Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O Mistério do Piso Maçônico

Nota: Neste artigo vamos esclarecer alguns pontos a cerca da dualidade do piso maçônico xadrez e suas possíveis origens e ligações com o passado e presente, um estudo rápido para ter uma base e entendimento de sua origem, vamos abordar este temo em outros artigos que serão publicados em breve. 

O piso xadrez preto e branco já existia nos templos desde os tempos do antigo Egito. Mais do que simplesmente decorativo, o pavimento mosaico tem um profundo significado esotérico. Hoje é um dos símbolos mais reconhecidos da Maçonaria e é o chão de todos os rituais de lojas maçônicas. O piso é a área em que ocorrem iniciações e é "emblemática da vida humana, xadrez com o bem e o mal."
"O pavimento de mosaico é em um antigo símbolo da Ordem. É junto com os primeiros rituais do século passado. É classificado entre os ornamentos da loja também com o Tessel recuado e a estrela ardente. Suas pedras coloridas de preto e branco foram prontamente e adequadamente interpretado como símbolos do mal e do bem da vida humana "
De acordo com investigadores do ocultismo, o pavimento mosaico xadrez historicamente tem representado a Casa dos Mistérios e sua origem pode ser rastreada até ao antigo Egito e os ritos dionisíacos.
"O chão quadriculado em que a loja maçônica moderna está se um antigo rastreamento dos Arquitetos dionisíacos, e enquanto a organização moderna não é mais limitado a corporações de operários que ainda preserva em seus símbolos as doutrinas metafísicas da antiga sociedade de que é presumivelmente a conseqüência. "
No Grau de Aprendiz, o pavimento mosaico representa o piso térreo do Templo do Rei Salomão. Em relação ao Templo do Rei Salomão na Bíblia, o piso térreo é dito ser de pinho ou abeto, dependendo da tradução da Bíblia (1 Reis 6:15).

Enquanto o asfalto da maioria das lojas consistem de um padrão xadrez preto e branco, as cores podem variar. Losângulos também podem ser usados em vez de quadrados.

 O Mistério do Piso Maçônico
 Pavimento mosaico de uma Loja Estrela do Oriente

 O Mistério do Piso Maçônico
Padrão de mosaico dentro da Notre Dame de Paris, uma catedral construída pelos Templários, os antepassados ​​espirituais dos Maçons

 O Mistério do Piso Maçônico
"La Papesse" é o cartão número dois do tarot, um número simbólico da dualidade. Observe o símbolo Ying Yang no livro da sacerdotisa está representando os mesmos princípios dualistas do pavimento mosaico.

Dualidade

A justaposição de cores opostas sobre o pavimento de mosaico é uma representação visual de um princípio importante do hermetismo: dualidade.
"O pavimento, alternadamente em preto e branco, simboliza, seja de modo intencional ou não, os Princípios de Bem e do Mal do credo egípcio e persa. É a guerra entre Miguel e Satanás, dos Deuses e Titãs, de Balder e Lok, entre a luz e a sombra, o que é escuridão; dia e noite; Liberdade e Despotismo; Liberdade Religiosa e os dogmas arbitrários de uma Igreja que pensa por seus devotos, e cuja Pontífice afirma ser infalível, e os decretos de seus Conselhos para constituir um evangelho. O piso, ou bases da Loja, um trabalho de quadrados pretos e brancos, denota a qualidade dupla de tudo relacionado com a vida terrestre e as bases físicas da natureza humana - o corpo mortal e seus apetites e afetos. "A teia da nossa vida é um fio mesclado, o bem e o mal juntos", escreveu Shakespeare.
Tudo material é caracterizado por mistura inextricavelmente o bem e o mal, luz e sombra, alegria e tristeza, positivos e negativos. O que é bom para mim pode ser mal para você; prazer é gerado a partir da dor e, finalmente, degenera em dor novamente, o que é certo fazer em um momento pode estar errado o próximo, eu sou intelectualmente exaltado a-dia e amanhã correspondentemente deprimido e ignorante: O dualismo dos opostos nos governa em tudo, e experiência disso é prescrito para nós, até que, tendo aprendido a lição e superado, estamos prontos para o avanço a uma condição onde nós superamos o sentido dessa existência e os opostos deixam de ser vistos como opostos, mas são realizados como uma unidade ou síntese. Para encontrar aquela unidade ou síntese é conhecer a paz que passa ou seja a compreensão que ultrapassa a nossa experiência presente, porque nela as trevas e a luz são iguais, e os nossos atuais conceitos de bem e mal, alegria e dor, são transcendidas e encontrou sublimada em uma condição que combina os dois. E esta condição sub#000 é representado pela fronteira recuada contornando o preto e branco, mesmo que a Presença e Providência Divina envolve e abraça os nossos organismos temporais em que os opostos são inerentes. "
Além disso, o piso xadrez é representativo da terra, o mundo material e contrastes do teto, que é feita para representar o céu e o reino espiritual.

"A cobertura da Loja é mostrado em nítido contraste com o seu chão de preto e branco e é descrita como" uma abóbada celeste de muitas cores, até mesmo os céus.
Se o piso de terra simboliza a natureza do homem sensual, o teto tipifica sua natureza etérea, o seu "céu" e o residente propriedades nele. Uma é o inverso e no pólo o oposto do outro. Seu corpo material é visível e densamente composto. Sua etérea ao redor, ou "aura", é tênue e invisível, (salvo à visão clarividente), e como a fragrância jogado fora por uma flor. Sua existência será posta em causa por aqueles preparados para aceitar o que não é fisicamente demonstrável, mas o estudante maçônico, que serão chamados a aceitar muitas verdades tais provisoriamente até que ele conhece-las como certezas, devem refletir, que ele entrou no grupo com o objeto professos de receber luz sobre a natureza de seu próprio ser, que a Ordem compromete-se a ajudá-lo a essa luz em relação a questões de que ele é reconhecidamente ignorante, e que seus ensinamentos e os símbolos foram criados por sábios e instrutores competentes em tais assuntos, e que um humilde, dócil e receptiva atitude mental para os símbolos e seus significados vão conduzir melhor, para seu progresso do que uma crítica e hostil. "
Pavimento cerimonial

O pavimento de mosaico é um espaço esotericamente carregado em que fica o altar cerimonial, o centro da maioria dos rituais. A cerimônia para o Grau de Aprendiz simbolicamente ocorre nesse local. De acordo com o Ritual de Terceiro Grau, o Pavemento Quadrado é para o Sumo Sacerdote andar em cima.
"Porque foi dado ao piso de xadrez tanto destaque na Loja mobiliário? A resposta pode ser encontrada na instrução do Ritual de Terceiro Grau: "O quadrado é calçada para o Sumo Sacerdote andar em cima". Agora não é apenas o sumo sacerdote judeu de séculos atrás, que é aqui referido, mas o membro individual do grupo. Porque cada maçom pretende ser o Sumo Sacerdote do seu templo pessoal e fazer dele um lugar onde ele e a Divindade podem-se reunir. Pelo simples fato de estar neste mundo dualista cada ser vivo, seja um maçom ou não, caminha sobre o pavimento quadrado misturado do bem e do mal em cada ação de sua vida, de modo que o chão é o símbolo de uma verdade filosófia elementar, comum a todos nós. Mas, para nós, as palavras "andar em cima" implica muito mais do que isso. Eles querem dizer que aquele que aspira a ser o dono do seu destino e capitão da sua alma deve caminhar sobre esses opostos no sentido de transcender e dominando-os, de tripudiar sobre sua natureza inferior sensual e mantê-la sob seus pés em sujeição e controle. 
Ele deve tornar-se capaz de subir acima do bem e do mal, para ser superior e indiferente aos altos e baixos da fortuna, as atrações e os medos que regem os homens ordinários e balançam seus pensamentos e ações desta ou daquela maneira. Seu objetivo é o desenvolvimento de sua inata potência espiritual, e é impossível que estes devem desenvolver em tanto tempo como ele é tão governado por suas tendências materiais e as emoções flutuantes de prazer e dor que eles dão à luz a. É pelo aumento superior a estas e alcançando serenidade e equilíbrio mental em qualquer circunstância em que para o momento em que ele pode ser colocado, que um maçom verdadeiramente "caminha sobre" o piso de xadrez de existência e as tendências conflitantes de sua natureza mais material. "
Alguns afirmam que o piso mosaico serve como um "círculo mágico" para ser usado em viagens inter-dimensionais e de comunicação. O significado mais profundo do mosaico é, portanto, transcender os limites da esfera material.

 O Mistério do Piso Maçônico

Uma placa de "A Vida Escondida da Maçonaria", de Charles W. Leadbeater que descreve um candidato a ser apresentado a espíritos da natureza, ocorrendo no chão quadriculado.

Na Cultura Popular

Seja para fins intencionalmente maçônicos ou como um reflexo arquetípico, cenas ritualísticas e metafísicas de transformação são descritas frequentemente em um piso quadriculado.

 O Mistério do Piso Maçônico
Um padrão quadriculado levando a "espelho mágico" Dr Parnassus ", um portal para o plano espiritual.

 O Mistério do Piso Maçônico
Projeto tri-dimensional em círculo em plantação onde o pavimento mosaico leva a um portal metafísico

 O Mistério do Piso Maçônico
Michael Jackson vestido de vestes ritualísticas vermelhas no chão quadriculado cerimonial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).