Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de novembro de 2013

As 11 Famílias Brasileiras que Detêm o Poder da Mídia


Numa democracia plena, um dos direitos básicos de cada indivíduo é a liberdade. liberdade de opinião e de expressão. De divulgar o que pensa sobre o mundo e o que acredita ser correto. Mas, será que essa liberdade é real?

A comunicação é a forma de transmissão de idéias, onde as mais comuns e mais acessíveis atualmente são as de rádio e televisão.

Porém, para poder divulgar suas ideias para uma grande quantidade de pessoas, seja através de rádio ou televisão, é necessário uma permissão do Governo.

Atualmente, 11 famílias possuem o monopólio das redes televisivas no Brasil, portanto, são elas quem controlam o conteúdo que a maior parte da população podem assistir para formarem a base de suas opiniões, através do que chamamos de 'edição'. Eles editam o conteúdo que vai ao ar, de acordo com o que acham correto e viável.

Quem infringe a legislação ao tentar, por exemplo, criar uma rádio comunitária sem a permissão do Governo, pode se enquadrar em penas maiores que de lesão corporal e cárcere privado.

Durante um certo tempo, inclusive, foi muito divulgado que a manutenção das chamadas "rádios piratas" atrapalhariam o bom funcionamento dos aviões.

Para entender melhor como atua esta chamada 'máfia midiática', acompanhe os vídeos abaixo:

 

Além do Cidadão Kane


Ainda sobre o mesmo assunto, recomendo o filme Além do Cidadão Kane, segue sinopse e vídeo completo:

Além do Cidadão Kane é um documentário produzido pela BBC de Londres - proibido no Brasil desde a estréia, em 1993, por decisão judicial - que trata das relações sombrias entre a Rede Globo de Televisão, na pessoa de Roberto Marinho, com o cenário político brasileiro.

Os cortes e manipulações efetuados na edição do último debate entre Luiz Inácio da Silva e Fernando Collor de Mello, que influenciaram a eleição de 1989. - Apoio a ditadura militar e censura a artistas, como Chico Buarque que por anos foi proibido de ter seu nome divulgado na emissora.

Criação de mitos culturalmente questionáveis, veiculação de notícias frívolas e alienação humana. - Depoimentos de Leonel Brizola, Chico Buarque, Washington Olivetto, entre outros jornalistas, historiadores e estudiosos da sociedade brasileira. "Todo brasileiro deveria ver Além do Cidadão Kane"

Apesar de já ter 18 anos, é um relato atual e chocante de como a Rede Globo manipulou a história recente do nosso país.

Um comentário:

  1. O sistema de meu blog ou computador não encontraram nem o seu blog nem o nome de seu blog, claro que não é obrigado/a a seguir, apenas quis informar.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nota:

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e não tem como objectivo o lucro.

É importante esclarecer que este blog, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a
manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a
expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença" (inciso IX).