Pesquisar este blog

domingo, 21 de julho de 2013

Monsanto desiste de plantar novos transgénicos na União Européia


Diante das preocupações generalizadas na Europa sobre os seus alimentos geneticamente modificados, a gigante Monsanto, corporação agro e química americana, disse na quinta-feira que estava a desistir dos planos de plantar novas sementes GM (NYSE: GM – notícias) na UE, pois esta está a demorar muitos anos a aprovar.

“Não vamos mais andar atrás da aprovação para o cultivo de novas culturas transgênicas na Europa”, disse a Monsanto, acrescentando que iria concentrar-se no em seu negócio de sementes convencionais. (engana-me que eu gosto)

A Comissão Europeia, braço executivo da UE, disse ter “anotado a decisão” da Monsanto, que produz culturas GM largamente utilizados nos Estados Unidos e noutros lugares.

Na Europa, porém, a suspeita sobre o uso de alimentos transgénicos é generalizada, com muitos a temer que o seu uso seja um perigo para a saúde.

Monsanto insiste que tais temores são infundados e que os produtos transgénicos são essenciais para que se responda à crescente procura mundial por alimentos.

A UE actualmente permite apenas o cultivo de dois produtos geneticamente modificados no bloco dos 28 membros: o milho MON 810 da Monsanto e a batata conglomerada alemã Amflor da BASF.

Bruxelas aprovou o milho MON 810 em 1998 por 10 anos e a Monsanto apresentou em 2007, um pedido de renovação, mas o processo foi efetivamente congelado desde então.

Na ausência de uma decisão formal sobre o pedido de renovação, o milho MS 810 ainda é cultivado em pequena escala, nomeadamente em Espanha e Portugal, cujos governos têm sido mais acolhedores do que os outros Estados-Membros. (mais um dado para continuar a afirmar que temos o que merecemos)

Grupos ambientalistas saudaram o anúncio da Monsanto. “Esta é uma grande notícia para a ciência e investigação na Europa”, disse Mark Breddy, porta-voz da Greenpeace na UE.

“Ao longo do último par de décadas, os cultivos transgénicos provaram ser uma tecnologia ineficiente e impopular, com riscos inaceitáveis ​​para o nosso meio ambiente e saúde”, disse Breddy.

“A retirada da Monsanto poderá finalmente criar o espaço para a agricultura europeia se concentrar em práticas e tecnologias modernas que oferecem avanços reais para a produção de alimentos e para as comunidades rurais.”

No início deste ano, a Monsanto disse que viu pouco interesse em perseguir novas aprovações da UE, na ausência de um claro apoio dos governos e agricultores, e de um quadro regulamentar forte.

Tais condições foram encontradas só em alguns países da UE, como Espanha e Portugal, disse a empresa, acrescentando que também vendeu MON 810 numa escala limitada, na Roménia, República Checa e Eslováquia.

Ao mesmo tempo, a empresa disse que vai continuar a procurar a autorização de importação da UE para outros produtos transgénicos, incluindo milho, algodão, colza, beterraba e açúcar. (não querem vender saúde, nem matar a fome. Estamos a falar é de patentes)

Monsanto parou de vender o milho MON 810 na França em 2008 e na Alemanha em 2009, em face da oposição popular. (onde está a nossa oposição popular?. Qual será a percentagem de Portugueses conscientes desta praga?)

No início deste ano, Bruxelas pediu a suspensão de todos os pedidos de aprovação de GM, dizendo que precisava olhar para a questão novamente, dadas as profundas divisões entre os 28 membros da UE.

A decisão da Monsanto na quinta-feira, segue o protesto de Maio a quando da descoberta de trigo GM no estado de Oregon dos EUA, o que originou que alguns importadores asiáticos interrompessem ou suspendessem o comércio com os produtores norte-americanos, de acordo com uma investigação.Enquanto alguns milhos e soja foram geneticamente modificadas para serem resistentes a herbicidas ou insecticidas, o trigo GM ainda não tinha sido aprovado em nenhum lugar. (típico de quem age em boa fé!!)

Pouco tempo depois, a Monsanto anunciou que estava a desenvolver um novo tipo de trigo modificado resistente ao seu herbicida Roundup, numa tentativa de melhorar o seu rendimento. (tradução do artigo Monsanto gives up on new GM crops in EU)

Fonte: Arte de omissão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).