a nota do ministério das Relações Exteriores.

O comunicado destaca um pedido de investigação às autoridades americanas, que deverá ser "concluída rapidamente".

O site da Der Spiegel cita um documento secreto revelado por Edward Snowden, ex-funcionário terceirizado da NSA acusado de espionagem por Washington e asilado na Rússia.

Em maio de 2010, a NSA "explorou com êxito uma chave de servidor de correio eletrônico na rede da presidência mexicana (…) para obter, pela primeira vez, aceso à conta pública de correio eletrônico do (então) presidente Felipe Calderón", afirma o jornal, que atribui a missão a um departamento chamado Operações de Acesso à Medida (TAO, em inglês).

"Em uma relação entre vizinhos e sócios não há cabimento para as práticas que se alega que ocorreram", destacou a chancelaria mexicana.

Em setembro, a rede de televisão brasileira Globo revelou que em 2012 o governo dos Estados Unidos espionou as comunicações do então candidato e agora presidente do México Enrique Peña Nieto, assim como da presidente Dilma Rousseff.

Os dois países convocaram os embaixadores americanos para pedir explicações e Dilma Rousseff adiou uma visita oficial aos Estados Unidos prevista para outubro.

No caso do México, o próprio presidente Barack Obama se comprometeu em setembro com Peña Nieto a realizar uma investigação exaustiva.

De acordo com a Der Spiegel, a missão contra Calderón recebeu o nome "Flatliquid" e o caso pode provocar ainda mais tensão nas relações entre México e Estados Unidos", especialmente por Calderón ter trabalhado em parceria com Washington, muito além de seus antecessores.

Fonte: Naval Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).