Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de julho de 2013

WikiLeaks divulga texto e lista de Países aos quais Snowden pediu asilo; O Brasil é um deles


No domingo último (30) Edward Snowden, o ex-agente da CIA que virou herói mundial ao desmascarar o esquema de espionagem global dos EUA, apresentou uma série de solicitações de asilo através de sua assessora jurídica, Sarah Harrison.

As solicitações foram entregues a um agente do consulado russo no aeroporto de Sheremétyevo, Moscou. Os documentos detalham os riscos à vida do ex-agente e o tipo de processos pelos quais poderá passar - os quais poderão levar à prisão perpétua ou pena de morte.

O consulado da Rússia já começou a enviar os pedidos de asilo às embaixadas presentes no país. Até agora, os países contatados em busca de asilo são: Rússia, Áustria, Bolívia, China, Brasil, Cuba, Finlândia, França, Alemanha, Nicarágua, Índia, Itália, Irlanda, Holanda, Suíça, Venezuela, Equador e Islândia.

Rússia e China disseram estar pensando no assunto e que debaterão a causa na ocasião dos exercícios militares conjuntos de ambos países nos próximos dias. O presidente russo Vladimir Putin declarou hoje que dará asilo a Snowden contanto que isso não fira os interesse dos EUA. Já a China expressou vontade de asilá-lo de imediato, mas sob certas condições não divulgadas. A Bolívia declarou em nota que pensará sobre o assunto. O Brasil ainda não se manifestou.

O WikiLeaks também divulgou uma carta aberta escrita por Snowden:

"Há uma semana fugi de Hong Kong depois que ficou claro que a minha liberdade e segurança foram ameaçadas por revelar a verdade. Minha liberdade foi mantida devido aos esforços dos meus novos e velhos amigos, familiares e outras pessoas que nunca conheci e provavelmente nunca conhecerei. Confiei minha vida a eles e eles confiaram em mim, algo pelo que sempre serei grato.

Na quinta-feira, o presidente Obama declarou perante o mundo que ele não iria permitir que qualquer diplomacia desse um veredicto para o meu caso. Mas depois de prometer que não o faria, o presidente ordenou a seu vice-presidente que faça pressão nos líderes das nações onde pedi proteção e asilo para que recusem ​ meus pedidos.

Este tipo de engano de um líder mundial não é justiça, não é uma punição ilegal de expatriação. Estas são as velhas e más ferramentas de agressão política. Seu objetivo é assustar não a mim, mas àqueles que querem vir em meu apoio.

Durante décadas os EUA têm sido um dos mais fortes defensores de direitos humanos para quem busca asilo. Infelizmente este direito, projetado e aprovado pelos EUA no artigo 14 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, está sendo rejeitado pelo atual governo do meu país. A administração Obama adotou a estratégia de usar a cidadania como arma.

Embora esteja condenado sem ter feito nada, meu passaporte foi unilateralmente revogado, me deixando como um apátrida, sem qualquer ordem judicial, e o governo agora busca me privar de um direito fundamental. Um direito que pertence a todos: o de pedir asilo.

Finalmente, a administração Obama não tem medo de informantes como eu, Bradley Manning e Thomas Drake. Estamos apátridas, presos ou impotentes. Não, a administração Obama não tem medo de um. Tem medo de uma sociedade informada, enojada, que exige o governo constitucional que lhe foi prometido e deveria ter.

Estou firme de minhas convicções e impressionado com os esforços aplicados por muitos.

Edward Joseph Snowden

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).