Páginas

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Revista RollingStone: "Os teóricos da conspiração do mundo, nós céticos lhe devemos um pedido de desculpas. Vocês estavam certos"


Os teóricos da conspiração do mundo, os crentes nas mãos ocultas dos Rothschilds e os maçons e os Illuminati, nós céticos lhe devemos um pedido de desculpas. Vocês estavam certos.

Os jogadores podem ser um pouco diferente, mas a sua premissa básica é correta: O mundo é um jogo manipulado. Encontramos isso nos últimos meses, quando uma série de histórias de corrupção relacionadas foi derramada para fora do setor financeiro, sugerindo que os maiores bancos do mundo fixam os preços dos bens e em quase tudo.

Você já deve ter ouvido falar do escândalo Libor, em que pelo menos três - e, talvez, dezesseis [too-big-to-fail] dos bancos têm manipulado as taxas de juros globais, no processo de brincar com os preços de para cima de US $ 500 trilhões (que é trilhão, com um "t") no valor de instrumentos financeiros.

Quando isso foi se alastrando explodiu em vista do público no ano passado e foi facilmente o maior escândalo financeiro da história - professor do MIT Andrew Lo ainda disse que "supera em ordens de magnitude de qualquer fraude financeira na história dos mercados”.

Isso era ruim o suficiente, mas agora Libor pode ter um irmão gêmeo.

Palavra vazou quando o ICAP uma empresa com sede em Londres, a maior corretora do mundo de swaps em taxa de juros é investigada por autoridades norte-americanas para o comportamento que soa estranhamente ao da confusão Libor.

Reguladores estão investigando se um pequeno grupo de corretores da ICAP podem ter trabalhado com até 15 dos maiores bancos do mundo para manipular as taxas ISDAfix, em um número de referência utilizado em todo o mundo para calcular os preços dos swaps de taxa de juros.

Swaps de taxa de juros é uma ferramenta usada por grandes cidades, grandes corporações e governos soberanos para gerir a sua dívida e a escala do seu uso é quase inimaginavelmente grande.

Trata-se de um mercado de 379 trilhiões de dólares, o que significa que qualquer manipulação afetaria uma pilha de ativos de cerca de 100 vezes o tamanho do orçamento federal dos Estados Unidos.

Ela não deve surpreender ninguém que entre os jogadores envolvidos neste esquema para fixar os preços dos swaps de taxa de juros são as mesmos mega-bancos - incluindo o Barclays, UBS, Bank of America, JPMorgan Chase e do Royal Bank of Scotland - que servem de painel na Libor que define as taxas de juros globais.

De fato, nos últimos anos, muitos desses bancos já pagaram assentamentos em milhões de dólares para a manipulação anticompetitiva de uma forma ou de outra (além de Libor, alguns foram apanhados em um esquema anticompetitivo, detalhado na revista Rolling Stone no ano passado , a plataforma de leilões a serviço municipal de dívida).

Apesar da confusão de siglas financeiras soa como jargão para o leigo, o fato de que há agora os escândalos de fixação de preços, envolvendo tanto a Libor e ISDAfix que sugere uma única gigante conspiração, proliferação de conluio e de fixação de preços pairando sob o verniz ostensivamente competitivo do Muro da cultura de rua.

O esquema Wall Street aprendeu com a Mafia

Por quê? Porque Libor já afeta os preços dos swaps da taxa de juros, tornando esta uma situação de manipulação-on-manipulação. Se as alegações revelar-se bem, isso significa que clientes de swap têm vindo a pagar por duas camadas diferentes de corrupção de fixação de preços.

Você pode imaginar: pagar 20 dólares por uma PB porcaria & J porque alguns das empresas do agronegócio conspiraram para fixar os preços de ambos os amendoim e manteiga de amendoim, você chegou perto de compreender a loucura dos mercados financeiros, onde ambas as taxas de juros e swaps de taxa de juros são sendo manipulados ao mesmo tempo, muitas vezes com os mesmos bancos.

"É uma dupla conspiração", diz um espantado Michael Greenberger, ex-diretor da divisão de comércio e mercados da Commodity Futures Trading Commission e hoje professor na Universidade de Maryland. "É a altura da criminalidade."

As más notícias não param com swaps e taxas de juros. Em março, ele também saiu com dois reguladores - a CFTC aqui nos EUA e a Organização Internacional das Comissões de Valores de Madri - foi estimuladas pelas revelações da Libor para investigar a possibilidade de manipulação de conluio de preços do ouro e da prata.

"Tendo em conta os esforços de manipulação do ‘clubby’ que vimos na Libor benchmarks, eu assumo outros benchmarks - muitas outras referências - são áreas legítimas de investigação", CFTC disse o comissário Bart Chilton.

Mas a maior surpresa veio de um tribunal federal, no final de Março - mas se você acompanhar de perto estas questões, pode não ter sido tão chocante em tudo - quando um marco de ação coletiva a ação civil contra os bancos por delitos relacionados na Libor.

Nesse caso, um juiz federal aceitou o incrível argumento dos banqueiros-réus: Se as cidades e outros investidores perderam dinheiro por causa da manipulação da Libor, que era sua própria culpa para sempre pensando que os bancos estavam competindo em primeiro lugar.

"A farsa", foi a resposta de um advogado antitruste para a demissão da sobrancelha de fundos.

"Incrível", diz Sylvia Sokol, advogada de Constantino Cannon, uma empresa especializada em casos antitruste.

Todas estas histórias apontou coletivamente a mesma coisa:

Esses bancos, que já possuem um enorme poder apenas em virtude de suas participações financeiras - nos Estados Unidos, os seis principais bancos, muitos deles os mesmos nomes que você vê na Libor e ISDAfix painéis, os bens próprios de montante equivalente a 60 por cento do PIB do país - estão começando a perceber as possibilidades incríveis para aumentar seus lucros e poder político que viria com conivente em vez de competir.

Além disso, é cada vez mais claro que tanto o sistema de justiça criminal e os tribunais civis pode ser impotentes para detê-los, mesmo quando eles são apanhados a trabalhar em conjunto para o sistema de jogo.

Se for verdade, que nos deixaria viver em uma era de indisfarçável, conspiração do mundo real, em que os preços das moedas, commodities como ouro e prata, até mesmo as taxas de juros e o valor do dinheiro em si, pode ser e pode já ter sido ditada a partir de cima.

E aqueles que estão fazendo isso podem ir longe com ele. Esqueça os Illuminati - esta coisa é real, e não é nenhum segredo. Você pode olhar diretamente para ele, a qualquer hora que você quiser.

Fontes: Revelação Final , Forum anti nova ordem mundial , Rolling stone
Indicação: Nos dias de noé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por querer comentar, mas antes saiba algumas regras para que seu comentário seja aceito:

1 - Não use palavrões, não faça ironias ou qualquer outro tipo de comentário desagradável e sem conteúdo sobre os assuntos aqui tratados.

2 - Sem expressões de fanatismo, o blog é sobre Conspiração e a Volta do Senhor Jesus Cristo, e não um blog fã de algum artista ou coisa do tipo.

Se seu comentário não apareceu é devido ao não cumprimento de algumas regras acima ou porque os administradores ainda não o liberaram por falta de tempo.