Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Apostasia

APOSTASIA PERIGO QUE RONDA A IGREJA


INTRODUÇÃO

Na verdade, ouve diversas repreensão de Deus, mas, o povo Judeus nos dias de Jeremias estavam vivendo alheio a vontade de Deus.

Chegando a ponto de escarnecer do Senhor Jeová.

Escarnecer = Fazer escárnio; zombar de Deus; tentar ludibriar o todo poderoso.

Os Israelitas alegavam que Deus era um ser inerte, ou seja, não fazia bem e nem mal.

Súditos = quem está submetido à vontade de outrem;

O que estava acontecendo era uma grande apostasias, que é um grande perigo que esta rondando a igreja contemporânea, um outro perigo é a permanência no pecado por parte dos membros da igreja.

Apostasia = afastamento, ou abandono; esse afastamento pode ser da fé, do casamento ou do ministério cristão.



1. ENTENDO O SIGNIFICADO DO TERMO APOSTASIA
A lição bíblica CPAD P. 13 traz uma definição muito sucinta sobre o termo apostasia, apenas se limitam em afirmar que apostasia é proveniente do grego apostasis, que significa AFASTAMENTO. Porém, a apostasia vai muito alem de uma simples origem etimológica da palavra.

Paulo afirma que primeiro vem a apostasia, conforme descrito em 2Ts. 2.3, Que apostasia é esta? O termo é indefinido, ele não da uma definição qual seria esse afastamento, se é da igreja da terra ou o afastamento do crente da fé. Temos que ter cautela e não podemos afirmar que tal apostasia seria o arrebatamento da igreja, porque contraria o ensinamento de Paulo em sua primeira epistola aos tessalonicenses, ele estaria então se contradizendo. Apresentaremos a argumentação de alguns pastores com relação a o termo apostasia.

Pastor Roberto de Carvalho, em seu livro não tardará apresenta o seguinte argumento: apostasia vem do vocábulo grego e significa desviar, afastar, o verbo indica literalmente uma pessoa afastando de uma posição tomada anterior, condicionado ao seu argumento apresenta Hb.3.12, para dizer apostasia da fé, trata do abandono da fé, cita ainda 1Tm.1.20, para sustentar a apostasia da fé de Himeneu e Alexandre que apostatou da fé. Portanto Roberto de Carvalho Apresenta três tipos de apostasias cumprindo nos dias atuais. Apostasia da fé, apostasia do lar e apostasia do ministério, apostasia do ministério é transparente nos dias atuais 1Tm. 4.10, apostasia do lar são inúmeros divórcios acontecendo nos dias atuais.

• Pastor Antônio Gilberto, livro o calendário da profecia, p. 13-14, diz que apostasia é o abandono da fé e da doutrina como mencionada em 2Tm. 2.18, e apostasias mencionada em 2Ts. 2.3 só pode acontecer dentro da igreja, o mundo não tem de que apostatar. Gilberto diz que o numero de pessoas desviadas aumenta no meio do chamado cristianismo. A apostasia de que se trata 2Ts. 2.3, é um caso especial. É uma apostasia total. No original, o termo e precedido de artigo definido, mostrando tratar de uma grande apostasia. A humanidade atual, em todas as camadas sociais, em todas os paises torna-se cada vez mas indiferente a Deus.

• Pastor Claudionor Correia, diretor de publicação da CPAD, dicionário de escatologia bíblica afirma que apostasia é o afastamento, abandono premeditado da fé cristã. Em que essa apostasia começa com a igreja, e será uma negação não somente da fé mas do próprio Deus.

2. OS TRÊS PRINCIPAIS TIPOS DE APOSTASIA

Se a palavra apostasia é um afastamento; podemos então citar pelo menos três tipos de apostasia, lembrando que só quem apostata é crente; diz O Pastor Antonio Gilberto “O incrédulo não tem de que apostatar” já esta apostatado. Seguindo este raciocínio cito três tipos básicos de apostasia.

2.1 Apostasia da Fé.

Hb.3.12 “vede irmãos que nunca haja em qualquer um de vós um coração mau e infiel, para se apartar de Deus vivo”

A apostasia da fé se inicia no coração do ser humano, ou seja, do cristão, porque o mundo não tem de que apostatar, o mundo jaz do maligno cf. 1Jo 5.19, é bom que se estabeleça a diferença entre apostasia e heresia, a heresias são ensinamentos distorcidos da verdade já a apostasia trata-se literalmente do abandono da fé cristã. A apostasia da fé começa com:
A – “Um coração mau” de acordo com o texto em apreço o inicio do afastamento da fé brota no coração do homem, isto é, ela se inicia no coração, um coração mau é um coração endurecido, o desvio da fé começa no coração, em seguida a pessoa perde a fidelidade e ai vem a apartar-se de Deus. A bíblia diz que enganoso é o coração mais do que todas as coisas, e perverso quem o conhecerá? Cf. Jr. 17.9, Jesus disse que é do coração que procede os maus pensamento mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Cf. Mt. 15.19, portanto o coração do homem pode ser um deposito de coisas más, se o cristão não tiver em vigilância o diabo poderá colocar algumas idéias no coração do individuo, a bíblia diz que o diabo pos no coração de Judas o desejo de trais Jesus. Cf. Jo. 13.2; precisamos estar atento e não sermos vacilantes, Jesus disse bem aventurado os limpos de coração porque esses verão a Deus. Cf. Mt. 5.8, portanto a apostasia começa com um coração mau, na seqüência vem a infidelidade.

B – “Um coração Infiel” agora o individuo na sua transloucada atitude e maldade no coração segue o caminho da infidelidade, ele passa agora a ser infiel a Deus. A fidelidade é uma qualidade que Deus exige de todos os seus filhos. Na historia do povo de Israel vemos em muitas passagens bíblicas o povo perdendo a benção de Deus e apostatando da fé, por tornarem infiéis a Deus, mas a bíblia diz que Moises se permaneceu fiel a Deus, cf. Nm.12.7, Deus é um ser fiel em tudo, Dt. 7.9, e a responsabilidade de Deus é com aqueles que são fiel Nee. 7.2. na seqüência dos acontecimentos, primeiro o coração do homem é tomado de tamanha maldade, segundo essa maldade leva o coração a ser infiel, de onde surge o distanciamento do Deus vivo.

C – “ Apartar-se do Deus vivo” o verbo apartar é apostenai, de onde vem o temo apostasia da fé, o cenário atual da igreja é de muita apostasia, estamos vivenciando nos dias atuais uma grande parcela dos membros da igreja apartando-se de Deus, vejam que o texto sagrado diz “Deus Vivo”, e muitos estão abandonando a fé, trocando por cargos políticos, outros trocam suas crenças simplesmente por dois ou três minutos de prazeres sexuais, o numero de desviados da igreja são grande, não quero dizer que todos apostaram, não é esta a intensão, mas dizendo que este é o principio ou o caminho que leva o individuo a uma apostasia da fé e venha a apartar-se de Deus.

2.2 Apostasia do Lar.

1Tm.5.8 “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel.”
É o abandono do lar, é o desprezo do lar da família, dos princípios morais ancestrais vividos pela família. Satanás o promotor da infidelidade sabe perfeitamente que destruindo a família a igreja ficará fraca, se a família é forte espiritualmente também a igreja, portanto o diabo tenta enfraquecer a família, o principal objetivo de satanás é destruir a família por completo, com suas ações perversa, muitas famílias e lares atualmente estão sendo bombardeados por ataques malignos e estão desmoronando por completo, e os resultados são assustadores o números de divorcio, homossexualismo, bigamia, poligamia, mais de um milhão de pessoas se divorciam no Estados Unidos todos os anos. Atualmente estamos vendo essa avalanche atacar as famílias brasileiras violentamente é a apostasia do lar, maridos abandonando esposa, esposa traindo marido e assim por diante. Cf. 2Sm. 11.1-7; Ap. 2.20.22; 1Co.16.19;Rm16.5

2.3 Apostasia do Ministério Eclesiástico
1Tm. 1.19-20 “conservando a fé te a boa consciência, rejeitando a qual alguns fizeram naufrágio na fé. E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar”

2Tm.4.10 “Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica; Crescente, para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.”

Mas também no nível eclesiástico observa-se uma decadência teológica e ética sem igual tanto nas Américas quanto Europa nos últimos anos. Nos púlpitos pregadores e pastores defendem idéias totalmente contrárias às sagradas escrituras e aos princípios cristãos. Joga-se fora atualmente de maneira leviana aquilo que no passado foi conquistado com muita luta e as vezes foi pago com o próprio sangue. São anunciadas novas "concepções de Deus", mas a Criação e a inspiração divina das Sagradas Escrituras são negadas e relegadas a segundo plano. Os Mandamentos divinos são menosprezados e as mais diferentes religiões são misturadas ecumenicamente. A divindade e a pessoa de Jesus Cristo como Salvador exclusivo são claramente questionadas;1 Jo 4.1-4. Como sofrem os pastores e membros fiéis de muitas denominações, que realmente crêem na Bíblia! Quando eles tiverem sido arrebatados, a apostasia total tomará conta dessas instituições. A Viva Palavra de Deus nos trás uma serie de advertência como 1 João 5.19 e 21: "Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno... Filhinhos, guardai-vos dos ídolos...", praticamente não é mais levada em conta. Martim Lutero disse certa vez que a igreja pode degenerar e se tornar uma instituição satânica quando não vive mais segundo os padrões bíblicos, cf. Ap 17. Foi exatamente o que Paulo disse ao ensinar sobre a apostasia, sobre o "homem da iniqüidade", cujo aparecimento será segundo a eficácia de Satanás. Cf. 2 Ts 2.3,9. Se a apostasia já chegou a esse ponto hoje. Principalmente na Europa, estamos certos quando pregamos que o Dia do Senhor está às portas e que, portanto, o arrebatamento não vai se fazer esperar por muito tempo. Além disso, o clamor da Igreja de Jesus espalhada por todo o mundo se torna cada vez mais forte: "O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem!" Ap 22.17. O Abandono do ministério eclesiástico é patente nos dias hodiernos, são muitos os obreiros e pastores que se desviam de suas funções ministeriais e sacerdotais, estão trocando o oficio ministerial por cargo da política, preferem ser chamados de deputados tal do que ser chamado de pastor, e desprezado a chamada divina, outros estão apostatados as ainda mantem suas credenciais de ministros, mas já afastou de suas funções pastorais, outros perderam a visão do reino e são apenas nominais. Nos dias atuais vemos a olho nu uma parcela muito grande de obreiros e pastores que abandonaram os seus ministérios, e outros trocaram suas funções, isto é apostasia no ministério. Lembrando que a APOSTASIA é um grande mal que esta rondando a igreja nos últimos dias.

2. REMÉDIO QUE CURA A APOSTASIA


Não basta só conhecer o processo da apostasia, é preciso conhecer e apresentar os remédios certos na hora certa, as aplicações às vezes são doloridas, mas é necessários, as vezes precisam até fazer um processo cirúrgicos.


Neste sentido foi que Deus levantou Jeremias como uma voz profética para denunciar a apostasia de Judá; duas coisas Requeria de Judá:


A – A Obediência:

Obediência é melhor do que sacrifício; de nada vale o sacrifício sem a obediência; o sacrifico deve obrigatoriamente ser acompanhado da obediência. Israel estava sofrendo no cativeiro babilônico porque tinha desobedecido a Deus.

Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. (Oséias 6 : 6)


B – A Santificação:

Deus exige do seu povo a santificação, principalmente dos sacerdotes, se não for santo não é salvo, se for salvo é necessariamente ser santo. No caso de Judá os sacerdotes estavam pior do que os demais. Quando a corte sacerdotal são os primeiros a esfriar na fé, a coisa fica muito mais serio do que se imagina; portanto a ordem divina foi dada a Jeremias “vai e clama aos ouvidos de Jerusalém, dizendo: assim diz o Senhor: cf Jr. 2.1-2.

2.1. Instruir o povo na Palavra

Instruir o povo na palavra de Deus é o primeiro remédio a ser tomado conta a apostasia;
O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. (Oséias 4 : 6)

O profeta Oséias esta clamando, lamentando e dizendo que o povo de Israel foi destruído porque lhe faltou o conhecimento; conhecimento da palavra de Deus. Jeremias tinha o compromisso assumido de falar a palavra de Deus, e em nome de Deus único e verdadeiro., mas o profeta deve ser um homem de Deus e não um critico social.

Critico Social
= É aquele sempre olha os defeitos e os erros dos outros, e nunca olha para os seus erros, este tipo de gente que os seus olhos esta sempre fitos nos erros dos outros estão enquadrados naquilo que Jesus falou e Lucas Escreveu:
Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão. (Lucas 6 : 42)

Somente com a exposição sadia da palavra de Deus é que temos condições de erradicar a APOSTASIA que se estalou no meio da igreja contemporânea.

2.2. Ser Autentico


Ser autentico não é nada mais e nada menos do que ser VERDADEIRO, existem tanta gente mentirosas e outras usam o púlpito para mentir; muitos pregadores procuram pregar uma mensagem POLITICAMENTE CORRETA, mas se esquecem que a mensagem deve ser MORALMENTE CORRETA; nem tudo que é LEGAL é MORAL. “Na teologia bíblica, os fins não justificam os meios” muitos estão na verdade interessados é em agradar o povo; outros são pregadores CAMALEÃO; mudam de cor de acordo com o ambiente; se o ambiente é favorável ao liberalismo, então eu tenho que ser liberal e ataco os conservadores; se o ambiente e propicio ao conservadorismo aqui eu tenho que ser conservador, e ataco os liberais; “pregadores camaleões” Jeremias foi chamado para ser autentico, verdadeiro, genuíno.


A – O Comercio da Pregação


Nos dias hodiernos pregação virou comercio lucrativo e pregador dos mais variados gosto, e os preços são de 5000,00 a diária a 150,000, são os chamados “CACHÊ” as igreja estão sofrendo com a apostasia na pregação com pregadores APOSTATA, que exigem altos valores; e a igreja descuidosamente pagam; onde vamos parar; ter que pagar uma pessoa para pregar o evangelho de cristo, lamentavelmente isso também é apostasia. Ser autêntico é o segundo remédio conta a apostasia; Jeremias era autentico por isto ele não cobrava valores para PREGAR a palavra de Deus.


3
. A APOSTASIA EM ISRAEL DEU-SE EM TRES ASPECTOS.

Resumidamente, considerando os aspectos em que a apostasia se avolumou-se em Israel.


3.1.A Rebelião.


Diz a bíblia que a rebelião é côo pecado de feitiçaria, porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. (I Samuel 15 : 23) é neste sentido que Jeremias clama pelo retorno a retidão e a cura da rebelião dos Israelitas.


Voltai, ó filhos rebeldes, eu curarei as vossas rebeliões. Eis-nos aqui, vimos a ti; porque tu és o SENHOR nosso Deus. (Jeremias 3 : 22)


3.2. a Ingratidão


O Povo de Israel Foi Ingrato a Deus; o esquecimento de Deus é uma foram de ingratidão.


Jz.8.33-35 E sucedeu que, quando Gideão faleceu, os filhos de Israel se tornaram, e se prostituíram após os baalins, e puseram a Baal-Berite por deus. E os filhos de Israel se não lembraram do SENHOR, seu Deus, que os livrara da mão de todos os seus inimigos em redor; nem usaram de beneficência com a casa de Jerubaal, a saber, de Gideão, conforme todo o bem que ele usara com Israel.


Neste episodio bíblico, o caso de Gideão que foi usado por Deus tremendamente para libertação dos Israelitas das mãos dos medianitas, porém, depois de libertos o povo de Israel foi ingrato a Deus e a seu grande líder "Os filhos de Israel não se lembraram do Senhor seu Deus, que os libertara das mãos de todos os seus inimigos em redor, nem usaram de bondade para com a casa de Jerubaal, a saber, de Gideão, conforme todo o bem que ele fizera a Israel" Cf. Jz 8.34-35. Isso é uma das mais ferrenhas formas de ingratidão, o povo de Deus foi ingrato a Ele e também a Gideão, porem, o resultado é desastroso para quem comete o pecado da ingratidão, está mais que provada que quem comente ingratidão vem sobre ele a derrota, a destruição e até morte.


3.3. A Leviandade.


O povo de Israel foram levianas, porque desprezas as coisas sagradas, divinas; a leviandade levou-os a idolatria, pois, trocaram a gloria de Deus por Ídolos. Quanto nos dias hodiernos não estão invertendo os valores; e outros levando uma evangelho das inovações baratas que trazem mais confusões do edificação. Concluímos com as palavras de Paulo:


Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. (Efésios 5 : 14)

Revellati Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).