Pesquisar este blog

sábado, 11 de agosto de 2012

As raízes ocultistas do O Mágico de Oz

Com a sua história memorável e seu elenco de personagens coloridos, o Mágico de Oz se tornou rapidamente um clássico americano. Mais de cem anos após o lançamento deste livro, as crianças em todos os lugares estão ainda encantado pelo mundo de Oz de admiração. Poucos, porém, reconhecer que, sob sua aparente simplicidade, a história do Mágico de Oz esconde profundas verdades esotéricas inspiradas pela Teosofia. Aqui veremos o Mágico de Oz significado do oculto e do fundo de seu autor.
 
22281ozthe-wizard-of-oz-posters2

Apesar de o Mágico de Oz é amplamente percebido como um conto de fadas de crianças inocentes, é quase impossível não atribuir um significado simbólico para busca de Dorothy. Como em todas as grandes histórias, os personagens e os símbolos do Mágico de Oz pode ser dada uma segunda camada de interpretação, que pode variar dependendo da percepção do leitor. Muitas análises apareceram ao longo dos anos, descrevendo a história como um "manifesto ateu", enquanto outros a viram como uma promoção do populismo. É através de uma compreensão de bckground filosófica do autor e crenças, no entanto, que o verdadeiro significado da história pode ser apreendido.
L. Frank Baum, autor de O Mágico de Oz era um membro da Sociedade Teosófica, que é uma organização baseada na pesquisa oculta e do estudo comparativo das religiões. Baum tinha uma profunda compreensão da Teosofia e, conscientemente ou não, criou uma alegoria dos ensinamentos Theosophic quando escreveu o Mágico de Oz.

O que é Teosofia?

 

theosophy-seal-green1

A Sociedade Teosófica é uma organização oculta, principalmente com base nos ensinamentos de Helena P. Blavatsky, que procura extrair as raízes comuns de todas as religiões a fim de formar uma doutrina universal.
"Mas talvez seja conveniente indicar de forma inequívoca que os ensinamentos, no entanto fragmentárias e incompletas, contidos nestes volumes, não pertencem nem ao hindu, o zoroastrismo, o caldeu, nem a religião egípcia. Nem o budismo, islamismo, judaísmo nem o cristianismo exclusivamente. A Doutrina Secreta é a essência de todas elas. Sprung dele em suas origens, dos vários regimes religiosos são feitas agora para fundir para trás em seu elemento original, dos quais cada mistério e dogma cresceu, desenvolveu e se concretizou. "
HP Blavatsky, A Doutrina Secreta

Os três objetos declarados da Sociedade Teosófica originais, conforme estabelecido por Blavatsky, Olcott e Judge (seus fundadores) foram os seguintes:
"Primeiro - Para formar um núcleo da Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor.
Segundo - Para incentivar o estudo de Religião Comparada, Filosofia e Ciência.

Terceira - Investigar as leis não explicadas da Natureza e os poderes latentes no homem ".

-O teósofo, vol 75, n º 6
Hb Blavatsky
Os grandes princípios de Teosofia estão descritas minuciosamente no Blavatsky obras Ísis Sem Véu e A Doutrina Secreta. No núcleo dos ensinamentos teosóficos são os princípios mesmos encontrados em muitas escolas de ocultismo outros: a crença da presença de uma "centelha divina" dentro de cada pessoa que, com a disciplina e treinamento adequado, pode levar à iluminação espiritual e um estado de virtual piedade.
Outro princípio importante encontrado na Teosofia é a reencarnação. Acredita-se que a alma humana, como todas as outras coisas no universo, passam por sete estágios de desenvolvimento.
"Escritos teosóficos propor que as civilizações humanas, como todas as outras partes do universo, desenvolver ciclicamente através de sete etapas. Blavatsky postulou que toda a humanidade, e certamente cada mônada reencarnante humano, evolui através de uma série de sete raças raiz ". Assim, na primeira idade, os seres humanos eram puro espírito; na segunda idade, eles eram seres assexuados que habitam o continente perdido agora de Hiperbórea; na terceira idade os lemurianos gigantes foram informados por impulsos espirituais dotando-os com a consciência humana e da reprodução sexual. Os seres humanos modernos, finalmente, desenvolvido no continente de Atlântida. Uma vez que a Atlântida era o ponto mais baixo do ciclo, a idade actual quinto é um momento de despertar dons psíquicos da humanidade. O termo aqui psíquica realmente significa a realização da permeabilidade da consciência, pois não tinha sido conhecido no início da evolução, embora sentida por algumas pessoas mais sensíveis da nossa espécie. "
O objetivo final é, naturalmente, para retornar ao estado de divindade a partir do qual nós emergiu. Os princípios mesmos (com variações sutis) pode ser encontrado em outras escolas como a Maçonaria Rosacruz, e os ensinamentos de outras ordens os mistérios.
 
L.Frank Baum, um Teosofista Notáveis


Antes de escrever o Mágico de Oz (ou até mesmo se tornar um autor contemplando história das crianças), Baum realizou muitos trabalhos - uma das quais foi editor do sábado Aberdeen Pioneer. Em 1890, Baum escreveu uma série de artigos que introduzem os leitores a Teosofia, incluindo seus pontos de vista sobre Buda, Maomé, Confúcio e Cristo. Naquela época, ele não era um membro da Sociedade Teosófica, mas ele já demonstrava um profundo entendimento de sua filosofia. Aqui está um trecho de seu "Editor Musings":
"Entre várias seitas tão numerosos na América de hoje que encontrar a sua base fundamental no ocultismo, o teosofista está pré-eminente tanto em inteligência como ponto de números. Teosofia não é uma religião. Seus seguidores são simplesmente "buscadores da Verdade". Os teosofistas, na verdade, são os insatisfeitos com o mundo, dissidentes de todos os credos. Eles devem a sua origem aos sábios da Índia, e são numerosos, não só no Oriente muito famoso místico, mas na Inglaterra, França, Alemanha e Rússia. Eles admitem a existência de um Deus - não necessariamente de um Deus pessoal. Para eles, Deus é a Natureza ea Natureza é Deus ... Mas, apesar disso, se o Cristianismo é a Verdade, como a nossa educação nos ensinou a acreditar, não pode haver nenhuma ameaça para ele na Teosofia ".
-L.
Frank Baum, Aberdeen sábado Pioneer, 25 de janeiro de 1890
Em outro de "Reflexões do Editor" dele, Baum discute o uso de simbolismo místico na ficção, algo que ele realizou dez anos mais tarde com o Mágico de Oz:
"Há uma forte tendência em romancistas modernos para a introdução de alguma veia do misticismo ou ocultismo em seus escritos. Livros desta natureza são avidamente comprados e lidos pelas pessoas, tanto na Europa e América. Ele mostra o desejo inato em nossa natureza para desvendar o misterioso: procurar alguma explicação, porém fictícia, do inexplicável na natureza e na nossa existência diária. Pois, à medida que avançamos na educação, o nosso desejo de aumentar o conhecimento, e que estão menos satisfeitos de permanecer na ignorância do que misteriosa manancial de onde emana tudo o que é sub#000 e grandioso e incompreensível na natureza. "
No final deste artigo, Baum entra em um all-out implorar por mais ocultismo na literatura:
"O apetite da nossa idade para ocultismo exige ser satisfeito, e ao mesmo tempo com a mediocridade das pessoas irá resultar em mero sensacionalismo, levará em muitos de pensamento mais elevado e nobre e ousado, e quem pode dizer o que mistérios esses intelectos corajosos e capaz pode desvendar em eras futuras? "
-L.
Frank Baum, Aberdeen sábado Pioneer, 22 de fevereiro de 1890
Dois anos depois de escrever esses artigos, L. Frank Baum e sua esposa Maud Gage entrou para a Sociedade Teosófica, em Chicago. Os arquivos da Sociedade Teosófica em Pasadena, Califórnia, registrou o início de sua participação como 04 de setembro de 1892. Em 1890, o Mágico de Oz foi publicado. Quando perguntado sobre como Baum teve sua inspiração para a história, ele respondeu:
"Foi pura inspiração ... Veio-me para a direita fora do azul. Eu acho que às vezes o grande autor tem uma mensagem para atravessar e ele tem que usar o instrumento na mão. Aconteceu de eu estar nesse meio, e eu acredito que a chave mágica me foi dada para abrir as portas para a compreensão e simpatia, alegria, paz e felicidade. "
-L.
Frank Baum, citado por Hearn 73
O Mágico de Oz é muito apreciada no âmbito da Sociedade Teosófica. Em 1986, a revista The Theosophist americano reconheceu Baum como uma "teosofista notável" que bem representado filosofia da organização.
"Embora os leitores não têm olhado para seus contos de fadas por seu conteúdo Teosófica, é significativo que Baum tornou-se um famoso escritor de livros infantis depois que ele entrou em contato com a teosofia. Idéias teosóficas permeiam seu trabalho e fonte de inspiração para ele. Na verdade, o assistente pode ser considerada como alegoria Teosófica, permeada por idéias teosóficas do começo ao fim. A história veio à Baum como uma inspiração, e ele aceitou com um certo temor como um presente de fora, ou talvez de dentro, ele mesmo. "
-Americano Theosophist n º 74, 1986
Então, qual é o significado esotérico da história desta criança, que veio a Baum como uma "inspiração divina"?

O significado oculto de O Mágico de Oz

 Caminho para Illuminação
Se você nunca leu ou assistiu O Mágico de Oz ou precisa de sua memória atualizada, aqui está uma soma-up rápido do filme:
O filme acompanha 12-year-old farmgirl Dorothy Gale (Judy Garland) que vive em uma fazenda no Kansas com sua tia Em e tio Henry, mas sonha com um lugar melhor "Somewhere Over the Rainbow". Depois de ser atingido inconsciente durante um tornado por uma janela que se soltou de sua moldura, sonhos Dorothy que ela, seu cachorro Totó ea fazenda são transportados para a terra mágica de Oz. Lá, a Bruxa Boa do Norte, Glinda (Billie Burke), aconselha Dorothy seguir a estrada de tijolos amarelos para a Cidade Esmeralda e encontrar o Mágico de Oz, que pode devolvê-la ao Kansas. Durante sua jornada, ela encontra um Espantalho (Ray Bolger), um Homem de Lata (Jack Haley) e Leão Covarde (Bert Lahr), que se juntar a ela, na esperança de receber o que lhes falta a si mesmos (um cérebro, um coração e coragem, respectivamente ). Tudo isso é feito ao mesmo tempo, tentando evitar a Bruxa Malvada do Oeste (Margaret Hamilton) e sua tentativa de obter sapatos de rubi da irmã de Dorothy, que os recebeu de Glinda.
O dito acima, toda a história do Mágico de Oz é um conto alegórico do caminho da alma para a iluminação - o Yellow Brick Road. No budismo (uma parte importante dos ensinamentos teosóficos) o mesmo conceito é referido como o "Caminho do Ouro".
A história começa com Dorothy Gale vivo em Kansas, que simboliza o mundo material, no plano físico, onde cada um de nós começa a nossa jornada espiritual. Dorothy se sente um desejo de "passar por cima do arco-íris", para alcançar o reino etéreo e siga o caminho para a iluminação. Ela tem, basicamente, "passou a Nadir", demonstrando o desejo de buscar uma verdade mais elevada.
Dorothy é então levado a Oz por um ciclone gigante espiral ascendente, representando os ciclos de karma, o ciclo de erros e lições aprendidas. Ele também representa a crença na reencarnação teosófica, o ciclo de nascimentos e mortes físicas de uma alma, até que está apto a tornar-se divina. Também é interessante notar que a Yellow Brick Road de Oz começa como uma espiral fora expandindo. No simbolismo oculto, esta espiral representa a auto-evolução, a alma ascendente a partir de matéria para o mundo espiritual.
 
spiralpath 
O início spiraly do caminho espiritual

Aqui está uma explicação da espiral como um símbolo oculto:
"Espiral: O caminho de um ponto (geralmente plano), que se move à volta de um eixo, enquanto continuamente aproximando ou afastando-lo; também muitas vezes utilizado para uma hélice, que é gerada pelo composição um movimento circular com um em linha recta. A forma de espiral é uma ilustração do curso da evolução, que traz todo o movimento em direção ao mesmo ponto, mas sem repetição.
A serpente, e as 8 figuras e, denotando a Ogdoad e infinito, representam movimento cíclico em espiral. O curso de Fohat no espaço é espiral, eo espírito desce à matéria em cursos de espirais. Repetindo o processo pelo qual uma hélice é derivado formar um círculo produz um vórtice. As espirais complicados de evolução cósmica trazer de volta o movimento para o ponto em que começou com o nascimento de uma grande era cósmica. "
-O Glossário Enciclopédico Teosófica
Antes de iniciar sua jornada, Dorothy é dado o "sapatos de prata", que representam o "cordão de prata" de Escolas de Mistérios (Dorothy estava usando sapatos de rubi no filme devido a uma mudança de última hora pelo diretor, que pensava que a cor rubi olhou melhor contra o Yellow Brick Road). Em escolas de ocultismo, o cordão de prata é considerada o elo entre o nosso material e eu espiritual.
"Na Teosofia, o corpo físico e corpo astral um são conectados através de um" cordão de prata ", uma ligação mítica inspirado por uma passagem na Bíblia que fala de um retorno de uma busca espiritual. "Ou nunca o cordão de prata será solto, diz o livro de Eclesiastes", em seguida, o pó volte à terra como era eo espírito volte a Deus que o deu ".
Na própria escrita Frank Baum, o cordão de prata da viagem astral iria inspirar os sapatos prateados que conferem poderes especiais sobre aquele que usa-los "
-Evan I. Schwartz, Encontrar OZ: Como L.Frank Baum descobri a história Great American
Durante sua jornada pela estrada de tijolos amarelos, Dorothy encontros Espantalho, Homem de Lata eo Leão Covarde, que são, respectivamente, à procura de um cérebro, um coração e coragem. Esses caracteres estranhos encarnam as qualidades necessárias para os iniciados, a fim de completar a sua busca pela iluminação. Baum foi provavelmente inspirado por estas palavras de Miss Blavatsky:
"Não há perigo de que a intrépida coragem não pode vencer, não há julgamento que uma pureza imaculada não pode passar, não há dificuldade que um intelecto forte não possa superar"
- HP Blavatsky
Depois de superar muitos obstáculos, o grupo finalmente chega cidade Esmeralda, a fim de atender o assistente.

O Assistente de

 

wizard-of-oz


Rodeado por artifícios e efeitos especiais, o Assistente surge como cruel, rude e ignorante. O Assistente é de fato um stand-in para o Deus pessoal dos cristãos e os judeus, a figura opressora utilizado pelas religiões convencionais para manter as massas na escuridão espiritual: Jehova ou Yahwe. Foi descoberto mais tarde que a Wizard é uma farsa, um charlatão, que assusta as pessoas a adorar a sua assistente. Ele certamente não poderia ajudar os personagens completar sua missão. Se você ler a literatura das escolas de mistério, este ponto de vista em relação ao cristianismo é expresso constantemente.
 
wizardofoz
Oh não, você não fez, Assistente 

Depois de tudo dito e feito, o cérebro, o coração ea coragem necessárias para completar Dorothy, Espantalho, Tinman e quests Leão foram encontrados dentro de cada um deles. Escolas de Mistérios sempre ensinou seus alunos que se deve confiar em si mesmo para obter a salvação. Ao longo da história do cão de Dorothy, Totó representa sua "voz interior", sua intuição. Aqui está uma descrição de Toto tirada do site da Sociedade Teosófica:
"Toto representa o interior, intuitivo, parte instintivo, mais animal, como um de nós. Durante todo o filme, Dorothy tem conversas com Toto, ou o seu eu interior e intuitiva. A lição aqui é para ouvir o Toto dentro. Neste filme, Toto nunca estava errado. Quando ele late para o Espantalho, Dorothy tenta ignorá-lo: "Não seja bobo, Toto. Espantalhos não falam. "Mas espantalhos falam em Oz. Toto também late para o pequeno homem por trás da cortina. É ele quem realiza a Wizard é uma fraude. Na Fazenda Gale e novamente no castelo, a Feiticeira tenta colocar Toto em uma cesta. O que é sombra vai tentar bloquear ou limitar o intuitivo. Em ambos os casos, Toto salta para fora do cesto e foge. A nossa voz intuitiva pode ser ignorado, mas não contido.
Na última cena, Toto persegue um gato, fazendo com que Dorothy para ir atrás dele e, consequentemente, perder seu passeio de balão. Isto é o que leva a transformação final de Dorothy, à descoberta de seus poderes internos. O passeio de balão é representativa da religião tradicional, com um assistente skinny-legged prometendo uma viagem para o Divino. Toto era direito de forçar Dorothy fora do balão, caso contrário ela poderia nunca ter encontrado a sua magia. Este é um chamado para nós ouvir a nossa intuição, nossos sentimentos de intestino, esses bits momentâneos de imaginação que aparecem aparentemente do nada. "
Como dito acima, o Assistente falso convida Dorothy em seu balão para voltar ao Kansas, seu destino final. Ela porém segue Toto (sua intuição) e sai do balão, que representa as promessas vazias de religiões organizadas. Isto leva a sua revelação final e, com a ajuda da Bruxa Boa do Norte (seu guia divino), ela finalmente entende: tudo o que ela sempre quis pôde ser encontrado "em seu próprio quintal".
A fim de obter a iluminação Dorothy teve que vencer as bruxas malvadas do Oriente e do Ocidente - que estavam formando um eixo do mal horizontal: o mundo material. Ela foi sábio em ouvir os conselhos das bruxas boas do Norte e do Sul - O eixo vertical: a dimensão espiritual.
 
1939-glinda  
A Bruxa Boa do Norte, representando "centelha divina" de Dorothy

No final da história, Dorothy acorda no Kansas: ela combina com sucesso a sua vida física e espiritual. Ela agora é confortável ser ela mesma novamente e, apesar de sua família não acreditando realmente os detalhes de sua missão (o profano ignorante), ela pode finalmente dizer: "Não há lugar como o lar".

O Mágico de Oz Usado em Monarch Controle da Mente

Quase toda a documentação relativa ao projecto MK Ultra e Mind Control mencionar a importância de o Mágico de Oz. Na década de 1940, a história teria sido escolhido por membros da comunidade de inteligência dos EUA para fornecer uma base temática para o seu programa de controle baseado em trauma mente. O filme foi editado e dado um sentido diferente, a fim de usá-lo como uma ferramenta para reforçar a programação, sobre as vítimas. Aqui estão alguns exemplos retirados Slave total Fritz Springmeier do Mind Control:
  • A estreita relação entre Dorothy e seu cachorro é uma ligação muito sutil entre o uso cultos satânicos de animais (familiares). A criança escrava Monarca será permitida a ligação com um animal de estimação. A criança vai querer se relacionar com um animal de estimação de qualquer maneira porque as pessoas estão aterrorizando a ele por este ponto. Em seguida, o animal é morto para traumatizar a criança.
  • Escravos do monarca são ensinados a "seguir a estrada de tijolos amarelos." Não importa o que as coisas terríveis pela frente, o escravo do monarca deve seguir o Yellow Brick Road, que é definido antes eles pelo seu mestre.
  • O arco-íris com suas sete cores, há muito tempo tem o significado oculto de ser um grande dispositivo, espiritual hipnótico.
  • Dorothy está à procura de um lugar onde não há problemas, o que é um lugar "sobre o arco-íris." Para escapar da dor, altera a passar por cima do arco-íris. (Isto é também conhecido em Alice no País das Maravilhas de programação como "indo através do espelho") .
"Somewhere Over the Rainbow" é provavelmente a canção mais dissociativa já escrita e muitas vezes é jogado em filmes durante os eventos violentos ou traumatizante (veja o filme Face-Off). O estranho efeito produzido, onde a violência não parece mais real, é exatamente como a dissociação trabalha em controle da mente das vítimas. Podemos especular que a cena em que Dorothy cai no sono em um campo de papoula é uma referência ao uso de heroína para relaxar e manipular as vítimas de controle mental. Considere também a neve caindo do céu que desperta Dorothy de seu sono. Poderia esta ser uma referência à cocaína?
 
wizard-of-oz-2 
Será que isto representa a heroína? 

  Em Conclusão
Histórias alegóricas que transmitem verdades espirituais que já existiam desde começos do homem. Essas histórias simples, mas extremamente profundas foram encontrados em todas as civilizações: Celtic, indiana, persa, asteca, grega, egípcia e outras. Conscientemente ou não, Frank Baum criou uma alegoria clássica que, na mesma linha como a Odisséia de Homero, entretém as massas e também contém mensagens místicas que podem ser compreendidos pelo "acordado".
O Mágico de Oz grande sucesso confirma a América (eo mundo ocidental) dogma espiritual real. Escrito durante a década de 1890, quando a maioria dos americanos eram cristãos conservadores, a história de Baum antecipou o abandono progressivo da população das religiões tradicionais eo abraço de uma nova forma de espiritualidade. Movimentos de Nova Era atual estão ganhando muitos adeptos e, mesmo se a maioria deles são shams total, todos eles afirmam ser inspirados pela Teosofia. Poderia tais contos têm contribuído para o declínio espetacular do cristianismo nas últimas décadas, enquanto outros movimentos continuam a ganhar força?
 
img06

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).